• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 17 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sex.
 27° / 16°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Qua.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Está aí mais um Bons Sons, o festival que a aldeia fez

Sociedade  »  2017-08-09 

Festival realiza-se de 11 a 14 de Agosto

Há onze anos nascia o Festival Bons Sons, na pequena aldeia de Cem Soldos, ali como quem vai para Tomar pela estrada velha. A ideia era inicialmente uma: abrir as portas das ruelas, praças e largos a três palcos cheios de boa música portuguesa, como forma de dar vida a uma aldeia, hoje com mil habitantes.

Convidados? Fomos todos. O que muitos estariam longe de pensar é que uma pequena aldeia, motivada por um grupo de jovens, conseguiria tornar um festival de música NO festival de música, bem ali, paredes meias com as nossas casas, sem uma praia, um rio ou o nome de uma cidade que só por si atraísse milhares. Não. Quem vai a Cem Soldos, freguesia de Madalena, concelho de Tomar, não vai por acaso.

Não fica a caminho de nada, ninguém lá chega sem querer. Quem vai a Cem Soldos vai para ir ao Bons Sons, naquela localidade que de braços abertos recebe milhares de pessoas, com pelo menos uma coisa em comum: a paixão pela música portuguesa. Todos nos perguntamos como é que a associação cultural de uma pequena aldeia, Cem Soldos, organiza anualmente (as últimas edições - antes realizava-se de dois em dois anos) um festival cada vez mais exigente e profissional, por onde passam os maiores nomes da música portuguesa e os que ainda hão-de-ser.

Mas a verdade é que o evento repete-se e atrai cada vez mais militantes. O que o torna diferente de um qualquer outro festival? Por um lado, o ser feito totalmente com música portuguesa (quem é que imagina Portugal com capacidade para encher 8 palcos durante 3 dias, com mais de 4 dezenas de bandas?), por outro, o facto de o recinto ser a própria aldeia e não um mero descampado descaracterizado, que poderia ser em qualquer sítio, em qualquer parte do mundo.

Em Cem Soldos, relembramos os Mutantes S21, os Mão Morta, ao lado da menina que “correu” no anúncio do festival, dançamos ao som de Surma, enquanto cumprimentamos a senhora que espreita pela janela de sua casa, agora com vista privilegiada para o palco Giacometti, ou ouvimos Né Ladeiras, enquanto pedimos licença ao senhor António que nos arranje um espacinho no banco da praça, aquele onde se senta diariamente ao fim do dia, então com menos reboliço.

O Bons Sons é mesmo isso, como o próprio slogan indica: é aquele espaço onde vamos pela música, mas acabamos a viver a aldeia, deixando para trás provincianismos bacocos e preconceitos de que a cultura só chega às grandes cidades.

 

A programação completa pode ser consultada no site do evento em  www.bonssons.com

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)


A23: valor das portagens pode baixar mas apenas para camiões e veículos de mercadorias »  2018-07-03 

O valor das portagens na A23 pode vir a ser reduzido mas apenas para veículos pesados e de mercadorias, anunciou recentemente João Paulo Catarino, Presidente da Unidade de Missão de Valorização do Interior, um dos intervenientes do debate sobre "Os desafios da interioridade", que decorreu em Abrantes durante uma feira empresarial.
(ler mais...)


Triatlo: Ricardo Batista, “bronze” na Holanda »  2018-07-02 

Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO realizada na cidade de Holten, na Holanda, no sábado, 30 de Junho, ao serviço da selecção nacional de Triatlo em juniores. “Mais um resultado brilhante para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e também para o triatlo português”, regista o clube em nota de imprensa.
(ler mais...)


Fausto: o génio vem sábado ao Virgínia »  2018-06-26 

Fausto Bordalo Dias, um dos mais geniais músicos e compositores da música portuguesa das últimas décadas, vem ao Teatro Virgínia no dia 30 de Junho, sábado, para apresentar “Trilogia”, uma espécie de síntese dos três grandes discos que o cantautor produziu sob a temática das viagens marítimas portuguesas e da expansão.
(ler mais...)


Saída de campo do “Projeto Rios” da ADPTN constata: Rio Almonda mantém níveis de poluição, apesar das chuvadas de Maio »  2018-06-25 

“Foi com alguma surpresa que o grupo da Associação de Defesa do Património do Projeto Rios se confrontou com os resultados da saída de campo realizada no passado sábado, dia 16 de Junho”, começa por avançar uma nota da associação.
(ler mais...)


Riachos: As Aventuras de Tartan »  2018-06-23 

O que a princípio pareceu um roubo, afinal, não passou de um mal-entendido. No primeiro fim-de-semana de Junho, as pistas de tartan que estavam instaladas junto ao pavilhão gimnodesportivo, em Riachos, foram carregadas para Torres Novas por pessoas alegadamente ligadas à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.
(ler mais...)


Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses »  2018-06-20 

A Renova foi distinguida como a marca de grande consumo, não alimentar, mais escolhida pelos portugueses de acordo com o estudo “Brand Footprint” da Kantar, 2018, revela a empresa em nota de imprensa.

Segundo os dados de que há registo, este é o quinto ano consecutivo em que a marca portuguesa lidera o ranking não alimentar do estudo que mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda e nomeadamente quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-07-07  Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo
»  2018-07-14  Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão
»  2018-07-16  Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado