• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Lamego: 700 mil euros para atirar os esgotos ao rio, mais uma trapalhada

Sociedade  »  2022-07-15 

As obras do Largo do Lamego, cuja telenovela já aqui mereceu destaque, continuam a ser um poço sem fundo de surpresas, perplexidades e agora, de escândalo, dito com as letras todas.

Note-se bem: as referidas obras são apenas parte de uma intervenção, mais ampla, do sistema de saneamento de toda a zona que vai da Bácora ao Largo do Lamego, passando pelo “largo da Caixa” e que tinha por objectivo acabar com os últimos esgotos da cidade que ainda estavam a verter para o rio, como que era o caso. Da Bácora, não havia “ponto” para o esgoto se encaminhar para o colector da rua da Levada, de cota superior, tal como no largo do Lamego não havia cota para encaminhar os esgotos dos prédios para o colector central que passa na rua Miguel Bombarda. A intervenção, de 600 mil euros mais+IVA, incluiu a instalação de pequenas centrais elevatórias subterrâneas para bombearem, no caso do Lamego, os esgotos para o colector da Miguel Bombarda.

Acontece que finda a obra, fosse porque a estação elevatória não estivesse ainda a trabalhar por falta de ligação à caixa da EDP, fosse por outra razão qualquer, os esgotos começaram a verter da rede de esgotos para um colector pluvial que desaguava nas escadarias do porto do Lamego.

Há cerca de dois meses, foram dias horríveis de cheiro nauseabundo, com os esgotos a céu aberto a escorrer pelas lages, através do colector das águas pluviais. Não houve uma explicação, nem resolvia a situação a vinda do limpa-fossas para atenuar o acidente, já que essa operação teria que ser quase diária.

O pior estava para vir: numa manhã, operários por conta de alguma entidade (não tinham letreiros nas costas) derreteram à marreta e a berbequim parte das lages quase centenárias do porto do Lamego, para encaixarem um tubo a ligar o colector de pluviais, que agora já não se vê, directamente ao rio, submergindo-o para esconder o verdadeiro móbil: atirar com os esgotos de vários prédios e dezenas de casas para o rio, depois de se ter gasto mais de 700 mil euros para acabar com essa situação.

A seguir, desenrolou-se o teatro do costume. Um morador dirgente de uma organização ambientalista foi fazer queixa ao SOS AMBIENTE, que a encaminhou para a PSP. A PSP foi ao local, acompanhada pela Protecção Civil, que não sabia de nada, segundo aquele morador que, ao que também ele apurou, era um assunto desconhecido da Câmara, o dono da obra, por conta dos 700 mil euros de todos que a pagaram para acabar com os esgotos a dar para o rio. A PSP não sabe dizer mais nada, segundo o ambientalista, do que o facto de ter encaminhado o assunto para a Câmara. Não sabendo a Câmara de nada, e de quem foi a iniciativa de desviar os esgotos para o rio (as descargas começaram logo a ser visíveis), espera-se que autarquia proceda criminalmente contra os desconhecidos autores da decisão que levou a este escandaloso procedimento.

O morador referido afirmou ao JT que vai avançar com todos os meios ao seu alcance para encontrar os autores da decisão, com queixas às diferentes entidades nacionais (APA, ARH) relacionadas com o ambiente.

Entretanto, o limpa-fossas continua a vir ao Lamego a intervalos de dois ou três dias, depois de quase um milhão de euros e um ano de uma obra que ainda não acabou e que prometia estar pronta em meses. É lícito perguntar:

- Por que razão a obra, prevista para demorar dois meses, ainda não está pronta ao fim de uma ano?

- Quem, durante a obra, fez ou viabilizou uma ligação entre a fossa da estação elevatória e o colector de pluviais que ia dar ao rio? Quem decidiu ou autorizou tal situação?

- Por que razão, depois do tapa e destapa da calçada, foram precisos dois meses para a EDP vir alimentar a estação elevatória a partir das caixas próximas?

- Por que razão, feita a ligação eléctrica da estação elevatória, a mesma não funciona e continua a ter de vir o limpa-fossas resolver a situação?

- Quem autorizou que se espatifasse parte das lages do porto do Lamego e ligasse o colector pluvial, a receber esgotos, ao rio?

- Porque razão a Câmara, há cerca de um ano, enviou uma carta aos moradores a pedir desculpa pelos incómodos de uma obra que ia demorar dois meses e agora não escreve ou informa os moradores do que se passa ao fim de uma ano?

- Porque, entre outras razões,  há um ano aproximavam-se as eleições autárquicas, e agora, amealhados os votos, voltou o sentimento de impunidade e o desprezo pelos munícipes.

 


 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena