• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Iniciativa do Fórum Ribatejo e do IPS: Prémio História e Etnografia dos Avieiros

Cultura  »  2022-07-13 

 

 Para já, sabe-se que é um prémio de investigação a ser atribuído pelo Instituto Politécnico de Santarém e o Fórum Ribatejo, com recolha de textos inéditos até fins de 2024 e que os trabalhos serão submetidos à avaliação de uma Comissão Cientifica. Atempadamente, dizem os promotores, serão divulgadas as condições específicas de apresentação dos estudos.

O Instituto Politécnico de Santarém (I.P.Santarém) desenvolveram, desde 2008, um projecto que tinha como objectivo a valorização e promoção da Cultura Avieira, que em 2016 via reconhecida uma das suas valências como Património Cultural Imaterial, registado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial enquanto «Artes e Saberes de Construção e Uso da Bateira Avieira no rio Tejo» Caneiras, Santarém. (Anúncio n.º 121/2016 - Diário da República, 2.ª série, nº 86, de 4 de maio).

Na sequência de todo esse trabalhão, a parceria entre o I.P.Santarém e o Fórum Ribatejo pretendem ser agora o momento para a etapa de um estudo de investigação, depois dos vários trabalhos desenvolvidos ao longo dos tempos, alguns com consulta em (Cultura Avieira-e-Atlas: e-atlasavieiro.org).

Entretanto, mais informações sobre o assunto poderão ser através do mail: teresa.serrano@sc.ipsantarem.pt

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja »  2022-09-23 

A mudança dos serviços de urbanismo da câmara, há uma par de anos, para os edifícios da antiga biblioteca, contíguos ao museu municipal, deixou toda a gente de boca aberta por duas razões: por um lado, equacionava-se, daí a pouco tempo, a mudança das serviços camarários para o antigo hospital, os novos paços do concelho, o que está a concretizar-se neste momento; por outro, a câmara já tinha assumido compromissos com terceiros, na sequência da doação de importantes colecções de arte ao município, que as instalações da antiga biblioteca seriam uma extensão do museu Carlos Reis para instalar o seu núcleo de arte moderna.
(ler mais...)


Phydellius perdeu aulas nas escolas para uma empresa de Lisboa. Bloco pergunta por que razão o concurso não valorizou a qualidade. »  2022-09-23 

 

Após as intervenções do público e respondendo aos representantes do Choral Phydellius, Roberto Barata, vogal do Bloco de Esquerda na AM, aproveitou a sua intervenção na reunião de 9 de Setembro para comentar o caso das aulas de música que o Phydellius perdeu para uma empresa de Lisboa, em concurso promovido pelo município para o fornecimento de AEC (actividades extra-curriculares nas escolas do concelho).
(ler mais...)


Jornadas do Património: livro de Paulo Renato e concerto com Surma »  2022-09-21 

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro terão lugar as Jornadas Europeias do Património 2022, este ano subordinadas ao tema “Património Sustentável”, numa iniciativa coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) à qual o Município de Torres Novas se volta a associar.
(ler mais...)


Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia »  2022-09-14 

A agenda do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro já está disponível e os bilhetes estarão à venda desde o dia 5 de Setembro. A programação inclui nomes de relevo do panorama cultural nacional e internacional, como Rui Veloso, Rita Red Shoes, Gilmário, Diogo Infante, Joep Beving, Olga Roriz, Ólafur Arnalds, entre muitos outros, não esquecendo os artistas e entidades locais, como o Conservatório de Música do Choral Phydellius, o Teatro Meia Via, o Cineclube de Torres Novas (com projeção semanal de filmes), e não só.
(ler mais...)


Festival de folclore de Liteiros é sábado »  2022-09-11 

O 32.º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros”, de Liteiros, integrado no evento "Encontros de Verão", evento organizado pelo próprio Rancho, terá início pelas 20 horas com a sessão solene e uma pequena intervenção das entidades convidadas, seguindo-se, pelas 20h15m, o início do 32.
(ler mais...)


FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar »  2022-09-09 

Inaugura-se no dia 10 de Setembro, pelas 15h30, a exposição “Very Typical” de Tiago Casanova, no CEFT- Casa dos Cubos, em Tomar, a última exposição do 2º Ciclo de Exposições em Fotografia e Território e estará patente até 6 de Novembro.
(ler mais...)


Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos »  2022-09-09 

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com a obra “Uma casa de papel onde morar”. A entrega do prémio está prevista para dia 2 de Outubro, numa cerimónia que integra o lançamento do livro.
(ler mais...)


Brigada Vitor Jara nas festas do Sardoal »  2022-09-09 

Após dois anos de interregno, devido à pandemia COVID-19, as Festas do Concelho de Sardoal voltam no seu formato habitual. The Black Mamba, Brigada Vitor Jara, Miguel Gizzas e Viralata são os destaques da animação musical das Festas, que se realizam entre 22 e 25 de Setembro.
(ler mais...)


Fatias de Cá regressam à Destilaria com peça “Viriato” e pedem figurantes »  2022-08-16 

A companhia de teatro Fatias de Cá está a preparar o regresso à Destilaria da Brogueira, Torres Novas, com a peça “Viriato”, estando a companhia à procura de figurantes que queiram participar no espectáculo “em regime de voluntariado”.
(ler mais...)


“Valadores de Riachos”: um livro de José Manuel Martins »  2022-07-27 

Foi lançado no dia 21, no âmbito do programa cultural festa da Bênção do Gado, e para já em formato digital, o livro “Valadores de Riachos”, da autoria de José Manuel Martins, dedicado a uma profissão extinta há décadas mas outrora de grande importância: os valadores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2022-09-09  FOTOGRAFIA: Very Typical, de Tiago Casanova, em Tomar
»  2022-09-09  Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Hugo Santos
»  2022-09-23  Arte moderna à espera que urbanismo desampare a loja
»  2022-09-14  Rui Veloso, Cais do Sodré Funk Connection, Rita Red Shoes e muito mais na agenda do Teatro Virgínia
»  2022-09-11  Festival de folclore de Liteiros é sábado