• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jasmim: um oásis de beleza e bons sabores

Sociedade  »  2022-12-03 

Passado o tempo justo que conduz à calma navegação que só se afirma depois das euforias iniciais, muitas vezes enganadoras e de julgamento precipitado, impunha-se a visita ao “Jasmim”, acantonado no largo do Paço com entrada pela rua José Vasconcelos Correia, local privilegiado do centro da vila onde outrora, às segundas-feiras, acorriam milhares de pessoas a circular em volta dos enormes cachos de bananas, expostos logo ali no largo em frente, pintos e galinhas lá atrás, e onde estacionava toda a sorte de vendedores que davam vida a um dos polos do antigo mercado municipal. Praça de jorna, uma delas, de tempos mais antigos, onde os homens esperavam por trabalho que os tirasse da fome. Um local carregado de história e de muitas histórias. Que muda a partir dos anos 50, com a construção do edifício cujo estabelecimento comercial também foi, por período curto, stand de automóveis, mas ficou na memória dos torrejanos, onde está ainda hoje na de muitos de nós, com o prédio do “Oásis”. Era ali o café “Oásis” que marcou duas gerações.

O “Jasmim” apresenta-se como “brunch caffe” e assegura ser “um jardim de sabores vegetarianos e vegan” que nasceu na cidade de Torres Novas. Não interessa aqui verificar a adequação do significado do termo estrangeirado aos hábitos alimentares desta nação de indómitos restauradores, que no dia da emancipação pátria restauram, é verdade, mas de modo muito peculiar.

Vai-se almoçar ao “Jasmim”, ponhamos as coisas neste pé. Fomos duas vezes, a primeira num feriado, como mandam as regras, a outra em dia normal de semana. A salada “Margarida”, excelente combinação de frutas, legumes, frutos secos, vegetais, bem temperada, foi de molde a acalmar o apetite do indígena habituado ao falso conforto da vitela estufada, do arroz de pato e do bacalhau com migas, tríade que faz parte da conspiração das quitandas em redor. Fantástico de frescura e de calibre estava o sumo de maçã e romãs, enquanto as há, acrescentando pontos ao “prato principal”. Para coroar em beleza esta estreia, só podíamos provar a tarte “Jasmim”, magnífica, a fazer juz ao nome da casa e talvez a sua coqueluche na área das sobremesas. Um verdadeiro pecado. Em dia corrente, comeu-se uma sopa, tendo-se confirmado os rumores que corriam por travessas e esquinas da vila segundo os quais o “Jasmim” tinha umas sopas maravilhosas. Sim, uma boa sopa de legumes, sem a artilharia pesada das sopas tradicionais portuguesas, mas com a leveza de um jasmim. O pesto estava simplesmente perfeito e nada mais é preciso que isso, a simples perfeição. Mais do que muita luz, o “jasmim” tem uma onda permanente de claridade a invadir aquele pequeno mas belo espaço, onde outra mais-valia é a música, que também se come. E no “Jasmim”, a música é um prato forte. E a simpatia. E o ambiente tranquilo. E o toque de austera beleza posto nos detalhes. A vila está mais feliz com o “Jasmim” e espera-se que consiga dar a esta valorosa casa aquilo que ela lhe está a dar. Uma alternativa. Uma outra coisa.

Ao contrário do grande e belo jasmineiro que existe algures numa encosta discreta da vila, que floresce lá para o fim da primavera, este “Jasmim” de belos sabores abre portas todo ano para nossa alegria. Que floresça em entusiasmo redobrado a cada estação em que o forte aroma do jasmim se anuncia subindo quase até às muralhas da cerca.

Começa-se como se começou, para recordar a importância histórica do café “Oásis”, que mereceu ensaio nas páginas deste jornal por um dos protagonistas desses anos de ouro dos cafés torrejanos. Na imagem antiga que aqui se arquiva, alusiva aos primórdios da televisão em Torres Novas, pode ver-se o velho café “Oásis” e na coluna ainda hoje existente, um cartaz alusivo à campanha pelas piscinas municipais. Sim, ali naquele café surgiu, por um punhado de jovens, o movimento com vista à construção das piscinas. Estávamos em 1965, as piscinas seriam inauguradas apenas sete anos depois. Era grande, naquele tempo, a força da juventude.

Quem sabe se este “Jasmim”, qualquer dia, também terá um par de boas histórias para contar. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena