• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Hospital: regressam rumores sobre a saída da Pediatria para Abrantes

Sociedade  »  2020-06-14 

A gradual desqualificação do Hospital Rainha Santa Isabel (HRSI), de Torres Novas, volta a estar na ordem do dia e agora com um assunto que será determinante para a sua continuidade enquanto unidade hospitalar do CHMT a par das unidades de Abrantes e Tomar: a saída da urgência da Pediatria, a jóia da coroa do HRSI, de Torres Novas para Abrantes.

O assunto já roda nas chamadas redes sociais e o “diz que diz” é muitas vezes inimigo da realidade, mas quando o histórico e prestigiado antigo director da Pediatria de Torres Novas lança publicamente o aviso, é sinal de que alguma coisa se está a mover: “A Pediatria em Torres Novas só sobreviverá se tiver apoio de especialidades importantes como a anestesiologia e a ginecologia/ obstetrícia. É altura, como tem acontecido em Tomar e Abrantes, de os torrejanos serem mais bairristas no bom sentido da palavra. A única forma de valorizar esta unidade é criar o pólo materno-infantil com uma importante zona de influência. Não tenhamos dúvidas”. Foi desta forma que Aníbal Teixeira, pessoa algo reservada e que não fala por falar, se referiu à possibilidade da saída da Pediatria do CHMT de Torres Novas para o hospital de Abrantes.

É uma verdade que, a continuarem as coisas como estão, a maternidade em Abrantes não tem futuro. Os alarmes soaram com os dados demográficos e estatísticos conhecidos ultimamente, que ditam um acentuado decréscimo da população no concelho de Abrantes e limítrofes, e números de natalidade que ficam aquém dos de Torres Novas/Entroncamento/Alcanena. Em Torres Novas nascem mais bebés, e verificou-se que, com a estadia temporária da maternidade em Torres Novas, o número de partos da maternidade terá sido superior aos verificados quando ela se encontra em Abrantes. É um dado público que no mês de Abril realizaram-se em Torres Novas cerca de 70 partos a mais do que em Abrantes no mês homólogo do anopassado. Algumas mulheres que optariam por Leiria ou mesmo Coimbra, como acontece vulgarmente, neste contexto parecem ter escolhido ter os filhos em Torres Novas, enquanto aqui esteve a unidade de partos.

Neste cenário, e tendo em conta travar a crescente irrelevância da unidade de partos em Abrantes (a partir de um certo número de partos não pode funcionar), a estratégia será densificar os sectores médicos de apoio à maternidade, mantendo ou aumentando as especialidades associadas. A mudança da urgência pediátrica, de Torres Novas para Abrantes, seria uma manobra indispensável. Nesse sentido, terá sido pedido, por um director de serviços do CHMT, de Abrantes, um parecer à Ordem dos Médicos no sentido de esta agremiação se pronunciar sobre se existem condições para a manutenção da Pediatria no Hospital de Torres Novas. Ora, um parecer desta natureza e neste contexto, não é pedido só para passar o tempo.

HRSI: o parente pobre do CHMT

A verdade é que o Hospital Rainha Santa Isabel, de Torres Novas, parece arredado das decisões estratégicas que visam reforçar as unidades de Abrantes e Tomar. Em Torres Novas, nem para a tinta há dinheiro, mas isso seria irrelevante ao pé de outros sinais. Ainda há poucos meses o hospital de Tomar foi presenteado com um aparelho de TAC. Assim, só o hospital de Torres Novas não possui essa tecnologia, o que motivou uma posição política do PCP.  Os comunistas, através da Comissão Concelhia de Torres Novas do Partido Comunista Português, dirigiram há dias uma carta ao conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo reivindicando a aquisição e instalação de um equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Torres Novas, sublinhando os ganhos em comodidade e saúde para os utentes que tal representaria e recordando “que dos três hospitais do CHMT, apenas o de Torres Novas não dispõe daquela valência”.

Também há poucos dias, teve significado político a visita oficial da presidente da câmara de Tomar à unidade da cidade do Nabão, ouvindo por parte da administração do CHMT a vontade inequívoca de melhorar as valências daquele hospital. “O Serviço de Patologia Clínica [em Tomar], do Centro Hospitalar do Médio Tejo, é um dos mais capacitados do país”, referiu na oportunidade o presidente do conselho de administração do CHMT, falando da importância estratégica daquel serviço sedeado no Hospital de Nossa Senhora da Graça, em Tomar.

De resto, o CHMT foi agraciado há dias com a medalha de mérito municipal pelo Município de Abrantes, no dia da cidade, uma distinção justificada por Jorge Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, como “reconhecimento, orgulho e agradecimento para com o Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital de Abrantes, e para com todos os seus profissionais, nas mais diversas actividades.”

O JT contactou a assessoria de imprensa do CHMT para que confirmasse o pedido de parecer sobre a manutenção da Pediatria em Torres Novas, mas ainda não obteve resposta.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena