• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 27 Janeiro 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 12° / 1°
Céu limpo
Dom.
 12° / 1°
Céu limpo
Sáb.
 13° / 2°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  14° / 3°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcatrão à maluca: para quem é bacalhau basta

Sociedade  »  2021-07-26 

A população de Alcorochel e de Charneca penou anos e anos por ver repavimentada a estrada (na verdade era uma picada) que liga as duas localidades. Chegados ao ano de eleições, lá veio o alcatrão a tresandar a caça aos votos, mas a habilidade não tinha sido perfeita e tinha o seu quê de bizarro.

Quando se pensava que o troço a repavimentar teria início no largo onde efectivamente começa a estrada para a Charneca, afinal o alcatrão seria colocado apenas no largo Alto Pina, deixando uns parcos 150 metros de fora, aquela linda paisagem de rua esventrada bem no coração da aldeia.

Mais pressão menos ameaça dos pobres indígenas, lá se reconsiderou e os 150 metros deixados para trás foram bafejados com a sorte que a foto documenta, bem como a rua do Alto Pina, que liga este largo ao Areeiro.

Mas, para a maioria instalada na Câmara de Torres Novas, as aldeias são uma espécie de sertão lá para o fim do mundo e os seus habitantes tratados como crianças, a quem se dá uma guloseima para os calar. Mas não, mesmo em aldeias como Alcorochel, as pessoas percebem que existem passeios, ou que deveriam existir passeios e que as ruas não servem só para passar carros. Assim como na cidade, lá em Torres Novas.

Eis então o alcatrão, de parede a parede, sem passeios (estamos a falar do centro da aldeia) para as pessoas se deslocarem ao largo, à farmácia ou às lojas. Tecnicamente, a via vai de parede a parede. Caso alguém seja atropelado, nada pode fazer, porque ninguém pode provar onde acaba a via para os veículos e começa o passeio ou a via pedonal, porque simplesmente não existem. É tudo para os carrinhos. Neste troço e no outro.

Em caso de acidente, resta às vítimas processarem cível e criminalmente o presidente da Câmara, o vereador do sector das obras e os técnicos que validaram um projecto de repavimentação de uma via no centro da aldeia sem lugar para as pessoas, e que é uma autêntica armadilha para os peões.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.
(ler mais...)


Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação” »  2023-01-20 

“Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de mobilidade urbana sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões, na Silvã, na cidade de Torres Novas”, diz o BE em comunicado, adiantando que de imediato dirigiu uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas, mas infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua, sublinham os bloquistas.
(ler mais...)


Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados »  2023-01-17 

A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu, em 2020, o antigo edifício da CGD por 200.000 euros com o objectivo de aí instalar a StartUp de Torres Novas, dando vida ao centro histórico da cidade e assumindo-se como espaço privilegiado de criação de modelos de negócios, de licenciamento e criação de empresas.
(ler mais...)


Sexta d´Ideias debate sexualidades »  2023-01-11 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas regressa aos debates Sexta d´Ideias. O ano abre com o tema "Sexualidades e Identidades", sexta, nos antigos paços do concelho, às 21 horas. Gonçalo Cavalheiro, Jessica Vassalo e Júlia Pereira, com moderação de Ana Alves.
(ler mais...)


PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO »  2023-01-09 

CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO

ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCATÓRIA

De acordo com os estatutos em vigor, convocam-se todos os associados do Clube de Campismo Torrejano para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 19 de Janeiro de 2023, pelas 19.
(ler mais...)


Associação do Património debate património industrial »  2023-01-05 

 “Debates e Práticas sobre Património Industrial” é o tema do próximo Encontro do Solstício, o espaço de reflexão e discussão que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove duas vezes por ano, e que se realiza no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 21H30, na sua sede do Largo do Paço.
(ler mais...)


Natal alegre na rua da Levada »  2022-12-23 

Tem sido uma semana de animação e alegria, aquela que é proporcionada por alguns comerciantes da rua da Levada no sentido chamar quem passa a dar atenção ao comércio tradicional.

Um Pai Natal e alguns músicos assentaram por estes dias frente à loja da Fótica, dando um pequeno toque de alegria à rua e encantando miúdos e graúdos.
(ler mais...)


Um pão nosso todos os dias »  2022-12-16 

Anuncia que diariamente tem ao dispor dos clientes pão de trigo, pão de rama (centeio, cevada, trigo), chapatas pequenas, bolinhas de passas, focaccia, pão com chouriço, pão com chouriço vegetariano, barras de sésamo, rolos de canela.
(ler mais...)


Oposição ignorada na visita dos deputados do PS a Torres Novas »  2022-12-06 

Podia ser uma fotografia da família PS à espera da hora da visita para ir ver o doente, mas não:  saõ os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Santarém que vieram a Torres Novas para visitar a Câmara Municipal, o que causou a indignação da oposição, que não foi informada da visita dos parlamentares.
(ler mais...)


Jasmim: um oásis de beleza e bons sabores »  2022-12-03 

Passado o tempo justo que conduz à calma navegação que só se afirma depois das euforias iniciais, muitas vezes enganadoras e de julgamento precipitado, impunha-se a visita ao “Jasmim”, acantonado no largo do Paço com entrada pela rua José Vasconcelos Correia, local privilegiado do centro da vila onde outrora, às segundas-feiras, acorriam milhares de pessoas a circular em volta dos enormes cachos de bananas, expostos logo ali no largo em frente, pintos e galinhas lá atrás, e onde estacionava toda a sorte de vendedores que davam vida a um dos polos do antigo mercado municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-01-17  Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados
»  2023-01-21  Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira
»  2023-01-05  Associação do Património debate património industrial
»  2023-01-09  PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO
»  2023-01-20  Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação”