• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Nersant juntou mais de 200 empresários em congresso sobre competitividade e desenvolvimento

Sociedade  »  2014-05-23 

A cidade de Tomar foi o local onde decorreu, na semana passada, o congresso ”Melhor Território mais competitividade”, organizado pela associação empresarial de Santarém (Nersant). A iniciativa, que contou com a participação de diversos oradores, visou colher contributos tendo em vista o novo período de fundos estruturais para as empresas – o ”Portugal 2020”.

A sala de congressos do hotel dos Templários, em Tomar, acolheu nos dias 15 e 16 de Maio, uma maratona de intervenções, debates e de mesas redondas com vista à promoção de um diálogo que permitisse contribuir para o desenvolvimento e diferenciação da região e do território em termos empresariais.

Coube a Maria Salomé Rafael, presidente da Nersant, abrir o congresso, começando por fazer um balanço às apostas da associação nos últimos tempos.

Referiu-se às exportações feitas por empresas da região que, afirmou, têm-se situado ”muito acima” da média nacional (39% contra 21%), graças ao esforço de internacionalização feito nos últimos anos.

Falou ainda das 35 missões promovidas pela associação em países de África, América do Sul, Europa e Ásia permitiram às mais de 500 empresas participantes aumentarem em ”mais de 250%” o volume das suas exportações.

Como exemplos de cooperação, apontou o Agrocluster do Ribatejo, que reúne a fileira da agroindústria e que envolve já mais de uma centena de empresas oriundas do Ribatejo, Oeste e Alentejo (onde se situa 63% da área fértil do país), representando um volume de negócios de 1,9 milhões de euros, 500 milhões dos quais de exportações, e 9.000 postos de trabalho.

O Agrupamento Complementar de Empresas da fileira da construção civil, organizado para concorrer a obras no estrangeiro, o Portal que permite a promoção e a comercialização de produtos da região em todo o mundo, o projecto Viver o Tejo, para potenciar o turismo e que reúne já mais de uma centena de empresas, foram outros exemplos apontados.

A formação de 25 mil colaboradores e de 600 empresários das empresas associadas, a criação do Sítio do Empreendedor, onde as ideias de negócios encontram resposta sobre a sua viabilidade ou não e que permitiu o aparecimento de 400 empresas, o encontro internacional Nersant Business, que em 2012 e 2013 permitiu a realização de mais de mil reuniões de negócios entre empresários da região e de vários países, são outras iniciativas que destacou.

Sobre o plano estratégico que a Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) está a preparar para o próximo quadro comunitário, foram identificados três dezenas de projectos de sectores considerados fortes e que visam melhorar a competitividade da região.

 

Secretário de Estado prometeu ”democratizar” acesso à informação sobre fundos comunitários

O secretário de Estado adjunto do Desenvolvimento Regional disse em Tomar que o Governo vai ”simplificar” ao máximo o acesso aos fundos comunitários e ”democratizar” o acesso à informação sobre os programas existentes.

Pedro Lomba, que participou na abertura do congresso, afirmou não ter ”a mais pequena dúvida de que uma das causas da desigualdade económica e social” que o país vive ”tem a ver com a informação que uns têm e que a outros é negada”.

”Não tenho a menor dúvida de que é obrigação dos poderes públicos, de quem coordena, gere e programa os sistemas de apoio e incentivos, que a informação sobre as oportunidades que existem chega efectivamente a todos”, afirmou.

Segundo Pedro Lomba, no âmbito da estratégia Portugal 2020 vai ser criado ”um modelo de governo mais descentralizado” do que o que existiu no passado, mais próximo, com ”regulamentos mais simples, mais legíveis, mais aplicáveis”.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena