• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 28 de Maio de 2018
Pesquisar...
Qui.
 21° / 11°
Céu nublado
Qua.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Bloco de Esquerda elege construção de piscinas de Verão como uma das prioridades

Sociedade  »  2017-09-13 

Terrenos de Rio Frio (ex-Nery) são a localização proposta

A candidatura do Bloco de Esquerda à câmara municipal de Torres Novas apresentou esta quarta-feira, dia 13 de Setembro, o programa eleitoral com vista às eleições autárquicas de 1 de Outubro.

O BE entende que o tempo dos grandes investimentos já passou e, por isso, a prioridade é cuidar e melhorar dos equipamentos que existem. Com efeito, o Bloco não se compromete com grandes obras, excepto uma: a construção de novas piscinas de lazer para o Verão. Um equipamento considerado essencial e que, segundo João Carlos Lopes, ficou esquecido no tempo. Os terrenos da antiga Casa Nery, junto ao rio Almonda, para onde o BE defende o prolongamento do Jardim Municipal, seria uma solução, disse.

Esta perspectiva do Bloco vai em sentido contrário à eventual instalação de uma grande superfície ou de prédios de habitação, opções já ventiladas pela maioria socialista para o local. O BE defende que o terreno, cinco ou seis vezes maior que a área de implantação das antigas piscinas, deve ser negociado e constituir o prolongamento do corredor verde do jardim da avenida.

Os outros grandes investimentos que constam do programa do Bloco são a reabilitação da Casa do Povo de Riachos, com a construção de um auditório para actividades artísticas, e um programa de requalificação dos campos de futebol do concelho para o fomento do futebol de formação, que prevê a instalação de pisos sintéticos no campos da Meia Via, outro em Riachos, campo da Cabrita em Lapas e conclusão do campo de jogos número 2 do estádio municipal. O Bloco diz ainda que o município deve custear, por inteiro, as obras da sede e ringue da UDR da Zona Alta.

A contratação de pessoal não docente para responder às necessidades dos centros escolares do concelho e de pessoal operativo para executar trabalhos de manutenção nos  espaços e equipamentos públicos, promover reuniões de câmara excusivamente públicas e com transmissão directa - assim como as das sessões da Assembleia Municipal -, promover uma reorganização do quadro de pessoal da autarquia com o objectivo de melhorar a funcionalidade dos serviços, com especial impacto no departamento de urbanismo e transferir os serviços municipais para o edifício do antigo hospital o mais rápido possível, foram algumas das propostas explicadas por João Carlos Lopes, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, na sua apresentação do programa.

Na sessão de apresentação do programa eleitoral do BE, que decorreu no auditório da biblioteca municipal, João Carlos Lopes garantiu que o mesmo “não foi feito à pressa” e referiu que o seu conteúdo se baseia no programa apresentado há quatro anos, mas numa versão melhorada em virtude da experiência adquirida ao longo destes últimos quatro anos.

Foram mencionados muitos outros aspectos que o BE considerará se vencer as eleições. O PEDU será reavaliado, afirma, por discordar da maioria das obras planeadas, nomedamente da destruição do Jardim Municipal “que é de todos” e "património de gerações de torrejanos". O BE prometeu uma nova forma de se fazerem orçamentos municipais, com base em receitas reais, uma maneira diferente de a câmara se relacionar com os munícipes e promete mais transparência. “As paredes da câmara municipal têm de ser de vidro”, ilustrou Helena Pinto.

A despoluição do rio Almonda, assunto com mais de 30 anos, tem de merecer uma acção mais assertiva, assim como a reabilitação do centro histórico, problema que tem sido alvo de inúmeros programas que não têm resolvido os problemas existentes.O BE diz que se for câmara inciará um processo de classificação das margens do Almonda, entre a ponte do Raro e a ponte das Ribeiras, numa primeira fase, como área de paisagem protegida e apoia a compra da Quinta de São Gião para nela ser instalado o parque urbano: "os terrenos dos Mesiões, onde ser queria fazer o parque, também são todos privados", disse o cabeça de lista à AM.

O BE anunciou que pretende se for câmara aumentar para 500 euros o apoio mensal às filarmónicas do concelho e à escola de música do Phydellius, associações que, refere, se têm assumido como “pilares da formação artística de jovens” e, relativamente à Escola de Música do Choral Phydellius, os bloquistas entendem que o seu potencial está limitado pelas instalações, defendendo que o actual edifício da câmara poderia assumir-se como uma excelente alternativa para a sua transformação em Conservatório de Música e Artes Performativas, de impacto regional, uma "aposta estratégica para Torres Novas".

Helena Pinto que é necessário uma mudança “ou continuamos como até aqui, sem rumo, e num faz de conta que se governa”. A candidata à câmara alertou para a importância de a câmara assumir a sua autoridade sem complexos, em temas sensíveis e graves como a poluição.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho »  2018-05-21 

Estão abertas as inscrições para a 41.ª edição do Grande Prémio de Santo António, em Torres Novas, uma prova de atletismo popular mas que também conta para atletas federados, já que decorre em paralelo o campeonato distrital de estrada.
(ler mais...)


Alunos da profissional realizam estágios na Europa »  2018-05-21 

Uma dezena e meia de alunos da escola profissional de Torres Novas partiram para diversos países europeus, ao abrigo do programa Erasmus+, para realizarem os seus estágios curriculares durante sete semanas. Dos 15 alunos, quatro rumaram a Bournemouth, Inglaterra, cinco foram para Fuerteventura, nas Ilhas Canárias e seis foram para Bilbau, também em Espanha, e vão realizar estágios relativos a diversos cursos: informática, gestão, comunicação e animador sociocultural.
(ler mais...)


“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade »  2018-05-18 

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos.
(ler mais...)


Sucateiros julgados em Torres Novas por fraude fiscal condenados a pagar 15,6 milhões »  2018-05-17 

Seis pessoas e três sociedades do sector das sucatas foram condenadas, em Torres Novas, por fraude fiscal qualificada, facturação fictícia e detenção de arma proibida, tendo cinco arguidos de pagar uma indemnização ao Estado de 15,6 milhões de euros.
(ler mais...)


Alunos da Maria Lamas debateram cidadania »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.
(ler mais...)


Sexta d´ideias debate protecção civil »  2018-05-16 

A próxima sexta d´ideias, tertúlia de debate organizada pela concelhia de Torres Novas do Bloco de Esquerda, realiza-se esta sexta-feira, 18 de Maio, no Centro Cultural da Pena e Casal da Pena, na freguesia de Chancelaria. O tema desta sessão é a protecção civil, e são oradores o comandante dos bombeiros torrejanos, Ricardo Vicente (engenheiro agrónomo e Miguel Pinto Reis, Major da GNR.
(ler mais...)


Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo »  2018-05-16 

Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo A associação “30 Por Uma Linha” organiza este sábado, dia 19 e Maio, entre as 9 e 12h30, um passeio interpretativo na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, de cera de seis quilómetros, iniciativa na qual os participantes terão a oportunidade para observar a avifauna e flora envolvente, sendo a iniciativa aproveitada também para fazer uma acção de limpeza (recolha de lixo) com o intuito de ajudar na preservação desta área protegida.
(ler mais...)


Tomar: reabilitação urbana discutida no IPT »  2018-05-14 

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) acolhe nos dias 24 e 25 de Maio um seminário dedicado às questões da reabilitação urbana, promovido pelo curso de mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia do IPT.
(ler mais...)


Recolha de material escolar para Ribeira Grande/Cabo Verde »  2018-05-13 

O Município de Torres Novas e os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, com a colaboração das juntas de freguesias do concelho, estão a promover uma campanha de recolha de material escolar para entregar à autarquia de Ribeira Grande, no âmbito da geminação de Torres Novas com aquele município de Cabo Verde.
(ler mais...)


Tiago Ferreira é líder local do PSD »  2018-05-06 

Votaram mais de 100 militantes, Tiago Ferreira averbou mais de cerca de duas dezenas de votos que o seu opositor, António Nobre, e é desde ontem, sábado, lider do PSD/Torres Novas. As eleições para a comissão política concelhia dos social-democratas foram bastante disputadas e os votos ilustram a incerteza que se viveu até ao fecho das urnas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-05-21  Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho
»  2018-05-21  Alunos da profissional realizam estágios na Europa