• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 23 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Ter.
 28° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 27° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 29° / 11°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Bloco de Esquerda elege construção de piscinas de Verão como uma das prioridades

Sociedade  »  2017-09-13 

Terrenos de Rio Frio (ex-Nery) são a localização proposta

A candidatura do Bloco de Esquerda à câmara municipal de Torres Novas apresentou esta quarta-feira, dia 13 de Setembro, o programa eleitoral com vista às eleições autárquicas de 1 de Outubro.

O BE entende que o tempo dos grandes investimentos já passou e, por isso, a prioridade é cuidar e melhorar dos equipamentos que existem. Com efeito, o Bloco não se compromete com grandes obras, excepto uma: a construção de novas piscinas de lazer para o Verão. Um equipamento considerado essencial e que, segundo João Carlos Lopes, ficou esquecido no tempo. Os terrenos da antiga Casa Nery, junto ao rio Almonda, para onde o BE defende o prolongamento do Jardim Municipal, seria uma solução, disse.

Esta perspectiva do Bloco vai em sentido contrário à eventual instalação de uma grande superfície ou de prédios de habitação, opções já ventiladas pela maioria socialista para o local. O BE defende que o terreno, cinco ou seis vezes maior que a área de implantação das antigas piscinas, deve ser negociado e constituir o prolongamento do corredor verde do jardim da avenida.

Os outros grandes investimentos que constam do programa do Bloco são a reabilitação da Casa do Povo de Riachos, com a construção de um auditório para actividades artísticas, e um programa de requalificação dos campos de futebol do concelho para o fomento do futebol de formação, que prevê a instalação de pisos sintéticos no campos da Meia Via, outro em Riachos, campo da Cabrita em Lapas e conclusão do campo de jogos número 2 do estádio municipal. O Bloco diz ainda que o município deve custear, por inteiro, as obras da sede e ringue da UDR da Zona Alta.

A contratação de pessoal não docente para responder às necessidades dos centros escolares do concelho e de pessoal operativo para executar trabalhos de manutenção nos  espaços e equipamentos públicos, promover reuniões de câmara excusivamente públicas e com transmissão directa - assim como as das sessões da Assembleia Municipal -, promover uma reorganização do quadro de pessoal da autarquia com o objectivo de melhorar a funcionalidade dos serviços, com especial impacto no departamento de urbanismo e transferir os serviços municipais para o edifício do antigo hospital o mais rápido possível, foram algumas das propostas explicadas por João Carlos Lopes, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, na sua apresentação do programa.

Na sessão de apresentação do programa eleitoral do BE, que decorreu no auditório da biblioteca municipal, João Carlos Lopes garantiu que o mesmo “não foi feito à pressa” e referiu que o seu conteúdo se baseia no programa apresentado há quatro anos, mas numa versão melhorada em virtude da experiência adquirida ao longo destes últimos quatro anos.

Foram mencionados muitos outros aspectos que o BE considerará se vencer as eleições. O PEDU será reavaliado, afirma, por discordar da maioria das obras planeadas, nomedamente da destruição do Jardim Municipal “que é de todos” e "património de gerações de torrejanos". O BE prometeu uma nova forma de se fazerem orçamentos municipais, com base em receitas reais, uma maneira diferente de a câmara se relacionar com os munícipes e promete mais transparência. “As paredes da câmara municipal têm de ser de vidro”, ilustrou Helena Pinto.

A despoluição do rio Almonda, assunto com mais de 30 anos, tem de merecer uma acção mais assertiva, assim como a reabilitação do centro histórico, problema que tem sido alvo de inúmeros programas que não têm resolvido os problemas existentes.O BE diz que se for câmara inciará um processo de classificação das margens do Almonda, entre a ponte do Raro e a ponte das Ribeiras, numa primeira fase, como área de paisagem protegida e apoia a compra da Quinta de São Gião para nela ser instalado o parque urbano: "os terrenos dos Mesiões, onde ser queria fazer o parque, também são todos privados", disse o cabeça de lista à AM.

O BE anunciou que pretende se for câmara aumentar para 500 euros o apoio mensal às filarmónicas do concelho e à escola de música do Phydellius, associações que, refere, se têm assumido como “pilares da formação artística de jovens” e, relativamente à Escola de Música do Choral Phydellius, os bloquistas entendem que o seu potencial está limitado pelas instalações, defendendo que o actual edifício da câmara poderia assumir-se como uma excelente alternativa para a sua transformação em Conservatório de Música e Artes Performativas, de impacto regional, uma "aposta estratégica para Torres Novas".

Helena Pinto que é necessário uma mudança “ou continuamos como até aqui, sem rumo, e num faz de conta que se governa”. A candidata à câmara alertou para a importância de a câmara assumir a sua autoridade sem complexos, em temas sensíveis e graves como a poluição.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros »  2017-09-20 

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.
(ler mais...)


Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal »  2017-09-18 

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.
(ler mais...)


Constância: desporto aventura animou vila durante o festival das grandes rotas »  2017-09-18 

Actividades desportivas ao ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, marcaram o conjunto de iniciativas que decorreram em Constância entre os dias 9 e 17 de Setembro, no âmbito do festiva das grandes rotas – do Tejo e Zêzere.
(ler mais...)


Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto »  2017-09-17 

Um incêncio em zona de hortas e instalações agrícolas deflagrou hoje, cerca das onze horas da manhã, na zona de Rio Frio, imediamente junto ao viaduto que liga a avenida marginal ao largo Rossio, em Torres Novas.

As chamas tiveram início na margem direita do rio, em zona de matos e restolhos da encosta que sobe a São Domingos e acabaram por não atingir quaisquer bens dignos de nota.
(ler mais...)


Torres Novas: campistas celebram 50 anos »  2017-09-17 

Meio século. O Clube de Campismo Torrejano celebra este sábado, dia 23 de Setembro, meio século de existência, com a realização de um jantar (20 horas), para o qual estão convidados a participar todos os sócios e amigos do clube.
(ler mais...)


“As pessoas do campo ensinaram-me coisas espectaculares e que me valeram muito” »  2017-09-17 

Joaquim Santana, tem 82 anos - faz 83 no dia 27 de Setembro. Nasceu em Riachos em 1934 e dedicou quase toda a sua vida ao rancho folclórico de Riachos. No passado dia 27 de Agosto foi descerrada uma placa toponímica na qual está inscrito o seu nome, que passou também a ser nome de rua, junto ao Centro de Saúde.
(ler mais...)


Trânsito vai ser suspenso durante duas semanas na Avenida João Paulo II »  2017-09-14 

Os trabalhos de pavimentação da Avenida João Paulo II, na entrada de Torres Novas entre o nó da A23 e a rotunda de acesso às avenidas Andrade de Corvo e 25 de Julho, vão obrigar ao corte do trânsito naquela artéria entre os dias 18 de Setembro e o dia 2 de Outubro, no sentido Riachos-Torres Novas.
(ler mais...)


Constância: jardim de Camões alvo de reabilitação »  2017-09-14 

Estão prestes a iniciar-se os trabalhos de reabilitação do Jardim-Horto de Camões, anunciou a direcção da Casa-Memória de Camões em Constância. O espaço, projectado pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, é considerado o mais vivo e singular monumento erguido no mundo a um poeta.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD aposta em gestão “mais próxima” dos cidadãos na UF Santa Maria, Salvador e Santiago »  2017-09-14 

O PSD apresentou na terça-feira, dia 12 de Setembro, a candidatura à União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago (Torres Novas), num jantar que decorreu no Carreiro da Areia. Tiago Ferreira, cabeça-de-lista àquela assembleia de freguesia, apresentou as linhas gerais da candidatura que tem como lema “Coração e Determinação”.
(ler mais...)


Autárquicas: Presidente da Câmara de Ourém diz-se alvo de "estratégia armadilhada" para evitar a sua recandidatura »  2017-09-13 

O socialista Paulo Fonseca disse que foi alvo de uma "estratégia organizada e armadilhada" que conduziu à sua inelegibilidade ao município de Ourém, no distrito de Santarém, por decisão do Tribunal Constitucional (TC).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-09-17  Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto
»  2017-09-20  Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros
»  2017-09-18  Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal