• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!”

Sociedade  »  2020-07-03 

Movimento “P la Nossa terra” apresentou-se hoje em Torres Novas

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.

O Movimento “P’ la Nossa Terra” fez finalmente a sua apresentação pública hoje à noite, no edifício do antigo hospital, com António Rodrigues acolitado pelo seu estado-maior, “um grupo de torrejanos que o vem acompanhando há quatro anos para pensar Torres Novas” e em que se destacam Aníbal Teixeira, pediatra e Fernando Zuzarte Reis, Carlos Pereira de Sousa (radiologista),  Carlos Cunha (actor), Hélder Higino (gerente bancário), Micael Ferreira e Nuno Rodrigues (empresários), Carla Correia (formadora), João Pereira de Sousa (docente do ensino superior), entre outros.

Rodrigues começou por referir que é a primeira vez, em mais de 40 anos de democracia, que surge em Torres Novas um movimento independente com vista a uma eventual candidatura aos órgãos municipais e que o grupo que agora o acompanha reúne-se desde 2016, quando estava em cima da mesa o seu eventual regresso às lides autárquicas.

 “Não estamos a apresentar a candidatura de ninguém, não sei se serei candidato”, disse de forma veemente o antigo autarca, perante a insistência dos jornalistas. “Sou militante do PS, Torres Novas está a ser mal governada” – reiterou, mas não se quis comprometer com qualquer decisão. As críticas à actual gestão do concelho foram surgindo, com Rodrigues a afirmar que “Torres Novas perdeu toda a sua dimensão em matéria educativa e cultural” e que a actual liderança não está preparada para gerir o município num contexto de crise que é transversal ao país.

 As críticas mais contundentes foram para o urbanismo da câmara, “que afugenta os empresários e os munícipes” e para o divórcio com a NERSANT, “que fez levar as Start-up para Santarém e trata mal as empresas”. Também, perante muita insistência dos jornalistas sobre o programa e as ideias do movimento, Rodrigues disse que a sua preocupação estrutural será “a captação de empresas e a criação de riqueza” para manter os jovens em Torres Novas.

 O antigo autarca não quis alongar-se sobre o estado das relações com o seu antigo vice-presidente, Pedro Ferreira (“não sei”, disse”), mas na hora do balanço, e a pedido de uma jornalista, afirmou que “a gestão do município não é má, é péssima”, e que “o povo vê, não é cego”, referindo-se a alguns aspectos da gestão municipal socialista.

O Movimento, disse vai continuar o seu trabalho de reflexão sobre o concelho e a seu tempo se verá a viabilidade ou oportunidade de se transformar numa candidatura autárquica.

Para o Movimento PNT, justifica-se “o exercício do direito e até a obrigação cívica do debate de tudo quanto tem a ver com a evolução da nossa terra em todas as vertentes do seu desenvolvimento e administração” e porque, argumentam ainda os independentes, “nos tempos que correm, faz falta em Torres Novas uma apreciação crítica associada a uma visão de futuro credível, assente numa estratégia séria e profunda para o que ambicionamos para o nosso concelho”.

O PNT diz aceitar que “os partidos são os pilares basilares da nossa e de qualquer democracia e, por isso, credores de todo o respeito”, mas que o debate não se esgota nas forças partidárias, “muito em particular quando estão em causa questões de índole local ou concelhia”.

Na sua apresentação nas redes sociais, o movimento diz ainda que “há quatro anos que este grupo de cidadãos, residente no concelho de Torres Novas, se encontra e reúne com regularidade”.

De facto, nas últimas eleições autárquicas (2017) esteve iminente o regresso de António Rodrigues, mas a concelhia socialista liderada por Luís Silva votou por ampla maioria o nome de Pedro Ferreira para candidato do PS, seguindo aliás as orientações do secretário-geral do partido, António Costa, de manter como candidatos os presidentes em exercício.

Nessa ocasião, Rodrigues assegurou que o seu regresso se baseava no acordo feito com Pedro Ferreira em 2013, segundo o qual o actual presidente da câmara faria apenas um mandato para permitir que Rodrigues voltasse.

Rodrigues sondado para Santarém

À margem das preocupações dos socialistas locais, António Rodrigues foi há cerca de dois meses sondado pela direcção nacional do PS para a hipótese de ser o candidato socialista na antiga capital do distrito, já que Santarém está a braços com dificuldades para encontrar um candidato que consiga fazer recuperar, para o PS, aquele antigo bastião socialista.

 O JT confirmou junto de fontes ligadas à concelhia de Santarém do PS que a sondagem, encomendada pela direcção nacional do partido, foi efectivamente realizada nos últimos dias e que António Rodrigues integrava a lista de nomes constantes no inquérito, e da qual fazia parte, por exemplo, o conceituado neurocirurgião scalabitano Carlos Calado.

(fotografias de Luís Miguel Lopes)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril