• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 06 Dezembro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 18° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 16° / 13°
Céu nublado com chuva moderada
Qua.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Exposição de pintura: «José Vassalo. Um mausoléu singular», até 26 de Junho na Praça do Peixe

Cultura  »  2022-03-21 

Numa iniciativa conjunta do Município de Torres Novas e da família de José Vassalo, vai estar patente ao público, na Praça do Peixe, entre 26 de Março e 26 de junho, a exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular», comissariada por Raquel Henriques da Silva e Margarida Elias, membros integrados do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), que se dedicaram nos últimos meses ao estudo da obra do artista, propondo agora ao público uma mostra sobre a sua vida e obra, com mais de setenta trabalhos.

O Museu Municipal Carlos Reis é detentor de um vasto conjunto de mais de mil obras da autoria de José Vassalo, recebido por doação do legatário do artista em 2016 e 2017. Com o apoio da família de José Vassalo, foi finalmente possível estudar a sua obra.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 26 de Março, às 16h, na Praça do Peixe, em Torres Novas. Nessa altura será lançado o estudo «José Vassalo (1944-2016). Retrato de um pintor na sua torre de marfim», edição do Município de Torres Novas, da autoria de Margarida Elias. A obra de José Vassalo poderá, assim, ser apreciada até 26 de Junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos das 14h às 18h. A entrada é gratuita para todos os visitantes, sendo igualmente gratuito o programa paralelo de oficinas educativas, para o público do pré-escolar, embora este esteja sujeito a marcação através dos contactos do Museu Municipal Carlos Reis (museu.municipal@cm-torresnovas.pt ).

José Vassalo Pereira (Lisboa, 14.03.1944 – 30 .04.2016), doutorado em matemática pela Universidade de Paris, foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ao mesmo tempo que dirigiu as empresas familiares, em Torres Novas e Torres Vedras. Mostrando desde criança grande aptidão para o desenho, com predilecção para o tema dos cavalos, foi discípulo de Raquel Roque Gameiro e especialmente do pintor Guilherme Filipe. A sua actividade como pintor desenvolveu-se sobretudo a partir de 1981. Vassalo dividiu a sua obra em séries (retratos, músicos, cavalos, paisagens e outros), com assuntos retirados da realidade vistos sob uma abordagem de cariz clássica, inspirada pela arte do Renascimento (especialmente veneziano, que ele muito admirava). Nesta exposição surgem vários trabalhos exemplificativos da grande qualidade estética que atingiu, como é o caso dos quadros do ciclo dos “músicos” dos “cavalos” e os retratos.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Maria Sarmento: “Um jardim de criação de futuros” »  2022-12-04 

Torrejana radicada em Évora há décadas, Maria Sarmento lançou no sábado, em Torres Novas, mais um livro da sua já considerável carreira literária. “Alma d’Hybris”, um belo livro de poesia, foi apresentado por António Mário Santos, historiador e poeta torrejano.
(ler mais...)


João Canuto: fibromialgia em documentário como expressão biográfica e vivencial »  2022-11-24 

“Pain: stories of fibromyalgia” é um documentário com mais de uma hora sobre a doença que afecta João Canuto, cineasta torrejano. Ainda sem data para apresentação pública, o filme reúne um conjunto de testemunhos de quem convive com a doença.
(ler mais...)


Gráfica ganha prémio de artes gráficas com catálogo de José Vassalo »  2022-11-20 

A revista “Do Papel” promoveu o seu habitual concurso dedicado às artes gráficas e cuja entrega de prémios se realizou este ano no dia 11, no Casino de Espinho. A concurso estão anualmente muitas categorias de trabalhos gráficos produzidos pelas tipografias de todo o país.
(ler mais...)


Biblioteca assinala 14 anos do novo edifício na Fontinha »  2022-11-20 

Entre 25 e 27 de Novembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala 14 anos desde a inauguração do actual edifício, localizado na margem direita do rio Almonda, perto do castelo e no centro da cidade.

Em 28 de Novembro de 2008 e o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deslocou-se a Torres Novas para inaugurar a nova, moderna e funcional biblioteca municipal, num edifício com uma área útil de 3200 m2, construído em três pisos, bem equipado e que integra uma sala de leitura geral, sala infantojuvenil, sala de conto, mediateca, espaços de convívio e de apoio ao leitor e gabinetes de trabalho.
(ler mais...)


Banda Operária festeja os 149 anos »  2022-11-20 

A filarmónica mais antiga do concelho em actividade (foi instituída oficialmente em 1873 mas já actuava desde a década de 50 do século XIX) vai comemorar o seu 149.º aniversário no dia 11 de Dezembro. O evento inicai-se com uma celebração religiosa católica, na igreja de São Pedro, em Torres Novas, às 15h30, logo seguida pelo concerto comemorativo.
(ler mais...)


Ceifeiros de Liteiros festejam 34 anos »  2022-11-13 

O Rancho Folclórico “Os ceifeiros, de Liteiros, Torres Novas, vai assinalar o seu 34.º aniversário com um jantar comemorativo, na sua sede, sábado, dia 19 de Novembro, com a cerimónia oficial marcada para as 18 horas.
(ler mais...)


Aqui perto, em Santa Catarina da Serra: Festival gastronómico do chícharo está de volta »  2022-11-13 

O “maior festival de inverno da zona centro” está de volta com muitas novidades. A 16ª edição do Festival Cultural e Gastronómico "O Chícharo da Serra” tem data marcada entre 17 e 21 de Novembro, em Santa Catarina da Serra, perto de Fátima.
(ler mais...)


MÚSICA - Orange e Moco: novos discos »  2022-11-01 

O novo single dos não-regressados Orange Crush já está disponível para audição e visualização no YouTube. Esta é a segunda canção que a ex- banda riachense (que existiu entre 1997 e 2004) nos serve este ano.
(ler mais...)


Banda Operária cancela festa de aniversário »  2022-10-25 

A Banda Operária Torrejana anuncia, em comunicado, o cancelamento das actividades do seu 149.º aniversário que estavam previstas para o próximo dia 5 de Novembro. Tal decisão fica a dever-se ao falecimento de um elemento da filarmónica, que deixa a colectivade abalada pela triste notícia.
(ler mais...)


«Talvez Resulte» de Luana do Bem, no Teatro Maria Noémia »  2022-10-19 

Luana do Bem traz o seu espetáculo «Talvez Resulte» ao Teatro Maria Noémia, na Meia Via, no próximo dia 28 de Outubro, sexta-feira, a partir das 21h30. A lotação é limitada a 80 lugares, estando praticamente esgotada.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-11-24  João Canuto: fibromialgia em documentário como expressão biográfica e vivencial
»  2022-12-04  Maria Sarmento: “Um jardim de criação de futuros”
»  2022-11-13  Ceifeiros de Liteiros festejam 34 anos
»  2022-11-13  Aqui perto, em Santa Catarina da Serra: Festival gastronómico do chícharo está de volta
»  2022-11-20  Gráfica ganha prémio de artes gráficas com catálogo de José Vassalo