• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 40° / 21°
Céu limpo
Ter.
 41° / 21°
Céu limpo
Seg.
 40° / 16°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  29° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”

Sociedade  »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras. Foi também fechada a cadeado a estrada pública que, a partir da estrada nacional, à entrada de Gateiras, atravessa a quinta, mas neste caso o cadeado foi desde logo cortado.

Segundo o JT conseguiu saber, na passada quinta-feira, dia 20 de Junho, os novos proprietários da Quinta do Marquês iniciaram a colocação de postes "com o propósito de vedarem o acesso à estrada romana (que liga ao Bom Amor) e à referida estrada que passa por dentro da quinta", disse uma moradora.

Também segundo a população, estes dois acessos foram sempre do domínio público e utilizados pelas populações dos Casais Sebes, Gateiras e Valhelhas, como acesso a Torres Novas. “De certa forma, a estrada romana é pública desde há 2000 anos”, refere uma moradora da zona ao JT, o que é inteiramente verdade. Sendo a estrada uma via aberta ao público desde a época da presença romana, há quase dois milénios, não há forma de alguém que tenha vindo depois alvitrar o carácter privado da mesma.

Nas últimas décadas, esta estrada tem-se tornado um percurso pedestre muito utilizado pelas pessoas destas aldeias e de Torres Novas, devido à sua beleza paisagística.

Nos anos 60, ainda segundo relatos da população, houve uma tentativa por parte do Conde da Foz de vedar a estrada que passa por dentro da propriedade, mas a população destas localidades manifestou-se e impediu a perda desse direito, cuja memória já vinha de tempos anteriores à edificação da quinta, que só ocorreu no início do século XX.

Mais recentemente, aquando do projecto ShivaSom, durante a gestão de António Rodrigues à frente da autarquia, corriam os anos 90, os proprietários de então também quiseram fechar o caminho, mas a Câmara não o permitiu.

Desta vez, e sem alarde, as correntes foram colocadas em três locais no dia 20 e hoje, dia 25, foram aplicados os cadeados e consumado o fecho das estradas. Numa dessas estradas, do lado de Gateiras, os autores dos trabalhos deixaram sem acesso, numa grande frente, uma propriedade de outras pessoas.

Com estes encerramentos das estradas, acusam os moradores, “vão impedir a passagem de pessoas e veículos em estradas que são públicas e das quais a população destes lugares não abdica e nem foi consultada sobre esse assunto”. “Se esta situação se concretizar a população dos Casais Sebes fica enclausurada no meio do campo”, dizem ainda.

(na foto, a estrada romana fechada a cadeado, do lado do alto do Bom Amor)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-25  Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”
»  2024-06-23  Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-21  Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas
»  2024-06-23  Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas