• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 09 Novembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 20° / 10°
Céu limpo
Seg.
 23° / 13°
Céu nublado
Dom.
 22° / 13°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 12°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”

Sociedade  »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras. Foi também fechada a cadeado a estrada pública que, a partir da estrada nacional, à entrada de Gateiras, atravessa a quinta, mas neste caso o cadeado foi desde logo cortado.

Segundo o JT conseguiu saber, na passada quinta-feira, dia 20 de Junho, os novos proprietários da Quinta do Marquês iniciaram a colocação de postes "com o propósito de vedarem o acesso à estrada romana (que liga ao Bom Amor) e à referida estrada que passa por dentro da quinta", disse uma moradora.

Também segundo a população, estes dois acessos foram sempre do domínio público e utilizados pelas populações dos Casais Sebes, Gateiras e Valhelhas, como acesso a Torres Novas. “De certa forma, a estrada romana é pública desde há 2000 anos”, refere uma moradora da zona ao JT, o que é inteiramente verdade. Sendo a estrada uma via aberta ao público desde a época da presença romana, há quase dois milénios, não há forma de alguém que tenha vindo depois alvitrar o carácter privado da mesma.

Nas últimas décadas, esta estrada tem-se tornado um percurso pedestre muito utilizado pelas pessoas destas aldeias e de Torres Novas, devido à sua beleza paisagística.

Nos anos 60, ainda segundo relatos da população, houve uma tentativa por parte do Conde da Foz de vedar a estrada que passa por dentro da propriedade, mas a população destas localidades manifestou-se e impediu a perda desse direito, cuja memória já vinha de tempos anteriores à edificação da quinta, que só ocorreu no início do século XX.

Mais recentemente, aquando do projecto ShivaSom, durante a gestão de António Rodrigues à frente da autarquia, corriam os anos 90, os proprietários de então também quiseram fechar o caminho, mas a Câmara não o permitiu.

Desta vez, e sem alarde, as correntes foram colocadas em três locais no dia 20 e hoje, dia 25, foram aplicados os cadeados e consumado o fecho das estradas. Numa dessas estradas, do lado de Gateiras, os autores dos trabalhos deixaram sem acesso, numa grande frente, uma propriedade de outras pessoas.

Com estes encerramentos das estradas, acusam os moradores, “vão impedir a passagem de pessoas e veículos em estradas que são públicas e das quais a população destes lugares não abdica e nem foi consultada sobre esse assunto”. “Se esta situação se concretizar a população dos Casais Sebes fica enclausurada no meio do campo”, dizem ainda.

(na foto, a estrada romana fechada a cadeado, do lado do alto do Bom Amor)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Convocatória da Misericórdia do Entroncamento »  2024-11-06 

"Jornal Torrejano" - 6.11.2024

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO

CONVOCATÓRIA

Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, convoca a Assembleia Geral desta Instituição para Reunião Ordinária, de acordo com o art.
(ler mais...)


Alcanena: um belo museu, uma conquista que demorou décadas »  2024-10-05 

Alcanena viu ontem, dia 4 de Outubro, concretizar-se um sonho de duas gerações: a inauguração do seu Museu Municipal, em instalações adquiridas em tempos pelo município a uma família da terra.
(ler mais...)


Vinte dos trinta são meus - inês vidal »  2024-09-27 

Esta é a minha relação – excluindo obviamente todas aquelas inerentes ao simples facto de eu existir – mais longa de todas. Se o jornal completa 30 anos e eu 43, é fácil de ver há quanto tempo nos vamos cruzando por essas ruas e vielas da vila.
(ler mais...)


NERSANT e CRIT assinam protocolo para inclusão de pessoas com deficiência nas empresas »  2024-09-23 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o CRIT - Centro de Reabilitação e Integração Torrejano celebraram um protocolo de cooperação que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho.
(ler mais...)


Pequenos lugares - adelino pires »  2024-09-23  »  Adelino Pires

Segui-lhes o rasto. Falaram-me que vinham de longe, algures de uma aldeia não sei se perdida, se antes achada. Para além das montanhas, no alto bem alto já perto do céu, alguém se lembrara de erguer um mosteiro, talvez para que a partida se tornasse mais curta, ou antes que em vida as distâncias da fé se medissem aos palmos.
(ler mais...)


Morreram José Emílio e José-Alberto Marques »  2024-09-19 

O coronel engenheiro José Emílio da Silva, militar de Abril, morreu no dia 17 em Lisboa, onde residia. Natural de Torres Novas, José Emílio da Silva destacou-se ainda no exercício de diversos cargos ao longo do processo revolucionário, nomeadamente, enquanto ministro da Educação nos IV e V governos provisórios de Vasco Gonçalves, e membro da Junta Governativa de Angola, então liderada pelo vice-almirante Rosa Coutinho.
(ler mais...)


Manif. domingo na praça: ambientalistas torrejanos aderem à jornada nacional pela floresta do futuro »  2024-09-19 

O grupo ambientalista torrejano “Um Colectivo” integra a rede nacional de grupos ambientalistas (e pessoas individuais) e esta rede, tal como fez no ano passado, vai promover várias concentrações em diferentes pontos do país este domingo, dia 22.
(ler mais...)


Pela Palestina livre, vigília na praça, dia 21 »  2024-09-13 

Um grupo de cidadãos torrejanos de diversas profissões e sensibilidades políticas apela à participação na vigília “Pela Palestina Livre”, que se realiza no dia 21 de Setembro, a partir das 20h30, na praça 5 de Outubro em Torres Novas.
(ler mais...)


“Guardiões” prosseguem limpeza do rio »  2024-09-07 

Os “Guardiões do Rio Almonda”, conjunto de voluntários que têm realizado várias acções de limpeza do leito e margens do rio Almonda, prosseguiram a sua actividade este sábado, 7 de Setembro.
(ler mais...)


Isto sim, é promoção turística! (actualizada) »  2024-09-05 

Dando continuidade aos placards colocados na A1 a promover a cidade de Torres Novas, quiçá as suas belezas paisagísticas, eis que essas campanhas são reforçadas por medidas mais internas, afinal tão simples, destinadas a impressionar o turista ou simples visitante que arribam à cidade do Almonda, e isto porque os moradores já não se impressionam com nada.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-11-06  Convocatória da Misericórdia do Entroncamento