• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Dezembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 14° / 9°
Céu nublado
Ter.
 17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Atalaia: arte urbana de Vhils homenageia oleiros

Cultura  »  2018-04-23 

Está concluída a primeira intervenção artística em espaço público no âmbito do projecto ARTEJO. A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.   O trabalho que faz homenagem aos oleiros, uma profissão com grande expressão naquela vila, tem como base uma fotografia de Pérsio Basso, fotógrafo do município de Vila Nova da Barquinha. O registo datado de 2008 retrata João Caetano, o último dos oleiros de Atalaia, a moldar o barro na sua roda manual, num processo completamente artesanal.  

O ARTEJO é um projecto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal da Barquinha e surge integrado no ARTE PÚBLICA Fundação EDP, um programa com âmbito nacional e orientação para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.

O ARTEJO pretende democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.   No concelho de Vila Nova da Barquinha serão ainda desenvolvidas outras 10 intervenções artísticas distribuídas pelas quatro freguesias – Atalaia, Praia do Ribatejo, Tancos e Vila Nova da Barquinha, a cargo dos artistas Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente.   O trabalho dos artistas dará forma a um roteiro de arte pública, que integrará as 11 esculturas do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, desenvolvido também em parceria com a Fundação EDP.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Depois das canções o livro: Gonçalo Serras apresentou “O meu primo Xavier” »  2021-11-29  »  Élio Batista

Gonçalo Serras é um multifacetado artista que escreve, compõe e interpreta músicas com a mesma facilidade que um pedreiro assenta um tijolo ou que um mecânico troca as pastilhas de um disco de travão. E, além disso, tem um outro super-poder: brinca com as palavras.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis ganha prémio da Associação Portuguesa de Museologia »  2021-11-09 

O prémio APOM 2021, na categoria "Educação e Mediação Cultural", foi atribuído ao projecto "O visível do invisível", uma oficina educativa da autoria de Joana Carreira (serviço educativo do Museu Municipal Carlos Reis), trabalho que foi concebido e desenvolvido a partir da exposição "Ó.
(ler mais...)


Fotógrafa portuguesa abre galeria de arte em Alpiarça »  2021-09-21 

No próximo dia 16 de Outubro vai abrir em Alpiarça a GALERIA N118, concretização de um antigo projecto da premiada fotógrafa Ana Filipa Scarpa. A Galeria N118, situada na Rua José Relvas, n.º 273 (Estrada Nacional 118), em Alpiarça, pretende ser um espaço de referência regional e nacional ao nível da promoção da arte e da cultura portuguesas.
(ler mais...)


Renova: na fábrica vai nascer um bailado »  2021-08-14 

A fábrica da Renova foi no mês de Julho o palco de um bailado em formato de vídeo dança, composto de 3 coreografias com música original. A ideia nasceu em Março de 2020, durante o primeiro confinamento, conforme o JT noticiou, num momento em que marcas e instituições se uniram através da plataforma Portugal #entra em cena para apoiar o sector cultural.
(ler mais...)


Filarmónica do Pedrógão tem historial em livro »  2021-07-04 

“Sociedade Filarmónica União Pedroguense – luzes e sombras de uma filarmónica”, é o título do livro lançado no domingo, 26, em edição do município e da autoria de Maria da Conceição Geada, uma pedroguense radicada em Lisboa (trabalhou durante décadas na biblioteca da Ajuda) mas que nunca deixou de se interessar pela sua terra.
(ler mais...)


“Os Almonda” estreiam-se dia 9 ao vivo »  2021-07-04 

O novo grupo musical “Os Almonda”, agrupando um vasto conjunto de músicos da região, prepara-se para iniciar as suas actuações ao vivo e a primeira vai ser mesmo em Torres Novas. O concerto está aprazado para o dia 9 de Julho, à noite, no jardim da Fontinha junto às piscinas.
(ler mais...)


João Ribeiro “Canuto” ganha prémio de cinema experimental em festival de Singapura »  2021-06-04 

Quando, em Janeiro deste ano, o JT teve oportunidade de visionar “Fuck Haneke”, foi demasiado forte o impacto causado não só pelo filme em si, mas pelo exercício de coragem de João Ribeiro de se expor num exercício auto-biográfico duro e directo ao osso, sem filtros e sem contemplações de qualquer espécie.
(ler mais...)


Almonda: um rio, um “super-grupo”, uma canção »  2021-03-18 

Mais que um rio que ziguezagueia através de um concelho e que nasce, não “na terra que lhe dá o nome”, como diz a nota de imprensa, mas no Moinho da Fonte, o Almonda foi mote do projecto colectivo de vários músicos ribatejanos, encabeçado por Nuno Barroso e Pedro Dionísio.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis adere ao ICOM »  2021-03-18 

Na reunião camarária de 9 de Março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), e ainda a outras duas organizações da rede museológica a APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e a NEMO (Network of Museum Organisation).
(ler mais...)


Pedro Dyonysyo lança novo single »  2021-02-23 

O músico do Entroncamento Pedro Dyonysyo acaba de estrear "Above The Rain", nova canção e vídeoclip cuja gravação, mistura e filmagem foi realizada pelo próprio no seu novo estúdio – "Studyo78".
(ler mais...)


 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2021-11-09  Museu Carlos Reis ganha prémio da Associação Portuguesa de Museologia
»  2021-11-29  »  Élio Batista Depois das canções o livro: Gonçalo Serras apresentou “O meu primo Xavier”