• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 15 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 23° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 22° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 23° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Operação de Reabilitação Urbana (ORU): PSD espera pouco do programa socialista e abstém-se

Sociedade  »  2017-12-06 

Plano vai agora à assembleia municipal

“Votar esta operação de reabilitação sistemática da ARU de Torres Novas – Centro Histórico quase no último dia possível, faz com que qualquer discussão sobre este tema não possa ser, agora, muito séria”, diz o PSD em comunicado, a respeito do tema, que foi presente a uma recente reunião extraordinária da câmara de Torres Novas.

Os social-democratas salientam que passaram já mais de 8 anos após a publicação do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (Dec. Lei 307/2009, equivalentes a pelo menos 2 mandatos autárquicos de exercícios PS em Torres Novas e em que após muita obra feita, “foi-se vendo o património e o edificado urbano a do centro histórico a degradar-se oito anos sem uma estratégia eficaz, objectiva e integrada ao invés de obras esporádicas e sem desígnio ou interesse verdadeiramente atendível (Praça dos Claras e antigo Mercado)”.

Refere o PSD que no documento que enquadra a ORU “não se percebe exactamente o que queremos que seja o centro histórico daqui a 5, 10 ou 15 anos, período de vigência da operação”. “São vários os projectos, alguns deles em edifícios que se encontram no domínio público há mais de uma dezena de anos. Nem todos com sentido, uns mais necessários, outros menos, mas também um conjunto de ideias que nem sequer são projectos, descrições repetidas e tão genéricas que só podem indicar falta de ideias e pouca intenção de concretização”, critica o partido da oposição.

O PSD diz que esperava “analisar projectos e acções que se enquadrassem numa modalidade de intervenção que fosse além dos programas tradicionais de preservação, voltada para não só para o restauro de edifícios históricos mas também para a recuperação de imóveis privados; para as obras de requalificação de logradouros públicos e da orla fluvial do rio Almonda, intervenções em praças (entenda-se ideias que rasgassem a cidade, com a criação de uma ou mais praças no centro histórico, uma ideia nova de funcionamento do antigo mercado, e porque não projectos visando o desenvolvimento de habitação social, ou de intervenção (especifica) ao nível da mobilidade no centro histórico”.

Esperava-se deste documento da maioria socialista uma outra abordagem, defende o PSD, “uma maior assertividade e uma criatividade que dignificasse no mínimo tanto tempo de estudo. Mas a questão das ruínas e da segurança pública devem ser a prioridade das prioridades. O município não vai conseguir resolver todos os casos de Ruinas, mas tem de ter um plano para ir actuando”.

O partido laranja conclui admitindo que não está muito crente nos resultados deste processo, não podia votar contra, primeiro porque junto ao prazo final para a aprovação, poderia estar a contribuir para prejudicar todos os munícipes que ainda vão investindo no centro histórico, importando salientar que o centro histórico de Torres Novas está mesmo em ruína, pelo que, por pouco objectiva que sejam as medidas, “importa fazer alguma coisa, quanto mais não seja incentivando os privados a investir, proporcionando-lhes no mínimo dos mínimos incentivos fiscais”. O PSD absteve-se na votação do documento da ORU, que vai agora ser presente à assembleia municipal de Torres Novas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.
(ler mais...)


“Memórias Políticas”, de Casimiro Pereira, apresentado dia 13 em Torres Novas »  2018-10-12 

“Memórias Políticas – um autarca no concelho e no país (1974/1987)”, de Casimiro Gomes Pereira, é o título do livro que vai ser apresentado no dia 13 de Outubro, sábado, pelas 16h30, no auditório municipal de Torres Novas (edifício da biblioteca).
(ler mais...)


Azinhaga: “Obrigado por nos terem dado Saramago”, agradeceu António Costa »  2018-10-12 

Vinte anos passados sobre a entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, Azinhaga foi ponto de paragem obrigatório nas comemorações da efeméride. António Costa, primeiro-ministro de Portugal, esteve na aldeia mais portuguesa do Ribatejo para lembrar o escritor que, onde quer que estivesse, recordava os avós Jerónimo e Josefa, azinhaguenses, e a importância de seus ensinamentos na sua formação.
(ler mais...)


Riachos: sintético do “Mário Cunha” inaugurado no domingo »  2018-09-26 

O relvado sintético do campo de jogos Coronel Mário Cunha, em Riachos, vai ser oficialmente inaugurado no domingo, dia 30 de Setembro, com a apresentação dos escalões jovens do Clube Atlético Riachense (15 horas), seguido de um jogo entre as equipas de iniciados do CAR e as escolas de futebol de Tomar, às 17h30.
(ler mais...)


Observação de aves no Paul do Boquilobo »  2018-09-26 

À semelhança dos anos anteriores, nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, irá decorrer mais uma edição do EuroBirdwatch, o maior evento europeu dedicado à observação de aves que pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância das aves migradoras e dos seus habitats e que este ano comemora 25 anos.
(ler mais...)


Campanha de sensibilização em restaurantes passa por Santarém »  2018-09-26 

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai percorrer o país de norte a sul (incluindo Açores) a sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para a necessidade de alterar comportamentos no que respeita à utilização de artigos de plástico.
(ler mais...)


Chamusca: quatro dias de festa taurina »  2018-09-26 

Depois do “Olé Golegã”, que decorreu na Golegã no início do mês, agora é a vez do “ Eh! Toiro - Festa Taurina” que se realiza nos dias 4 a 7 de Outubro, na envolvente e dentro da Praça de Toiros da Chamusca.
(ler mais...)


Passeios fluviais grátis ao Castelo de Almourol »  2018-09-26 

O município da Barquinha promove passeios fluvais gratuitos ao castelod e Almourol no domingo, dia 30 de Setembro, entre as 10 e as 12 horas e das 14h30 às 18 horas. A iniciativa insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
(ler mais...)


Vamos ajudar o André Antunes! »  2018-09-25 

André Antunes tem 39 anos, é torrejano, e desde 2016 que luta contra um cancro. Família e amigos vêm agora a público pedir ajuda para que André se possa deslocar à Alemanha, a fim de fazer tratamentos orçamentados, por alto, em 32 mil euros, já que em Portugal as hipóteses estão esgotadas.
(ler mais...)


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-10-12  Azinhaga: “Obrigado por nos terem dado Saramago”, agradeceu António Costa
»  2018-10-14  Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera