• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 28 de Maio de 2017
Pesquisar...
Qua.
 33° / 14°
Claro
Ter.
 27° / 12°
Claro
Seg.
 26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: programa de incentivos à regeneração urbana apresentado à população

Sociedade  »  2015-06-01 

Diversos moradores do centro histórico de Torres Novas marcaram presença na segunda sessão pública de apresentação do projecto de reabilitação urbana da cidade, que decorreu na praça o peixe, na última sexta-feira (26 de Maio), à noite.

Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal (PS) e uma equipa de técnicos da autarquia de diversos serviços, falaram do programa e das suas particularidades. Incentivos fiscais com isenção de IMI durante pelo menos cinco anos, isenção do IMT, simplificação burocrática, apoio técnico e  acesso facilitado a programas de financiamento para obras de reabilitação são algumas das vantagens para os proprietários que pretendam melhorar os imóveis.

Para reunir as condições de acesso aos incentivos os proprietários têm de garantir que as habitações a intervir subam pelo menos dois degraus no patamar de classificação. É feita uma vistoria anterior à reabilitação, que os classifica em cinco níveis (péssimo, mau, médio, bom e excelente) e, depois de concluídas as obras, o aspecto tem de ser francamente melhor. Por exemplo, se um prédio for classificado de médio, a classificação final tem de ser excelente.

Entretanto, amanhã, terça-feira (15h30), realiza-se no auditório da Nersant (em Torres Novas) um seminário sobre reabilitação urbana, onde vão estar representes de alguns municípios da região que falarão de casos práticos. Pedro Ferreira, cuja presença chegou a ser anunciada, não vai estar por se deslocar a Lisboa, aos estúdios da RTP, par afalar da feira medieval no programa “Há tarde”, conduzido por Herman José.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


CDS preocupado com segurança ferroviária na Estação do Entroncamento »  2017-05-28 

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca e Hélder Amaral questionam a tutela sobre alegados problemas de segurança na área envolvente à Estação do Entroncamento.
(ler mais...)


Torres Novas: câmara investe quase 50 mil euros em viatura e máquina eléctrica »  2017-05-28 

Torres Novas foi uma das 117 autarquias do país que se candidatou ao “Fundo Ambiental” com o objectivo de adquirir uma viatura comercial de dois lugares, eléctrica, bem como uma máquina lavadora-aspiradora eléctrica para limpeza de espaços públicos e de 3 pontos de carregamento de veículos eléctricos.
(ler mais...)


Abrantes: associação de desenvolvimento local tem 1,5 milhões para gerir »  2017-05-28 

À TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, foi concedida uma linha de 1,5 milhões de euros no âmbito no novo programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, verba destinada a projectos para a criação, modernização ou expansão de micro e pequenas empresas.
(ler mais...)


Andaram a derrubar sinais de trânsito »  2017-05-28 

Não é que estas coisas mereçam grande publicidade mas fica aqui o resgisto de mais um acto de vandalismo na cidade de Torres Novas. Aconteceu na madrugada deste sábado: pela calada da noite houve quem se entretesse a derrubar sinais de trânsito, no parque de estacionamento do hipermercado Modelo.
(ler mais...)


Torres Novas: Filipa Rodrigues é a candidata da CDU à câmara municipal »  2017-05-26 

Está desfeita a dúvida, se é que existia: Ana Filipa Rodrigues, de 38 anos, vereadora da CDU na câmara municipal de Torres Novas em substituição de Carlos Tomé, é a natural candidata às próximas eleições autárquicas, tendo a apresentação pública sido realizada esta sexta-feira, 26 de Maio, no jardim municipal - junto à esplanada do Razões.
(ler mais...)


"Sangue novo” na direcção da UDR Zona Alta »  2017-05-24 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) tem uma nova direcção desde o dia 17 de Maio. João António, ligado ao basquetebol (treinador e coordenador) foi a figura que se chegou à frente para assumir a direcção deste emblemático clube, não só de Torres Novas, mas da cidade.
(ler mais...)


Câmara nega isenção de taxas à Turrisconta para conferência de Xanana no Virgínia »  2017-05-23 

A Câmara Municipal negou hoje, 23, isentar do pagamento de taxas a empresa Turrisconta, propriedade de António Rodrigues, que pretendia realizar no Teatro Virgínia uma conferência coma presença de Xanana Gusmão, antigo presidente da República e primeiro-ministro de Timor Leste e amigo pessoal do antigo presidente da Câmara de Torres Novas entre 1994 e 2013.
(ler mais...)


Biatle: circuito “Portugal Tour” psssou por Torres Novas »  2017-05-22 

A cidade de Torres Novas recebeu pela quarta vez uma etapa do Circuito Nacional de Biatle, prova que decorreu nas piscinas municipais e jardim das rosas, contando com a presença de 200 atletas, em representação de 11 equipas.

Nesta terceira etapa - que serviu de apuramento para o Campeonato de Europa, que se realiza em Setúbal, entre os dias 14 e 16 de Julho, e para o Campeonato do Mundo que se realiza este ano no norte de Espanha, na cidade de Lugo entre os dias 7 e 10 de Setembro -, a escola de triatlo de Torres Novas esteve representada por cerca de 70 atletas nos vários escalões.
(ler mais...)


Lapas: trabalhos arqueológicos a decorrer nas grutas »  2017-05-22 

Estão a decorrer sondagens arqueológicas no âmbito do projecto de valorização das Grutas de Lapas, anunciou a câmara municipal num comunicado de imprensa. Além do acompanhamento arqueológico que decorrerá com a execução da empreitada, foi adjudicada a realização de várias sondagens para recolha de dados e elementos que complementem o programa expositivo que integrará o futuro Centro de Interpretação das grutas, projecto recentemente apresentado.
(ler mais...)


Empresa de Abrantes venceu “Challenger Nersant” »  2017-05-22 

A CBI, empresa de Abrantes dedicada ao fabrico dos travões, foi a vencedora da 21.ª edição do “Challenger NERSANT”, que decorreu na passada sexta-feira e sábado, em Torres Novas e Alcanena. A Mitsubishi garantiu o 2.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-05-26  Torres Novas: Filipa Rodrigues é a candidata da CDU à câmara municipal
»  2017-05-23  Câmara nega isenção de taxas à Turrisconta para conferência de Xanana no Virgínia
»  2017-05-24  "Sangue novo” na direcção da UDR Zona Alta