• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz

Sociedade  »  2019-03-13 

Conheça o património natural que está em causa

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.

De acordo com a linha limite dos dois concelhos, traçada pelo cadastro, o topo sul da pista do aeródromo já tinha penetrado cerca de 200 metros no território de Torres Novas, freguesia de Chancelaria, soterrando uma área de 10 mil metros quadrados.

O terreno onde está implantada a pista pertence à freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém, que o cedeu ao AeroClub de Pias Longas para instalação de um aeródromo de recreio destinado a ultra-leves. O equipamento, que teve uma génese ilegal, estará agora incluído numa proposta de alteração do PDM de Ourém, mas o que está em causa é que o mesmo se desenvolve para o interior do concelho de Torres Novas numa área ambientalmente protegida.

O JT contactou o vereador do ambiente da Câmara de Torres Novas, Carlos Ramos, para saber se a autarquia torrejana já tinha feito alguma notificação aos responsáveis pelos trabalhos no local ou realizado algum contacto com a autarquia oureense, mas o vereador não prestou a este jornal qualquer declaração ou esclarecimento sobre o assunto.

Confrontados com o assunto os vereadores da oposição, foi João Quaresma, membro do executivo municipal em representação do PSD, quem disse ao JT que “no dia em que situação relatada foi do conhecimento ao executivo, o que aconteceu em reunião privada no dia 19 de Fevereiro último, e foram dadas ordens à fiscalização (por parte do Sr. Presidente da Câmara) para que se deslocassem ao local afim de averiguar o sucedido”, informação esta avançada na altura pelo JT.

No entanto, João Quaresma confirma que já recebeu novas imagens do local, tiradas pelos técnicos da câmara que lá se deslocaram e que depois dessa diligência solicitou ao presidente da Câmara “informações sobre o ponto de situação face à situação denunciada”.

Quaresma diz que esclarecimentos que obteve vão no sentido de que o “aterro” se situa num local do território que, em parte (ponta final da pista), pertence ao território do concelho de Torres Novas, “mas sobre gestão do instrumento de gestão territorial (PDM) do concelho de Ourém” e que aguarda a confirmação destes factos “e a justificação legal deste facto atípico”.

O vereador conclui: “Tendo tido informação de que a obra é levada a efeito por uma Junta de freguesia do concelho de Ourém, solicitei que se diligenciasse no sentido de apurar o tipo de aterro ou obra que se pretende levar a efeito, conhecendo em concreto qual a área abrangida por tal deslocamento de terras que incide sobre território do concelho de Torres Novas”.

NAS IMAGENS que pode ver nesta notícia são bem visíveis as marcas da continuidade dos trabalhos do aterro, mas também e sobretudo, do património natural e ambiental que está em causa, na parcela de paisagem natural mais valiosa do concelho de Torres Novas

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena