• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Comissão Nacional de Eleições diz que maioria socialista faz batota eleitoral

Sociedade  »  2017-06-05 

PSD queixou-se dos “outdoors” do PEDU, CNE manda Pedro Ferreira retirá-los

 Os “outdoors” de projectos do PEDU espalhados pela cidade são considerados acções de campanha eleitoral a beneficiar uma candidatura em detrimento das outras. A Comissão Nacional de Eleições deu provimento a queixa do PSD e dá 48 horas para Pedro Ferreira mandar retirar os placards.

Quando há umas semanas a cidade acordou cheia de “outdoors” gigantes com fotografias de “projectos” do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, à indignação de muitos cidadãos juntou-se também o protesto de alguns dos partidos de oposição. Para estes, a gestão camarária socialista estava a utilizar meios públicos para beneficiar a candidatura do PS, afixando cartazes avaliados por conjunto em dezenas de milhares de euros com desenhos de “projectos” que ainda não o são, e relativos a obras que poderão até nem ser feitas, isto tudo em ano eleitoral.

O PSD de Torres Novas formulou uma queixa junto da Comissão Nacional de Eleições CNE) e a deliberação deste órgão tomada em plenário no passado dia 30 de Maio, é taxativa: «De acordo com o disposto no artigo 38º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais os princípios da neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão vinculadas são especialmente reforçados a partir da publicação, no Diário da República, do decreto que marca a data das eleições». Recorda o CNE que o diploma estipula ainda que «a partir desta publicação é também proibida a publicidade institucional por parte dos órgãos do Estado e da Administração Pública de actos, programas, obras ou serviços, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública».

Considera a CNE que os factos que lhe foram participados «podem ainda ser entendidos como uma intervenção da autarquia no sentido de promover uma candidatura em detrimento de outras, não garantindo, assim, o cumprimento dos deveres de neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão obrigadas».

A conclusão é drástica para maioria socialista: «Ordena-se ao senhor presidente da Câmara Municipal de Torres Novas que providencie a sua remoção [dos placards]  no prazo de 48 horas, por violação daqueles deveres e do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de Julho, uma vez que já está em curso o processo eleitoral»

PSD fala em “desgoverno”

Em nota distribuída à imprensa, já depois da deliberação da Comissão Nacional de Eleições, o PSD local acusa a maioria socialista de “desgoverno”. “As escolhas do executivo PS no município de Torres Novas, nestes últimos meses de mandato, ficam-se apenas e só pelos gastos supérfluos em publicidade enganosa, com o único intuito de interferir de uma forma desigual perante todos os restantes partidos, na formação da vontade dos cidadãos para o livre exercício do direito de voto. Como denunciado, a colocação de outdoors com promessas futuras a 5 meses das eleições constitui uma forma de publicação que é susceptível de configurar propaganda”, consideram os social democratas, tecendo os argumentos que estiveram na origem da queixa, e denunciando “o sentido eleitoralista do executivo PS, o qual sem pudor algum e com recurso ao erário público, vai prometendo o qua ainda nem sequer passa de projectos".

Em contraste, o PSD diz que “foi gritante a falta de assistentes operacionais nas escolas básicas do concelho, muitas estradas do concelho necessitam de ser recondicionadas, a CMTN não tem um parque de máquinas minimamente suficiente para dar apoio às 10 juntas do concelho, um muro à entrada da cidade levou anos a ser reconstruido, a zona industrial de Riachos continua a aguardar ter condições que permitam a implantação de empresas", enquanto o executivo PS “entretêm-se a gastar dinheiro de todos nós, na elaboração e colocação de estruturas publicitárias na cidade”.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA