• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas, todos os resultados: PS elege cinco em sete vereadores, Ramos põe Filipa fora da vereação

Sociedade  »  2017-10-04 

PS reforçou votação de há quatro anos, mas longe de Rodrigues

A oposição não conseguiu atingir o seu objectivo mais que confessado: retirar a maioria absoluta ao PS. O Bloco de Esquerda foi o único partido da oposição a aumentar razoavelmente o seu resultado eleitoral, enquanto o PSD desceu aos infernos e a CDU ficou sem vereadores no executivo após 41 anos de presença ininterrupta. Filipa Rodrigues fica fora do executivo por 170 votos e em vez dela entra Carlos Ramos, do PS.

O Partido Socialista foi o grande vencedor das eleições autárquicas de 1 de Outubro no país, na região e em Torres Novas, e Pedro Ferreira continua à frente dos destinos da autarquia torrejana com uma maioria reforçada (51%): o PS elegeu cinco mandatos em sete, feito que só António Rodrigues tinha conseguido por quatro vezes. Mas o score eleitoral de Pedro Ferreira fica longe das quatro maiorias mais amplas de Rodrigues, mesmo com os efeitos do estado de graça do PS/António Costa e da geringonça, que deram um empurrão às candidaturas locais do PS e prejudicaram sobretudo o PCP e o PSD.

Ficam no executivo camarário pelo PS, além de Pedro Ferreira, Luís Silva, Elvira Sequeira, Joaquim Cabral e Carlos Ramos. O Partido Socialista venceu para a câmara em todas as freguesias, com particular destaque na Chancelaria (62,5%), UF Brogueira/Alcorochel/Parceiros (58,8%) e ainda Pedrógão (56%) e Riachos (54%). Aliás, Pedro Ferreira teve as suas votações mais fracas nas freguesias da cidade. Há quem diga que estes números contradizem a teoria de que a câmara governa mais para a cidade e esquece as aldeias, há os que dizem que na cidade é maior o espírito crítico.

Do lado da oposição, o Bloco de Esquerda (14,5%) foi o único partido a aumentar a sua votação, tendo ficado colado ao PSD por escassas décimas e tendo sido o segundo partido em algumas freguesias. Elegeu uma vereadora, Helena Pinto, e obteve mais mandatos nas assembleias de freguesia do que há quatro anos. Em Torres Novas, os bloquistas tiveram a maior votação a nível nacional, se exceptuarmos o filme negro de Salvaterra de Magos, com contornos muito próprios. Mas os incentivos dos dirigentes nacionais do BE, fazendo crer que o Bloco estava a disputar a vitória em Torres Novas revelaram-se exagerados e os bloquistas não lograram o objectivo máximo, que era acabar com a maioria absoluta do PS, embora para esse falhanço tenham contribuído mais os desaires do PSD e da CDU.

O PSD, justamente, averbou o seu pior resultado de sempre em mais de 40 anos de democracia. Esperava-se que os social-democratas fizessem esquecer o resultado de há quatro anos, quando Henrique Reis tinha levado o partido ao seu pior resultado, mas a lista liderada por João Quaresma desceu ainda mais baixo, atirando o partido laranja para um registo nunca imaginado, cerca de 2500 votos, umas dezenas a mais que o Bloco de Esquerda. Ainda assim, João Quaresma será vereador, mas a derrota clamorosa do PSD impõe uma travessia no deserto difícil de compaginar com o historial autárquico do PSD, que foi poder em Torres Novas entre 1979 e 1993.

A derrota maior da noite foi para a CDU, que deixou de ter representação camarária, que tinha desde 1976. O desaire comunista foi nacional, com perda de várias câmaras importantes, tendo o PCP atingido o pior resultado de sempre em 41 anos de eleições autárquicas em Torres Novas, tal como o PSD. Filipa Rodrigues, a cabeça de lista em Torres Novas, não vai ter assim assento no executivo camarário. E o PCP, sempre tão cauteloso com tudo o que diz respeito à igreja católica, viu, por ironia do destino, o antigo padre das paróquias de Torres Novas retirar-lhe a vereadora. Na prática e objectivamente, Carlos Ramos entrou no executivo com uma fracção de 1770 votos do PS, arredando Filipa Rodrigues e os 1606 totais votos da CDU. A CDU elegeria o sétimo vereador se lograsse amealhar mais uns escassos 170 votos. Mas perdeu cerca de 1000 face a 2013.

O CDS/PP subiu ligeiramente os votos face a 2013, mas está muito longe de poder almejar representação no executivo municipal.

Assembleia Municipal

Para a assembleia municipal, o PS venceu confortavelmente, mas com um score abaixo da votação para câmara, ao contrário de todos os noutros partidos: BE, PSD, CDU e CDS tiveram mais votos para a assembleia municipal do que os seus candidatos à câmara. Os socialistas ficaram-se pelos 46% dos votos para a assembleia, menos 5% do que para a câmara. Também no caso da assembleia municipal, o PS obteve os resultados mais baixos nas freguesias da cidade. Os socialistas elegeram 11 vogais, o PSD 4, o BE 3, a CDU 2 e o CDS 1.

Curiosidades

Por curiosidade, e em termos de números absolutos, o PS conseguiu a sua maior votação na eleição da câmara e na freguesia de Chancelaria, com 62,5% dos votos. O Bloco obteve o seu maior score na eleição para a assembleia municipal e na freguesia de São Pedro/Lapas/Ribeira, com 19,2%. O PSD teve o seu valor mais alto também na votação para a AM, na freguesia de Chancelaria (22,2%), a CDU também para a AM em São Pedro/Lapas/Ribeira (14%) e o CDS em Santa Maria (6,5%), também para a AM. Os valores mais baixos do PS verificaram-se nas freguesias da cidade e na votação para a assembleia municipal, o valor mais baixo do PSD foi em Riachos para a câmara e do BE na freguesia de Chancelaria, para a câmara, com 6,4%.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena