• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 28 de Maio de 2017
Pesquisar...
Qua.
 33° / 14°
Claro
Ter.
 27° / 12°
Claro
Seg.
 26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: Tim (Xutos & Pontapés) e Tributo aos Pink Floyd são destaques musicais das festas

Cultura  »  2017-03-02 

As festas do concelho de Constância, que decorrerão nos próximos dias 15, 16 e 17 de Abril, terão este ano como destaques musicais Tim, dos Xutos & Pontapés, HMB, Ferro & Fogo e a banda de tributo aos Pink Floyd.

As festas, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem  - devoção associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital -, terá como novidade a tenda jovem, espaço onde será possível prolongar a animação noturna.

Destaque ainda para as ruas floridas, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a Mostra Nacional de Artesanato e a Mostra de Doces Sabores, as tasquinhas típicas, diversas exposições, e a chegada das embarcações a Constância, bem como o espectáculo piromusical a encerrar as festas que têm como ponto alto as cerimónias religiosas que têm lugar na segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) - Missa Solene, Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Origens do culto que há 30 anos se revive
Nossa Senhora da Boa Viagem era a quem recorriam os pescadores e transportadores marítimos/fluviais para pedir protecção para as viagens rio acima. Foi, portanto, dos perigos da navegação que nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre tendo sido introduzidos variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Digressão de Salvador Sobral passa por Torres Novas »  2017-05-15 

A recém anunciada digressão de Salvador Sobral, o cantor que cantou e encantou no passado sábado, no Festival da Eurovisão que decorreu em Kiev, na Ucrânia, passa por Torres Novas no dia 16 de Setembro, um espectáculo que integra a programação do Teatro Virgínia para os últimos quatro meses do ano.
(ler mais...)


Dia Internacional dos Museus assinalado em Torres Novas »  2017-05-15 

O Museu Municipal Carlos Reis, de Torres Novas, promove esta quarta-feira, 18 de Maio (14h30) uma jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as “histórias difíceis” nos museus e sobre os museus.

“The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus versa sobre omissões, selecções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as coleções dos “grandes museus” e algumas das histórias controversas do museu de cá.
(ler mais...)


Pedro Barroso vai ser distinguido com Medalha de Honra de carreira, pela SPA »  2017-05-15 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) escolheu atribuir a Pedro Barroso a Medalha de Honra de carreira "como forma de reconhecimento da sua actividade como autor e pelo exemplo e estimulo que ela representa para a comunidade dos autores portugueses.
(ler mais...)


Mação: documentário coproduzido por Instituto Terra e Memória (ITM) reconhecido pelo “amplo trabalho de investigação científica” »  2017-05-11 

O documentário “Hand Pas - Mãos do Passado”, coproduzido pelo Instituto Terra e Memória, de Mação, ganhou o Viriato de Prata no II Festival de Cinema Arqueológico de Castilla e Leão que decorreu entre 5 e 7 de Maio em Zamora, Espanha.
(ler mais...)


Vhils e Manuel João Vieira à conversa em Vila Nova da Barquinha sobre arte no espaço público »  2017-05-10 

O ARTEJO, um projecto artístico com a comunidade, vai realizar os primeiros eventos públicos nos próximos dias 16 e 17 de Maio, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Artistas consagrados como Alexandre Farto (Vhils) ou Manuel João Vieira, vão estar à conversa com a população em quatro assembleias comunitárias a realizar nas quatro freguesias do concelho.
(ler mais...)


Documentário de Bob Dylan, hoje, na biblioteca de Torres Novas »  2017-05-05 

Integrado no ciclo de cinema “Ícones da Música”, evento que está a decorrer até ao dia 19 de Maio e que é promovido pelo Cine-Clube de Torres Novas, em parceria com o município, é exibido esta sexta-feira, 5 de Maio, o documentário dobre Bob Dylan, recentemente agraciado com o Prémio Nobel da Literatura, pela academia sueca.
(ler mais...)


Coral Sinfónico de Portugal apresenta Requiem de Verdi, no Virgínia »  2017-05-02 

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 14 de Maio um concerto pelo Coral Sinfónico de Portugal (CSP), dirigido pela maestrina Saraswati. O concerto deste ano apresenta “uma das obras mais icónicas da expressão musical da época romântica,” o Requiem de Guiseppe Verdi.
(ler mais...)


Etnografia e folclore discutidos em Tramagal »  2017-04-23 

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português para a Região do Alto Ribatejo promove no próximo dia 29 de Abril uma sessão de trabalho sobre folclore e etnografia, um conversa subordinada ao tema “O traje, o seu uso e conservação”, na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Tramagal, das 14h00 às 18h30.
(ler mais...)


Meia Via: teatro estreia comédia no dia 29 de Abril e afirma compromisso de manter actividade teatral »  2017-04-21 

O Teatro da Meia não pára e prepara-se para apresentar um novo trabalho, já no dia 29 de Abril (21h30). Trata-se de uma comédia “Falar a Verdade a Mentir”, uma produção que nasce a partir de um texto de Almeida Garrett e que “promete fazer soltar muitas gargalhadas”.
(ler mais...)


Torres Novas: «Galopes da Vida» apresentado na biblioteca municipal »  2017-04-21 

A biblioteca de Torres Novas acolhe, no dia 26 de Abril (18h30), a sessão de apresentação do livro de poesia «Galopes da Vida», de José Pedro Oliveira, um trabalho já lançado em Dezembro de 2016.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)