• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: pavilhão desportivo meteu água e socialistas e social-democratas trocam acusações

Sociedade  »  2016-12-09 

A convivência política entre o Partido Socialista e Partido Social Democrata no Entroncamento tem sido de cortar à faca neste mandato que está a caminhar para fim. Talvez por isso, todos os episódios têm sido ultimamente aproveitados para se lançarem críticas mútuas.

 As recentes infiltrações no pavilhão municipal do Entroncamento que aconteceram no dia 3 de Dezembro, durante um jogo televisionado de futsal entre Sporting e Benfica, e que tiveram eco no país, não passaram em branco e criaram mais uma celeuma entre socialistas e social-democratas.

O PSD diz que o Entroncamento tornou-se motivo de “chacota” pelo pavilhão ter metido água durante aquele evento e o PS respondeu que a obra, concluída em 2007 (durante a gestão do PSD) nunca foi recebida definitivamente pelo município devido a infiltrações da cobertura que nunca foram resolvidas, acusando alguns de terem “memória curta”.

Num comunicado publicado na página do município, a maioria socialista lamenta o aproveitamento político que este caso proporcionou “no esforço de desresponsabilização do anterior executivo municipal”, lembrando alguns aspectos da construção do pavilhão.

A começar pelo tempo de construção do mesmo, que decorreu entre 1987 e concluída em 2005, tendo a obra sido efectuada em três fases.

Acresce que, frisa a equipa de Jorge Faria (PS) a cobertura do pavilhão foi incluída na segunda fase e recepcionada provisoriamente a 10 de janeiro de 2002, ficando uma garantia, por parte do empreiteiro, da boa execução dos trabalhos pelo período de cinco anos.

Assim, a receçpão definitiva da segunda fase deveria ter ocorrido a 10 de Janeiro de 2007 o que não aconteceu devido a infiltrações da cobertura que nunca foram resolvidas. “A obra nunca foi recebida definitivamente”.

O Partido Socialista recorda que a empresa construtora efectuou, em 2008, uma intervenção “insuficiente” o que obrigou a que dois anos depois, em 2010, o município tenha gasto 1400 euros (mais IVA) em trabalhos de reparação numa zona da cobertura. E, salientam, havia outras áreas da cobertura mal isoladas mas por falta de capacidade a câmara não conseguiu intervir.

Perante os problemas de infiltração no mês de Novembro foi feita uma impermeabilização nas zonas mais afectadas mas com as primeiras chuvas verificou-se que não foi suficiente.

Numa tentativa desesperada para tentar resolver alguns problemas, realizaram-se novos trabalhos de impermeabilização na semana que antecedeu o jogo, admitindo a câmara municipal que esperava um resultado diferente. “Tal não aconteceu e com um estado de tempo tão adverso permaneceram”, garantindo o executivo que está a procurar soluções para uma impermeabilização completa da cobertura do pavilhão municipal, assim como da do complexo das piscinas municipais, que também mete água. “Outra herança do anterior executivo”.

 

“Justificar o injustificável”
Para o PSD o actual executivo está a “tentar justificar o injustificável” e, segundo dizem em comunicado os social-democratas, a maioria socialista está tentar ocultar a falta de manutenção dos equipamentos públicos nos últimos três anos e mascarar a inactividade do trabalho do actual executivo “um triste episódio”.

Esta situação, sublinham, não é nova para os atletas da cidade que utilizam aquele equipamento mesmo depois de várias intervenções.

“Vergonhoso é a autarquia ter permitido que o Entroncamento se tornasse chacota por chover tanto no campo de jogo como na rua. Esta situação lesa de tal forma a imagem do município que só gente obstinada em branquear os factos das últimas semana é que permitiria que com tal estado do tempo o pavilhão fosse cedido para um jogo, ainda mais com transmissão em direto na televisão”, lê-se num comunicado do PSD.

Os social-democratas notam ainda que a construção de alvenaria e cobertura do pavilhão foi realizada entre 1987 e 2001, ou seja, durante quinze anos de poder socialista “o que nos faz compreender a vergonha que o PS tem na obra que tanto tempo levou a concretizar e que tão mal fez”.

Acrescentam que foi o PSD que resolveu o imbróglio em de concluir um pavilhão “incompleto, com falta de financiamento, com problemas graves, mal pensado origem e erradamente projectado. Esta foi a herança que o PS do Entroncamento deixou às gerações que têm usado o pavilhão e que agora recusa novamente, atribuindo culpas ao PSD, num claro gesto de imaturidade política”.

As críticas do PSD acentuam-se quando afirmam que o PS deitou por terra o investimento de tanta gente na credibilização do Entroncamento enquanto cidade do desporto. “Quem não ama a nossa terra, nem gosta daquilo que faz, nunca o pode fazer bem. E isso tem-se visto nos últimos três anos”.

FOTO: José Neves

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena