• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“A Força de Sentir”, o novo livro de António Rodrigues

Cultura  »  2020-06-12 

Não é um livro de memórias, mas é um livro cheio delas. António Rodrigues, nome que não precisa de maiores apresentações, apresentou na segunda-feira o seu mais recente livro, “A Força do Sentir”, numa cerimónia limitada pelas circunstâncias actuais, mas que teve honras de livreiro.

Com prefácio de Edite Estrela, sua amiga, e saudações de Xanana Gusmão, líder timorense, e de Jorge Santos, actual presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, o livro de António Rodrigues faz uma viagem pela sua história e pela história dos últimos anos de Torres Novas, duas linhas que inevitavelmente se cruzam e se acompanham.

“É um livro escrito por um torrejano para os torrejanos”, conta o antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas. Como tal, um livro onde encontramos muito da sua história pessoal desde a infância, da história do Clube Desportivo de Torres Novas, do qual foi dirigente, da câmara a que presidiu durante vinte anos e de todos os amigos que o ajudaram a ser o que é hoje: “É um testemunho que tenho de deixar. Não é um livro de memórias, mas também tem memórias. Não é um livro sobre a câmara, mas também falo dela, pois estive lá vinte anos. Foi um livro que deu muito trabalho a fazer, mas mais trabalho ainda deu a fazer o seu conteúdo”.

Consciente de que somos o que vivemos e de que nos vamos construíndo com as nossas experiências, vivências e até com quem nos rodeia, o livro de António Rodrigues começou por ser uma ode a todos quantos o ajudaram ao longo da sua vida: “O meu livro começou por ser um conjunto de micro-biografias das pessoas que me ajudaram ao longo da minha vida, porque nada se consegue sozinho. Uma coisa começou a puxar a outra”.

A apresentação da obra decorreu no espaço do alfarrabista “D’Outro Tempo”, em Torres Novas, propriedade de Adelino Pires, que deixou a sua apreciação sobre o livro do ex-autarca: “Estamos perante um ensaio auto-biográfico. É a narrativa na primeira pessoa, que se vai cruzando no tempo e no espaço com os outros. As melhores páginas acontecem quando António Rodrigues se retira da narrativa (...). Foge-lhe o pé quando fala dele próprio e emerge quando fala dos outros”.

Histórias e personagens
Gente ligada à autarquia (Pedro Lobo Antunes ou Carlos Tomé, Conceição Almeida ou Manuel Piranga), amigos do futebol (Joaquim Matias Pedro, Joaquim Canais Rocha, José Maria Zuzarte Reis, Joaquim Godinho), da política, da família e amigos (Joaquim Rodrigues Bicho, Rui Hortênsio, Amílcar Fialho, Joaquim Paiva), são alguns dos muitos nomes de pessoas que merecem destaque próprio nas páginas do livro, em jeito de agradecimento e amizade.

Mas o livro tem início com dois capítulos que memorizam a infância e a adolescência do antigo autarca, com bastante informação sobre o bairro de Santo António, o seu movimento antigo cheio de lojas e ofícios, as personagens da época, a presença da feira de Março, a periferia rural da eira do Barrará. Dois capítulos, também com muita informação detalhada, dizem respeito à passagem de Rodrigues pelo Clube Desportivo de Torres Novas, com algumas histórias bem curiosas, e obviamente pela Câmara Municipal, onde o autor descreve em pormenor as vitórias eleitorais e o ciclo das obras autárquicas que marcaram os 20 anos entre 1994 e 2013.

Finalmente, surgem dois capítulos dedicados a Cabo Verde e Timor, com exuberantes descrições das belezas paisagísticas e da realidade humana daqueles países, ponteadas por retratos de personagens que Rodrigues foi encontrando nas deambulações por aqueles territórios.

A fechar, um pequeno capítulo com algumas considerações sobre “o futuro para Torres Novas”, sem qualquer indicação explícita de que o ex-autarca esteja ou não a ponderar o seu regresso à política local.

O lançamento oficial de “A Força do Sentir” ficará para depois quando, estados de calamidade à parte, for possível juntar numa sala todos aqueles que Rodrigues gostaria de ter presentes. Inês Vidal

foto de Luís Miguel Lopes

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble