• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: alterações climáticas levam câmara a anular concurso para psicóloga clínica

Sociedade  »  2019-10-01 

Quando, no dia 1 de Abril, dia da mentiras, a câmara de Torres Novas fazia publicar no Diário da República o aviso de abertura do concurso para admissão de uma psicóloga, jurando por todos os santinhos a necessidade premente de contratação de uma técnica desse ramo, estava longe de pensar que, escassos meses depois, o aquecimento climático, as manifestações em Hong Kong, o impeachment a Donald Trump e o despedimento de Leonel Pontes do Sporting iriam alterar as circunstâncias de tal modo que, afinal, a psicóloga já não é urgente e até nem se percebe porque é que alguém alguma vez teve semelhante ideia.

O concurso foi mesmo anulado na reunião da câmara de hoje, dia 1 de Outubro, e isto depois de dezenas de candidatos terem sido submetidos à prova escrita e de o juri ter perdido horas a avaliar os escritos de cerca de 50 pessoas que julgaram estar mesmo a participar num concurso público.

De entre os 82 candidatos inscritos para um lugar ao sol, um contrato por tempo indeterminado na função pública, faltaram à prova escrita cerca de 40, talvez descrentes nas possibilidades de contrariar o que estava escrito nas estrelas.

Meia centena aceitaram o desafio de tentar contrariar o destino, dando o seu melhor na prova escrita que seria a primeira barragem de monta a ultrapassar. E a barragem tinha demasiados perigos, na verdade, mesmo para pessoas habituadas a passar por situações emocionalmente tensas, como são os psicólogos: foi quase tudo corrido a negativas. É verdade que houve um fantástico 9,6, outro candidato conseguiu ter um 10,5, um outro averbou a estrondosa nota de 11 valores e ainda outro, esse sim, conseguiu aquilo que inteligência humana raramente atinge em concursos para a câmara de Torres Novas: 13,6 valores.

Num mar de dezenas pessoas,  malta burra e incompetente, safaram-se meia dúzia de notas positivas, remediadas, pobrezinhas, mas positivas. Ah, e faltava dizer: houve um 18, uma candidata destacadíssima, que não teve qualquer dificuldade em ultrapassar as dificuldades, armadilhas e subtilezas da prova escrita e arrancou, qual campeã de triatlo, para a gloriosa nota de 18 valores. Afinal, ainda há gente capacitada neste país de medianas cabecinhas.

Só que, há sempre um só que, a referida candidata parece que é familiar de um funcionário da autarquia e logo o falatório se espalhou como fogo em palha seca por praças, corredores, esplanadas e internetes, com ameças de processos judiciais à câmara e a má língua do costume, alegando-se que não era mera coincidência a campeã dos 18 valores ser familiar de um funcionário e por aí fora.

Perante o alarme social e, para alguns, o escândalo desbragado da situação, a maioria socialista da câmara torrejana logo tratou de admitir que se enganou, que afinal não precisava nada da psicóloga por agora, atendendo ao aquecimento global e à descida de Portugal no ranking da FIFA. Na sua declaração de voto na reunião de câmara que anulou o concurso, sob a forma de uma extensa e mirabolante dissertação escrita pelos serviços, em que estes, não a câmara, vêm dizer que não, afinal não, não precisamos, pá, lá mais para a frente sim, até porque vai haver aí um programa baril com uns parceiros sociais que prevê uma catrefa de malta e pronto, não se perde pela demora, há mais marés que marinheiros. Para quem não saiba, o Pai Natal é um homem de saia encarnada que vem de trenó lá da Lapónia no início de Dezembro. É um conto que se pode sempre contar, porque é lindo e tem barbas.

Barquinha, terra de encantos mil

Entretanto, o azar dos Távoras não persegue só os socialistas torrejanos. Aqui ao lado, na encantadora vila ribeirinha do Tejo, o presidente da Câmara homologou um concurso para meter na autarquia o seu chefe de gabinete como técnico superior de engenharia civil, mas o sururu foi tal que teve de deitar abaixo o concurso. Freire foi mais refinado e pediu um parecer a uma sociedade de advogados, que disse o que era óbvio para qualquer iletrado: o concurso era irregular e estava armadilhado.

No concurso barquinhense, o candidato vencedor e entretanto anulado é filho de um ex-vereador da câmara e actual presidente socialista da Junta de Atalaia. “Outra situação duvidosa foi a escolha da psicóloga que fez a avaliação psicológica dos candidatos, por trabalhar no Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, que depende em algumas valências da autarquia, onde também trabalha como psicóloga a namorada do candidato”, escreveu um conceituado jornal da região, dando um picante “vieiradasilvismo” à história.

Diga-se de passagem que esta história de tentar meter na câmara um chefe de gabinete não é novidade e paga direitos de autor. Aqui há largos e bons, o presidente torrejano Rodrigues tentou meter e meteu mesmo na câmara o seu chefe de gabinete, que também surgiu destacado na frente de um pelotão de crédulos que concorreram a um concurso. Hoje, passados mais de 10 anos sobre tão divertido acontecimento, ainda está pendente na justiça um processo em que uma das concorrentes pede a anulação do concurso para contratação de um técnico superior de história.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena