• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 21 Maio 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 12°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 12°
Períodos nublados
Qua.
 27° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  25° / 13°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Santarém apresenta projecto para a cultura e ideias para 2019

Cultura  »  2018-12-19 

vereadora sublinhou o seu “entusiasmo” com o projecto “Santarém Cultura

A Câmara de Santarém apresentou há dias o projecto “Santarém Cultura” e a programação para o primeiro trimestre de 2019, com destaque para espectáculos inseridos nas digressões nacionais de artistas como Áurea, Mafalda Veiga ou Bruno Nogueira.

O projecto, que está a ser desenvolvido pelo programador João Aidos, parte de um “mapeamento do território” feito ao longo dos últimos meses para apresentar um conjunto vasto de acções a realizar com a comunidade, não só na cidade mas também no espaço rural, a par da apresentação de espectáculos “de qualidade” com apetência para atrair visitantes.

João Aidos afirmou que a programação para o primeiro trimestre de 2019 vai já reflectir a filosofia do projecto, com iniciativas que envolverão desde as crianças das escolas, dos vários níveis de ensino, aos mais idosos - parte delas a decorrer fora das habituais salas de espectáculos, ocupando desde o espaço público à intimidade da casa das pessoas -, com a participação de artistas de várias áreas.

Por outro lado, visa introduzir na programação regular a oferta de espectáculos com capacidade de atrair pessoas de outros pontos do país, aproveitando a localização de Santarém na fronteira entre a zona Centro e a Área Metropolitana de Lisboa.

Santarém vai receber dia 1 de fevereiro, pela primeira vez, a Companhia Nacional de Bailado, com “A Perna Esquerda de Tchaickovski”, com Barbora Husrkova e Mário Laginha, além do espetáculo de circo contemporâneo “Mundo Interior”, de João Paulo Santos e João Garcia Miguel (23 de março), sendo que o Dia Mundial do Teatro vai ser assinalado com o projeto “Daqui vê-se melhor”, de Susana Branco (26 e 27 de março, nas escolas).

João Aidos destacou ainda a exposição de arte sonora e digital “Água, Terra, Ar”, de André Sier, Boris Chimp 504 e Sonoscopia, a que se juntará o projeto que tem aliado o fotógrafo José Freitas aos Bombeiros Municipais de Santarém na captura de imagens sobre as cisternas da cidade, patente de 2 de fevereiro a 23 de março no Palácio Landal.

A autarca sublinhou o seu “entusiasmo” com o projecto “Santarém Cultura”, realçando o trabalho de auscultação realizado com associações e entidades do concelho e o facto de ele ir permitir a existência de programação regular nos vários espaços culturais da cidade, dando relevo ao “muito que já é feito” e ajudando na sua divulgação e promoção de Santarém como cidade a visitar.

As actuações de Áurea e Mafalda Veiga vão acontecer a 19 de janeiro e 16 de fevereiro, respectivamente, no Teatro Sá da Bandeira, espaço que receberá igualmente “Depois do Medo”, de Bruno Nogueira, a 2 de março.

O programador João Aidos afirmou que os artistas que vierem a Santarém vão ser convidados a dedicar, e a gravar, um poema a Santarém, no âmbito da iniciativa “Que coisa é esta, a poesia”.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher” »  2019-04-20 

Andreia Carreira tem 35 anos e é natural de Torres Novas. É médica, mãe, mulher. Toca clarinete na Banda da Mata e frequenta o curso de direcção de banda e coro no Orfeão Foz Douro, no Porto, uma formação que sentiu necessidade de fazer para melhor cumprir a sua tarefa de maestrina na banda Nabantina, de Tomar.
(ler mais...)


Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano »  2019-04-19 

Diabo na Cruz, First Breath After Coma + Noiserv, Glockenwise + JP Simões, Joana Espadinha + Benjamim, Lodo + Peixe, Sensible Soccers + Tiago Sami Pereira, Sopa de Pedra + Joana Gama, são alguns dos nomes do enrome cartaz artísitico do BONS SONS deste ano, numa edição que vai encerrar com Júlio Pereira, que recentemente ganhou o prémio José Afonso com o seu álbum Praça do Comércio.
(ler mais...)


Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28 »  2019-04-19 

A pretexto da efeméride da elevação de Mira de Aire a vila, o Círculo Cultural Mirense leva à cena a peça “O Gato”, na Casa da Cultura, nos dias 27 e 28 de Abril (sábado e domingo, às 21H30 e 15H30, respectivamente), com receitas a favor das obras da sede do Círculo Cultural.
(ler mais...)


Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões »  2019-04-10 

Está aprazada para o próximo dia 27 de abril, às 17h30, a apresentação do novo livro de Jorge Salgado Simões, intitulado de “Para melhorar a situação: os processos da Junta da Emigração no Arquivo Municipal de Torres Novas (1958-1974)”.
(ler mais...)


D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas »  2019-04-06 

Com o tema «Tempos Sombrios - D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino», Torres Novas volta a recuar no tempo com a sua décima edição da feira de época que este ano tem lugar de 29 de maio a 2 de junho.
(ler mais...)


Gravações inéditas de José Afonso apresentadas também em Torres Novas »  2019-03-15 

O livro, cds e disco de vinil, “José Afonso ao Vivo”, contendo gravações inéditas de dois concertos de José Afonso, numa edição da TradiSom, vai ter apresentação pública também em Torres Novas, no dia 22 de Abril.
(ler mais...)


Pedro Abrunhosa deixou Torres Novas ao rubro »  2019-01-13 

Pedro Abrunhosa actuou em Torres Novas, em dose dupla: ao concerto do dia 12 de Janeiro, em que os bilhetes esgotaram num ápice, foi agendado um segundo concerto (para o dia 11) e esteve em cima da mesa a possibilidade de fazer um terceiro espectáculo.
(ler mais...)


Concerto de Reis é domingo às 17 horas »  2019-01-03 

O tradicional concerto de Reis do Choral Phydellius, que abre o ano musical em Torres Novas, realiza-se no domingo, pelas 17 horas, na Igreja do Carmo.

Participam no programa as classes do Conservatório, o coro juvenil e o Choral Phydellius, dirigido pela maestro João Branco.
(ler mais...)


Alcanena: concerto de Ano Novo com a filarmónica de Minde »  2019-01-01 

O Cine-Teatro São Pedro recebe, no dia 5 de Janeiro de 2019, sábado, às 21H30, o concerto de Ano Novo, pela banda filarmónica da Sociedade Musical Mindense, sob a direcção do maestro João Carlos Roque Gameiro.
(ler mais...)


Torres Novas: Colectivo 249 abre portas no Lamego »  2018-12-22 

“Cuidado com o degrau” é o aviso de abertura, mas também pode ser uma metáfora: o mundo está cheio de degraus que é preciso subir e descer em segurança para agarrar os tempos conturbados e interessantes que vivemos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)