• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 23 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 13° / 6°
Períodos nublados
Qui.
 14° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 15° / 6°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  17° / 7°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Bloco de Esquerda elege construção de piscinas de Verão como uma das prioridades

Sociedade  »  2017-09-13 

Terrenos de Rio Frio (ex-Nery) são a localização proposta

A candidatura do Bloco de Esquerda à câmara municipal de Torres Novas apresentou esta quarta-feira, dia 13 de Setembro, o programa eleitoral com vista às eleições autárquicas de 1 de Outubro.

O BE entende que o tempo dos grandes investimentos já passou e, por isso, a prioridade é cuidar e melhorar dos equipamentos que existem. Com efeito, o Bloco não se compromete com grandes obras, excepto uma: a construção de novas piscinas de lazer para o Verão. Um equipamento considerado essencial e que, segundo João Carlos Lopes, ficou esquecido no tempo. Os terrenos da antiga Casa Nery, junto ao rio Almonda, para onde o BE defende o prolongamento do Jardim Municipal, seria uma solução, disse.

Esta perspectiva do Bloco vai em sentido contrário à eventual instalação de uma grande superfície ou de prédios de habitação, opções já ventiladas pela maioria socialista para o local. O BE defende que o terreno, cinco ou seis vezes maior que a área de implantação das antigas piscinas, deve ser negociado e constituir o prolongamento do corredor verde do jardim da avenida.

Os outros grandes investimentos que constam do programa do Bloco são a reabilitação da Casa do Povo de Riachos, com a construção de um auditório para actividades artísticas, e um programa de requalificação dos campos de futebol do concelho para o fomento do futebol de formação, que prevê a instalação de pisos sintéticos no campos da Meia Via, outro em Riachos, campo da Cabrita em Lapas e conclusão do campo de jogos número 2 do estádio municipal. O Bloco diz ainda que o município deve custear, por inteiro, as obras da sede e ringue da UDR da Zona Alta.

A contratação de pessoal não docente para responder às necessidades dos centros escolares do concelho e de pessoal operativo para executar trabalhos de manutenção nos  espaços e equipamentos públicos, promover reuniões de câmara excusivamente públicas e com transmissão directa - assim como as das sessões da Assembleia Municipal -, promover uma reorganização do quadro de pessoal da autarquia com o objectivo de melhorar a funcionalidade dos serviços, com especial impacto no departamento de urbanismo e transferir os serviços municipais para o edifício do antigo hospital o mais rápido possível, foram algumas das propostas explicadas por João Carlos Lopes, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, na sua apresentação do programa.

Na sessão de apresentação do programa eleitoral do BE, que decorreu no auditório da biblioteca municipal, João Carlos Lopes garantiu que o mesmo “não foi feito à pressa” e referiu que o seu conteúdo se baseia no programa apresentado há quatro anos, mas numa versão melhorada em virtude da experiência adquirida ao longo destes últimos quatro anos.

Foram mencionados muitos outros aspectos que o BE considerará se vencer as eleições. O PEDU será reavaliado, afirma, por discordar da maioria das obras planeadas, nomedamente da destruição do Jardim Municipal “que é de todos” e "património de gerações de torrejanos". O BE prometeu uma nova forma de se fazerem orçamentos municipais, com base em receitas reais, uma maneira diferente de a câmara se relacionar com os munícipes e promete mais transparência. “As paredes da câmara municipal têm de ser de vidro”, ilustrou Helena Pinto.

A despoluição do rio Almonda, assunto com mais de 30 anos, tem de merecer uma acção mais assertiva, assim como a reabilitação do centro histórico, problema que tem sido alvo de inúmeros programas que não têm resolvido os problemas existentes.O BE diz que se for câmara inciará um processo de classificação das margens do Almonda, entre a ponte do Raro e a ponte das Ribeiras, numa primeira fase, como área de paisagem protegida e apoia a compra da Quinta de São Gião para nela ser instalado o parque urbano: "os terrenos dos Mesiões, onde ser queria fazer o parque, também são todos privados", disse o cabeça de lista à AM.

O BE anunciou que pretende se for câmara aumentar para 500 euros o apoio mensal às filarmónicas do concelho e à escola de música do Phydellius, associações que, refere, se têm assumido como “pilares da formação artística de jovens” e, relativamente à Escola de Música do Choral Phydellius, os bloquistas entendem que o seu potencial está limitado pelas instalações, defendendo que o actual edifício da câmara poderia assumir-se como uma excelente alternativa para a sua transformação em Conservatório de Música e Artes Performativas, de impacto regional, uma "aposta estratégica para Torres Novas".

Helena Pinto que é necessário uma mudança “ou continuamos como até aqui, sem rumo, e num faz de conta que se governa”. A candidata à câmara alertou para a importância de a câmara assumir a sua autoridade sem complexos, em temas sensíveis e graves como a poluição.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso »  2018-01-18 

A unidade dos concelhos do antigo distrito de Santarém, em qualquer quadro de reforma do território que venha a acontecer, mereceu a concordância da maioria dos eleitos da assembleia municipal de Torres Novas. A moção foi aprovada no passado dia 12, com votos do PS, BE, PSD, CDS e autarcas das freguesias.
(ler mais...)


CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida »  2018-01-11 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades hospitalares de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem em curso um aumento de capital em mais de oito milhões de euros “que será utilizado exclusivamente no pagamento de dívida vencida”, refere o gabinete de imprensa desta organização.
(ler mais...)


Yoga para bebés, no Entroncamento »  2018-01-11 


O município do Entroncamento promove um ciclo de Yoga para crianças, decorrendo as primeiras sessões já no próximo sábado, dia 13 de Janeiro, realizando-se as outras sessões nos dias 3 de Fevereiro e 3 de Março.
(ler mais...)


Poderes e interesses ameaçam a cidadania »  2018-01-05 

Os poderes instituídos e os altos interesses parecem estar sem freio, ameaçando cidadãos por “delito de opinião” com armas desproporcionadas. A imprensa local, tida como mais frágil e sensível à pressão dos poderes, parece estar também na mira de quem acha que pode tudo.
(ler mais...)


CDU e Bloco manifestam-se contra encerramento de balões e CTT na região »  2018-01-04 

As estruturas distritais da CDU e do BE manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o encerramento de balcões dos CTT em Alferrarede (Abrantes) e Alpiarça. Numa nota de imprensa, a CDU reclama o regresso à esfera pública dos CTT e o regresso do serviço postal “público, universal e de qualidade”.
(ler mais...)


Golegã: fábrica de vinagres começa ano com lançamento de novo produto »  2018-01-04 

A fábrica de vinagres e molhos da Golegã, a Mendes e Gonçalves – que detém a marca Paladim -, começa o ano de 2018 com lançamento de um novo produto no mercado dos vinagres. Trata-se se um vinagre de Sidra “100% natural e saboroso” e que, segundo a empresa, procura ir “ao encontro da tendência mundial da procura de produtos não processados e naturais”.
(ler mais...)


Constância: requalificação da frente ribeirinha previstas nas GOP »  2018-01-04 

As Grandes Opções do Plano (GOP) da câmara municipal de Constância, para 2018, prevêem, entre outros projectos, a reconversão da frente ribeirinha (margem do rio Zêzere) de Constância. Trata-se de um espaço privilegiado que, no Verão, é procurado por muita gente para momentos de lazer.
(ler mais...)


Ministro da Administração Interna vem a Santarém assinar protocolo de projecto-piloto para redução da acidentes rodoviários »  2018-01-04 

Eduardo Cabriata, recém-empossado ministro da Administração Interna, vem a Sanatrém na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro, presidir à cerimónia de apresentação do projecto para a promoção da segurança rodoviária na região da Lezíria do Tejo, bem como assinar protocolos com os municípios daquela região.
(ler mais...)


ÚLTIMA HORA Morreu Joaquim Canais Rocha »  2018-01-02 

Joaquim Canais Rocha, que contava 82 anos, morreu hoje,  terça-feira, dia 2, no hospital de Tomar onde se encontrava internado há algum tempo.

Figura histórica da imprensa local, Canais Rocha começou a trabalhar ainda muito jovem na velha tipografia do jornal O Almonda do largo do Salvador, onde se iniciou na profissão de tipógrafo.
(ler mais...)


Mitsubishi Fuso ofereceu três viaturas 4x4 a bombeiros »  2017-12-25 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada em Tramagal e pertencente ao Grupo Daimler, entregou na sexta-feira, 22 de Dezembro, três viaturas Canter 4x4 doadas pela empresa às Corporações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-01-18  Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso