• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 07 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 30° / 14°
Períodos nublados
Qui.
 29° / 15°
Céu nublado
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Sofia Lisboa: "Nas apresentações que faço do meu livro tento passar uma mensagem de esperança"

Cultura  »  2015-03-26 

Um tipo grave de leucemia roubou a saúde a Sofia Lisboa, e ainda um filho que esperava (14 semanas), o emprego, o marido e a beleza, ainda que momentaneamente. Mas não levou tudo: poupou-lhe a vida, quando poucos acreditavam que fosse possível. Hoje diz estar a viver uma segunda vida e é sobretudo uma mensagem de esperança que a ex-vocalista dos Silence 4 diz querer transmitir a todos os lados onde que vai, quando apresenta o seu livro "Nunca desistas de viver".

Sofia Lisboa esteve em Vila Nova da Barquinha no passado dia 14 de Março, no auditório do Centro Cultural, para apresentar o livro que lançou no ano passado a propósito da traumática passagem por uma doença que lhe roubou quase tudo, menos a vida.

No final do Verão de 2011, num domingo, recebeu um telefonema: algo estava mal com umas análises que tinha feito, informara a sua médica. E o pior cenário confirmou-se. A Sofia Lisboa, na altura com 35 anos, tinha-lhe sido diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda. ”Num minuto está tudo bem, no outro tiram-nos tudo”, referiu Sofia, que regista ter passado por um episódio ”dramático”.

”O que tento transmitir com o livro é uma mensagem de esperança. Disseram-me que apenas um por cento das pessoas sobrevive. A princípio pensei: «bolas, estou condenada», mas a minha reacção, depois do choque inicial, foi «‘bora lá, vamos a isso».

Feito o diagnóstico, Sofia Lisboa, que estava grávida de 14 semanas, teve de interromper a gestação para ser submetida a uma bateria de tratamentos que durou cerca de três anos e meio. Nesse período o seu corpo transformou-se: engordou de forma abrupta, pelo corpo cresceram pêlos e a sua condição de mulher (na altura dava aulas de fitness num ginásio) ficou irremediavelmente abalada.

Um transplante de medula óssea da irmã foi o primeiro passo para o sucesso da recuperação e o resto conseguiu-se com determinação, alguma felicidade e com a ajuda dos médicos. ”Sei que não teria conseguido ultrapassar a doença sem o apoio dos profissionais de saúde, amigos e familiares, que estão referenciados no livro”.

Sofia Lisboa refere-se ao livro, de 208 páginas, como um documento ”cheio de episódios traumáticos” mas que também fala de coisas boas, já que aborda acontecimentos da sua vida no período anterior à doença.

Filha de pais emigrantes, Sofia nasceu em França e veio para Portugal aos 11 anos. ”Tive uma infância feliz e uma adolescência normal. Na fase adulta fui abalroada pelo sucesso da banda Silence 4, que ainda hoje detém alguns recordes em Portugal”.

Apesar de estar ainda em recuperação da forma física (emagreceu drástica e repentinamente), Sofia Lisboa não tem dúvidas de que está a viver uma segunda vida. ”Costumo dizer que estou a viver a crédito”, brincou.

Durante o período negro da sua vida, a ex-vocalista da banda de Leiria, formada no início dos anos 90, sentiu que era um fardo pesado para as pessoas mais próximas, mas hoje sente-se útil na transmissão de mensagens a pessoas que passam pelo mesmo problema que ela passou e que com ela se cruzam. Seja pessoalmente ou por via das redes sociais, na Internet.

Nesta sessão de apresentação do livro, na Barquinha, Sofia Lisboa não demorou muito mais do que cinco minutos para falar desse trabalho. Preferiu dedicar muito mais tempo às conversas particulares que teve com quem lhe pediu que autografasse o livro.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)