Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-f063dd4e): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Comissão Nacional de Eleições diz que maioria socialista faz batota eleitoral

Sociedade  »  2017-06-05 

PSD queixou-se dos “outdoors” do PEDU, CNE manda Pedro Ferreira retirá-los

 Os “outdoors” de projectos do PEDU espalhados pela cidade são considerados acções de campanha eleitoral a beneficiar uma candidatura em detrimento das outras. A Comissão Nacional de Eleições deu provimento a queixa do PSD e dá 48 horas para Pedro Ferreira mandar retirar os placards.

Quando há umas semanas a cidade acordou cheia de “outdoors” gigantes com fotografias de “projectos” do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, à indignação de muitos cidadãos juntou-se também o protesto de alguns dos partidos de oposição. Para estes, a gestão camarária socialista estava a utilizar meios públicos para beneficiar a candidatura do PS, afixando cartazes avaliados por conjunto em dezenas de milhares de euros com desenhos de “projectos” que ainda não o são, e relativos a obras que poderão até nem ser feitas, isto tudo em ano eleitoral.

O PSD de Torres Novas formulou uma queixa junto da Comissão Nacional de Eleições CNE) e a deliberação deste órgão tomada em plenário no passado dia 30 de Maio, é taxativa: «De acordo com o disposto no artigo 38º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais os princípios da neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão vinculadas são especialmente reforçados a partir da publicação, no Diário da República, do decreto que marca a data das eleições». Recorda o CNE que o diploma estipula ainda que «a partir desta publicação é também proibida a publicidade institucional por parte dos órgãos do Estado e da Administração Pública de actos, programas, obras ou serviços, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública».

Considera a CNE que os factos que lhe foram participados «podem ainda ser entendidos como uma intervenção da autarquia no sentido de promover uma candidatura em detrimento de outras, não garantindo, assim, o cumprimento dos deveres de neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão obrigadas».

A conclusão é drástica para maioria socialista: «Ordena-se ao senhor presidente da Câmara Municipal de Torres Novas que providencie a sua remoção [dos placards]  no prazo de 48 horas, por violação daqueles deveres e do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de Julho, uma vez que já está em curso o processo eleitoral»

PSD fala em “desgoverno”

Em nota distribuída à imprensa, já depois da deliberação da Comissão Nacional de Eleições, o PSD local acusa a maioria socialista de “desgoverno”. “As escolhas do executivo PS no município de Torres Novas, nestes últimos meses de mandato, ficam-se apenas e só pelos gastos supérfluos em publicidade enganosa, com o único intuito de interferir de uma forma desigual perante todos os restantes partidos, na formação da vontade dos cidadãos para o livre exercício do direito de voto. Como denunciado, a colocação de outdoors com promessas futuras a 5 meses das eleições constitui uma forma de publicação que é susceptível de configurar propaganda”, consideram os social democratas, tecendo os argumentos que estiveram na origem da queixa, e denunciando “o sentido eleitoralista do executivo PS, o qual sem pudor algum e com recurso ao erário público, vai prometendo o qua ainda nem sequer passa de projectos".

Em contraste, o PSD diz que “foi gritante a falta de assistentes operacionais nas escolas básicas do concelho, muitas estradas do concelho necessitam de ser recondicionadas, a CMTN não tem um parque de máquinas minimamente suficiente para dar apoio às 10 juntas do concelho, um muro à entrada da cidade levou anos a ser reconstruido, a zona industrial de Riachos continua a aguardar ter condições que permitam a implantação de empresas", enquanto o executivo PS “entretêm-se a gastar dinheiro de todos nós, na elaboração e colocação de estruturas publicitárias na cidade”.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”