• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 40° / 21°
Céu limpo
Ter.
 41° / 21°
Céu limpo
Seg.
 40° / 16°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  29° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete

Sociedade  »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.

Ao acto eleitoral, em que votaram 60 militantes de todo o concelho com as quotas em dia, concorreu apenas uma lista, encabeçada pelo actual presidente da “concelhia”, Francisco Dinis, que assim não teve dificuldades em impôr-se aos militantes. A lista mereceu o apoio unânime dos votantes e integra ainda Maria Marques Luís, Pedro Ferreira, Joaquim Cabral, Elvira Sequeira, João Trindade, Carlos Ramos Dias, Ana Patrícia Batista, Paulo Ganhão Simões, Margarida Manta, David Garcia, Sónia Sousa, João Salcedas, Catarina Belchior, João Cassis, Rita Morte, Helena Ferreira, Carlos Godinho José Júlio Ferreira, Rosário Marcelino, Helena Caetano, Nuno Carpentier, Fernando Gomes, Sara Sá, Maximino Ramos, Emanuel Conde, Ana Soraia Matos, Beatriz Carvalho, Francisco Pires, Célia Vieira e Bruno Costa.

Numa primeira análise à constituição da lista ressalta, evidentemente, a ausência de Luís Silva, actual vice-presidente da Câmara e que nos últimos tempos mais que uma vez se declarou como potencial candidato a líder da autarquia para suceder a Pedro Ferreira. Por outro lado, é de assinalar igual ausência de José Trincão Marques, ainda presidente da Assembleia Municipal e visto por alguns sectores do PS como possível nome para encabeçar a candidatura socialista à Câmara, mas que aparentemente terá recuado nas suas intenções que, diga-se, também nunca foram muito explícitas.

Outro aspecto que se pode constatar é o elevado número de autarcas e funcionários autárquicos, alguns deles simultâneamente autarcas já eleitos em juntas ou presentes nas assessorias, o que significa que vão ter uma palavra directa a dizer sobre os horizontes do seu próprio trajecto futuro. Outro dado curioso reside no facto de a lista concorrente, efectivos e suplentes, somar 45 nomes, o que também significa que num acto leitoral assim (universo de 60 militantes com condições elegíveis) seria tecnicamente impossível a existência de outra lista, caso os nomes não se repetissem em duas listas e elas tivessem a mesma dimensão.

As eleições ocorreram em toda a Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista, que elegeram as restantes comissões políticas concelhias de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, e Vila Nova da Barquinha, lideradas agora, respectivamente, por João Gomes, Carla Batista, Helena Fidalgo, João Céu, Pedro Gameiro, Ricardo Magalhães, Nuno Mira, Isabel Costa, Nuno Azevedo, Ricardo Antunes, Bruno Gomes, Pedro Queimado, Carla Loureiro, Victor Santos, Miguel Paulo, Francisco Madelino, Diamantino Duarte, Miguel Alves, Hugo Cristóvão, e Marina Honório.

 Mulheres socialistas

Para a eleição das Mulheres Socialistas de Torres Novas, uma estrutura partidária interna, votaram 27 mulheres, tendo a única lista concorrente, liderada por Telma Martinho, obtido 23 votos.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-25  Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”
»  2024-06-23  Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-23  Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas
»  2024-06-21  Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas