• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 30° / 13°
Períodos nublados
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  21° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Cem Soldos: SCOCS volta a organizar festival “Por estas bandas”

Cultura  »  2016-04-04 

O Sport Club Operário de Cem Soldos, Tomar, volta a promover o seus festival de música “Por estas bandas”, nos dias 9 e 10 de Abril. Trata-se de um evento de menor dimensão que o Bons Sons mas que, apesar da sua escala mais reduzida, se dedica igualmente à divulgação e valorização da música de produção independente e portuguesa.

O “Por estas bandas” privilegia o intercâmbio entre a produção musical da região com outros pólos do país, com um programa ambicioso e diversificado, estando previstos concertos de bandas de Barcelos e desta região, onde entram os torrejanos DOG´S BOLLOCKS. O programa inclui ainda sessões de debate sobre a música e os seus efeitos para as dinâmicas da região, concertos, conferências, workshops, showcases e uma exposição de artes visuais.

O cartaz musical foi estruturado com base na dinâmica de dois pólos regionais: a região do Médio Tejo, que é representada pelos Blues e Rock`n Roll, DOG´S BOLLOCKS, THE REAL BEAVERS e LODO, que actuam no Palco Tejo. A região de Barcelos faz-se representar pelo punk energético dos RATERE, a pop solar de DUQUESA, e pelas escolhas no DJ-SET da noite de sábado Lovers & Lollypops Sound System).

O “Por estas bandas” conta também com os showcases dos projectos A MÁQUINA e da banda cem soldense JUST UNDER que celebra10 anos de existência.

A organização convocou músicos, entidades instituições, organizadores dos principais festivais de música, produtores e agentes da comunicação social para integrar os painéis de três conferências para discutir diferentes temas relacionados com a produção de música, proporcionando o contacto privilegiado entre músicos e agentes ligados à produção musical nacional.

O primeiro painel das conferências reúne Hélio Morais (Linda Martini), Tiago Nalha (Festival Indie Music Fest) e João Pedro Viana (Festival NOS Alive), para discutir “Comunicação e Imagem” de projectos artísticos no Auditório de Cem Soldos (dia 10 de Abril, 15h), na uma sessão moderada pela Rita Morgado (BONS SONS). No mesmo dia, pelas 17h, são debatidas estratégias para gerir a evolução de projectos musicais, com base na experiência de Nuno Calado ( Antena 3), Afonso Simões (Filho Único), Luís Varatojo (A Naifa), e Pedro Valente (Azáfama) num debate moderado por Jorge Guerra e Paz (Fnac).

A relação entre o território e os eventos culturais é discutido no dia seguinte na conferência intitulada “Território e Festivais”, moderada por Rui Miguel Abreu (Revista Blitz) e assente participação de João Carvalho (Ritmos; Paredes de Coura), Hugo Ferreira (Omnichord),Márcio Laranjeira (Festival Milhões e Festa, Lovers & Lollypops) e Luís Ferreira (Bons Sons).

Estão ainda previstos dois workshops desenhados para dotar os participantes das melhores ferramentas para o desenvolvimento projectos musicais e facilitar o contacto privilegiado com músicos de referência nacional.

O primeiro workshop, versa sobre o desenvolvimento de projectos criativos e é dirigido pelo colectivo HAUS. No workshop "MAIS QUE UMA BANDA" (9 de Abril, 10h00) os PAUS partilham a sua experiência no desenvolvimento deste novo projecto criativo.No workshop "A GUITARRA CLÁSSICA NA CANÇÃO" (10 de Abril, 10h00) trabalha-se o desenvolvimento de ferramentas e soluções de integração da guitarra no universo da canção com o objectivo de potenciar a linguagem e personalidade musical dos participantes.

É dirigido por Luís Martins, um músico multifacetado que integra os Deolinda (entre outras bandas) e que compõe, em parceria com Pedro da Silva Martins, canções para artistas consagrados como António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, ou Hélder Moutinho.

Prevê-se duas modalidades de participação neste workshop: os participantes activos, que terão a oportunidade de demonstrar as suas composições e os participantes ouvintes que poderão assistir as 4h30 de sessão de trabalho, sendo os custos de 20 e 10 euros.
O acesso ao Por estas bandas custa 3 euros, ou 2, para sócios do SCOCS.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)