• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Viagens ao mundo da droga contadas na primeira pessoa

Sociedade  »  2015-03-12 

O João, o Luís e o Nuno são três jovens que têm percursos negativamente influenciados pelo narcotráfico. De consumidores, tornaram-se traficantes de droga, aliciados pela facilidade com que se consegue dinheiro. Acabaram detidos e dois deles ainda estão cumprir penas de prisão. As suas histórias de vida foram partilhadas com alunos escola profissional de Torres Novas, numa acção que decorreu no auditório da biblioteca, no dia 26 de Fevereiro, e que pretendeu alertá-los para os perigos que advém deste mundo obscuro.

A droga atravessou-se ao caminho do Nuno, natural do concelho de Abrantes, aos 16 anos. Hoje, aos 30, está preso no estabelecimento de Torres Novas há três anos, a cumprir uma pena por tráfico de droga. Agora, olhando para trás, não tem dúvidas em afirmar: ”Alguns amigos meus começaram por me oferecer haxixe para me tornar comprador”.

Nessa altura, aos 16 anos, juntou-se com uma mulher 10 anos mais velha, que era traficante de heroína, e que lhe pediu para deixar de trabalhar. Apesar de desejar ter uma vida estável, Nuno aceitou as condições, embora mais tarde se tenha arrependido, quando o dinheiro lhe começou a faltar. Entendeu então enveredar pelo tráfico de droga e assim conseguir o tal ”dinheiro fácil” de que todos falam.

”Tinha dois caminhos: o bom e o mau. Escolhi o mau”, referiu, emocionado, durante um diálogo franco e aberto para uma plateia composta por alunos da escola profissional.

O esquema de tráfico de droga manteve-se até ao dia em que foi surpreendido em casa, pela polícia. Chegou a estar em recuperação no Centro de Acolhimento Temporário de Abrantes e, para lá chegar, tinha procurado a mãe, que não via há seis anos, para lhe pedir ajuda nessa fase em que tinha batido no fundo. Esta não lhe negou auxílio e custeou-lhe a desintoxicação, mas os efeitos da medicação foram difíceis de suportar. ”Depois de entrarmos na droga o corpo já não funciona da mesma maneira”, ilustrou.

Fugiu para Espanha, onde esteve sem qualquer documento de identificação. Não encontrou trabalho e regressou a Portugal de bicicleta. Entrou por Vilar Formoso e ficou durante algum tempo na Guarda, onde conseguiu trabalho durante uns breves meses.

Neste tempo, nunca teve acesso a cuidados médicos até que chegou o momento em que o corpo necessitou mesmo de ajuda. Foi consultado em casa para não correr o perigo de ser denunciado, caso fosse a um hospital, mas decidiu entregar-se às autoridades.

”Evitem a droga, ela faz-nos perder tudo”, e concluiu: ”Não se esqueçam, todos somos controlados até ao dia em que nos descontrolamos”.

 

”É muito difícil não acompanhar o crescimento dos filhos”

Outro testemunho foi protagonizado por João, de 32 anos, pai de dois filhos, de 6 e quatro anos. Quando primeiro filho nasceu, conseguiu libertar-se da vida que levava, mas a falta de dinheiro levou-o novamente ao tráfico de droga. Foi punido com uma pena de seis anos, que está a cumprir há três anos e meio. ”É muito difícil não acompanhar o crescimento dos filhos”, que vê apenas aos fins-de-semana.

Já o Luís começou por consumir drogas leves muito novo. Aos 20 anos, já consumia cocaína, tendo passado por uma overdose seis anos mais tarde. Tal como os restantes, entrou no circuito do tráfico para conseguir dinheiro fácil. Neste momento, está solto (já cumpriu a pena de prisão) e não consome drogas há dois anos.

”A droga e um vício caro que me levou a tomar más decisões”, sublinhou, considerando que a detenção foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Se assim não fosse, não tem dúvida em afirmar que hoje estaria numa situação perfeitamente descontrolada.

O Luís espera que os momentos por que passou jamais se repitam e aconselhou os jovens a manterem-se afastados das drogas, inclusivé das denominadas drogas leves. ”Os charros são uma porcaria. Estragam-nos a vida”.

No final desta iniciativa, organizada pelo gabinete de Acção Social e escola profissional de Torres Novas, os alunos colocaram questões, esclareceram dúvidas e teceram comentários com base nas histórias da vida ali contadas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena