Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-f063dd4e): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 02 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 35° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Qui.
 38° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  34° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Comissão Nacional de Eleições diz que maioria socialista faz batota eleitoral

Sociedade  »  2017-06-05 

PSD queixou-se dos “outdoors” do PEDU, CNE manda Pedro Ferreira retirá-los

 Os “outdoors” de projectos do PEDU espalhados pela cidade são considerados acções de campanha eleitoral a beneficiar uma candidatura em detrimento das outras. A Comissão Nacional de Eleições deu provimento a queixa do PSD e dá 48 horas para Pedro Ferreira mandar retirar os placards.

Quando há umas semanas a cidade acordou cheia de “outdoors” gigantes com fotografias de “projectos” do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, à indignação de muitos cidadãos juntou-se também o protesto de alguns dos partidos de oposição. Para estes, a gestão camarária socialista estava a utilizar meios públicos para beneficiar a candidatura do PS, afixando cartazes avaliados por conjunto em dezenas de milhares de euros com desenhos de “projectos” que ainda não o são, e relativos a obras que poderão até nem ser feitas, isto tudo em ano eleitoral.

O PSD de Torres Novas formulou uma queixa junto da Comissão Nacional de Eleições CNE) e a deliberação deste órgão tomada em plenário no passado dia 30 de Maio, é taxativa: «De acordo com o disposto no artigo 38º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais os princípios da neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão vinculadas são especialmente reforçados a partir da publicação, no Diário da República, do decreto que marca a data das eleições». Recorda o CNE que o diploma estipula ainda que «a partir desta publicação é também proibida a publicidade institucional por parte dos órgãos do Estado e da Administração Pública de actos, programas, obras ou serviços, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública».

Considera a CNE que os factos que lhe foram participados «podem ainda ser entendidos como uma intervenção da autarquia no sentido de promover uma candidatura em detrimento de outras, não garantindo, assim, o cumprimento dos deveres de neutralidade e imparcialidade a que todas as entidades públicas estão obrigadas».

A conclusão é drástica para maioria socialista: «Ordena-se ao senhor presidente da Câmara Municipal de Torres Novas que providencie a sua remoção [dos placards]  no prazo de 48 horas, por violação daqueles deveres e do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 72-A/2015, de 23 de Julho, uma vez que já está em curso o processo eleitoral»

PSD fala em “desgoverno”

Em nota distribuída à imprensa, já depois da deliberação da Comissão Nacional de Eleições, o PSD local acusa a maioria socialista de “desgoverno”. “As escolhas do executivo PS no município de Torres Novas, nestes últimos meses de mandato, ficam-se apenas e só pelos gastos supérfluos em publicidade enganosa, com o único intuito de interferir de uma forma desigual perante todos os restantes partidos, na formação da vontade dos cidadãos para o livre exercício do direito de voto. Como denunciado, a colocação de outdoors com promessas futuras a 5 meses das eleições constitui uma forma de publicação que é susceptível de configurar propaganda”, consideram os social democratas, tecendo os argumentos que estiveram na origem da queixa, e denunciando “o sentido eleitoralista do executivo PS, o qual sem pudor algum e com recurso ao erário público, vai prometendo o qua ainda nem sequer passa de projectos".

Em contraste, o PSD diz que “foi gritante a falta de assistentes operacionais nas escolas básicas do concelho, muitas estradas do concelho necessitam de ser recondicionadas, a CMTN não tem um parque de máquinas minimamente suficiente para dar apoio às 10 juntas do concelho, um muro à entrada da cidade levou anos a ser reconstruido, a zona industrial de Riachos continua a aguardar ter condições que permitam a implantação de empresas", enquanto o executivo PS “entretêm-se a gastar dinheiro de todos nós, na elaboração e colocação de estruturas publicitárias na cidade”.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-02  Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos