• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 15 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 21° / 8°
Céu nublado
Sáb.
 21° / 10°
Períodos nublados
Sex.
 22° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

João Farinha Cordeiro morreu ontem aos 73 anos

Sociedade  »  2021-02-18 

Prestigiado comerciante de Torres Novas, pessoa bastante conhecida e estimada pela comunidade torrejana, João Farinha Cordeiro morreu ontem, dia 17, após um período de doença que o acometera há alguns meses.

“Nasci praticamente numa loja de mercearia de família, nas Tufeiras, e com cinco ou seis anos comecei a vir para a oficina do meu pai, na rua da Levada, de modo que sempre me identifiquei muito com o comércio” – Era assim que João Farinha Cordeiro recordava os tempos de infância e a influência que o pai teria no seu percurso, em entrevista ao JT no verão passado.

João farinha Cordeiro fez a escola primária na Casa Mogo, passou pelo colégio e depois pela Escola Industrial, antes de seguir para o Instituto Comercial de Lisboa, onde concluiu o curso de contabilidade. Uns anos após o regresso da tropa ingressa como contabilista na PRACEL, um consórcio de distribuição de comércio alimentar sediado no Botequim, que fecharia portas em 1979. “Nessa altura, em 1973, podia ter dado outro rumo à minha vida académica e profissional, prosseguir até os estudos de contabilidade, mas era bem pago na PRACEL, era um excelente ordenado, e acabei por ficar por Torres Novas”.

Pelo meio, a construção civil e mais alguns negócios foram-lhe ocupando os dias e os anos, até 1980, quando o pai, já adoentado, quis deixar a oficina e lhe colocou a questão de continuar com o negócio. João Farinha Cordeiro fez a vontade ao pai João Lúcio, passou a assentar arraiais na Levada, até que há trinta anos se mudou para a estrada do Vale, local mais propício às características da empresa, que cresceu, firmou um nome e angariou uma grande carteira de clientes e amigos.

Deixara a actividade há cerca de um ano, quando a firma passou a integrar uma empresa de Montalvo, mas mantendo-se na estrada do Vale, em Torres Novas. Antes, a empresa tinha recebido a medalha de mérito-economia da autarquia torrejana

O JT prestou-lhe uma pequena homenagem como amigo de primeira hora deste jornal, no jantar do 25.º aniversário do jornal.

À família, a direcção do JT manifesta o seu sentido pesar pela partida de um amigo de sempre.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, quarta-feira, 14 de Abril: 6 casos na sub-região »  2021-04-14 

Nos últimos dias a situação pandémica nos concelhos da sub-região do Médio Tejo dá conta de um reduzido número de novos contágios declarados. No dia 12, registaram-se 6 casos, 3 em Abrantes e 3 em Tomar.
(ler mais...)


O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos »  2021-04-13 

A pequena povoação do Moinho da Fonte (freguesia de Pedrógão) já era nos anos 30 e hoje seria ainda, não fosse a expansão da fábrica de papel, a mais bonita aldeia do concelho de Torres Novas (na foto).
(ler mais...)


Maioria socialista empatou novo Intermarché durante dois anos »  2021-04-12 

 

A Câmara votou há dois anos, a execução de um plano de pormenor para Cancela do Leão, para onde está previsto o novo Intermarché, e a necessária suspensão do PDM, também por dois anos.
(ler mais...)


João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas” »  2021-04-08 

 

 Antes de qualquer candidato à Câmara, João Filipe Santos deu o pontapé de saída para as autárquicas, declarando-se pronto para recuperar para o PSD a freguesia da Chancelaria. Ao JT, o presidente da filarmónica da Mata durante seis anos diz que tem consigo uma equipa competente para a difícil tarefa de derrotar Alfredo Antunes, um autarca que reforçou a sua popularidade nas últimas eleições.
(ler mais...)


Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato »  2021-04-08 

Arnaldo Santos foi eleito ontem presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários Torrejanos para o biénio 2021/2022, tendo consigo no órgão executivo da associação humanitária Francisco Valente Sarmento, Ana Cristina Pinho, Susana Costa Braz, Luís Miguel Ventura, Luís Carlos Dias e Alexandre Duque Gameiro.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD e PS avançam com candidatos, Bloco e PCP ainda sem nomes, Rodrigues é incógnita »  2021-04-08 

Vão ser as XIII eleições autárquicas depois do 25 de Abril. Os torrejanos elegeram até agora mais de oitenta vereadores para os 13 executivos municipais. Nesses eleitos que se sucederam durante 45 anos, as mulheres eleitas vereadoras não enchem uma mão.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19,terça-feira, 6 de Abril: 4 casos em Torres Novas num total de 11 na sub-região »  2021-04-06 

No fim de semana passado os dados relativos à pandemia na sub-região do Médio Tejo não tiveram qualquer relevância, como é habitual: no sábado, 3 de Abril, foi registado apenas um caso em Ourém e todos os concelhos estavam em risco moderado.
(ler mais...)


Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior »  2021-03-29 

A organização de Torres Novas do CDS/PP tem “novos” dirigentes, eleitos no sábado passado, informa um comunicado da comissão política local dos centristas.

Nuno Cruz foi reeleito presidente da estrutura concelhia, tendo como vice-presidente Gonçalo Reis e secretário José Manuel Duarte.
(ler mais...)


Torres Novas; Festival do Cabrito começa sexta em modo “comida para fora” »  2021-03-23 

O Município de Torres Novas, em colaboração com 17 restaurantes do concelho, promove entre 26 de Março a 4 de Abril, a 30.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Dado o estado de emergência em vigor, o evento irá decorrer em regime de comida para fora, anuncia o comunicado da autarquia, com alguns restaurantes a disponibilizarem os serviços de entregas.
(ler mais...)


Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos »  2021-03-22 

 Dizer que é um escândalo é pouco: a câmara atribuiu a uma associação columbófila (que não é cultural nem desportiva) uma verba maior que aquela que dá, num ano, às filarmónicas do concelho ou ao Phydellius.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas”
»  2021-03-22  Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos
»  2021-04-08  Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato
»  2021-04-13  O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos
»  2021-03-29  Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior