• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 17 Agosto 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 39° / 21°
Céu limpo
Sex.
 38° / 21°
Céu limpo
Qui.
 34° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Quase mil assinaturas contra a vedação da nascente do rio Almonda

Sociedade  »  2022-06-14 

Um grupo de jovens ligados às causas ambientais entregou na segunda-feira, na assembleia municipal de Torres Novas, um abaixo assinado que recolheu cerca de 900 assinaturas em defesa do rio Almonda e em concreto contra a vedação da nascente do rio, colocada pela empresa Renova há uns anos.

Para os peticionários, “a Renova impede ilegalmente o acesso público à nascente do rio Almonda, tendo-a vedado com uma rede metálica e, embora a nascente do rio esteja em terrenos da Renova, a empresa não pode impedir o acesso e uso da água do rio, até porque a “barragem” para captação de água do rio para a fábrica da Renova foi feita antes de qualquer licença”.

O grupo Um Colectivo, pela voz de Mariana Franco Fernandes, entregou uma proposta de recomendação à Câmara, que a Assembleia Municipal votaria, mas como o assunto não estava agendado, o presidente comprometeu-se a agendá-la para uma próxima reunião daquele órgão.

A recomendação sublinha que o Município “deve liderar e empenhar-se na concretização de um plano de requalificação da zona da Nascente do Rio Almonda”, cujas acções imediatas seriam a pavimentação adequada da estrada pública até próximo da nascente, o acesso livre e público à nascente, com a negociação para a retirada da vedação metálica e a criação de condições para a fruição visual da nascente e sua envolvência, acautelando a segurança através de meios normais como os avisos aos visitantes e o diálogo com os proprietários de algumas edificações em ruínas com vista à limpeza das mesmas. “Sem perder de vista”, diz a recomendação, de a médio prazo, vir a ser a elaborado um plano de pormenor de reabilitação urbanística e paisagística do núcleo histórico do Moinho da Fonte, que inclua um programa de recuperação do edificado ainda existente e a libertação de todo o leito do rio, com a deslocalização dos pavilhões fabris que o cobrem para a nova unidade da Zibreira.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: cinco mil euros para apoiar esterilização de cães e gatos »  2022-08-16 

 Termina no dia 15 de Setembro o prazo para entrega das candidaturas ao programa de apoio financeiro para esterilização de animais de companhia, no caso cães e gatos, machos e fêmeas. O município reservou para 2022 uma verba de cinco mil euros destinados ao reembolso financeiro que são de 87,50 euros para esterilização de cadelas, 75 euros para esterilização de cães, 50 euros para esterilização de gatas e 25 euros para esterilização de gatos.
(ler mais...)


Alcanena: Museu do Curtume conserva materiais »  2022-08-16 

Tiveram início, no dia 2 de Agosto, os trabalhos de conservação, higienização e desinfestação do espólio em madeira do Museu do Curtume. O edifício do museu alberga um espólio que conta a história e a própria evolução do saber-fazer e da indústria dos curtumes no concelho de Alcanena e que constitui um dos mais importantes testemunhos para a constituição do futuro núcleo museológico do “Projecto Couros”.
(ler mais...)


Fundação dá prémio ao melhor aluno admitido medicina »  2022-08-16 

A Fundação Maria Isabel e Renato Gameiro atribui, a partir de 2022 e com carácter anual, o prémio “Dr. Renato Gameiro”, no valor pecuniário de 1.500 euros, ao aluno que seja admitido no curso de medicina com a melhor classificação.
(ler mais...)


Médica agredida na Chancelaria »  2022-08-08 

A médica Sandra Matorino foi agredida por um utente na passada quarta-feira, quando se encontrava a dar consultas no posto de saúde de Chancelaria, Torres Novas.

Segundo o JT apurou, a dado momento a médica saiu do seu consultório para ver o que se passava na sala de espera, alertada por uma altercação entre o funcionário administrativo e um utente.
(ler mais...)


Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol »  2022-08-03 

Vai a enterrar amanhã, no cemitério de Torres Novas, Carlos Manuel Silva (“Pinhão”), figura de destaque do futebol da região nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Começou por jogar as “escolas” do Clube Desportivo de Torres Novas e só nos amarelos jogou oficialmente, mas enquanto esteve a estudar em Lisboa foi campeão nacional de juniores de ténis de mesa, ao serviço do SL Benfica, corria a década de 60.
(ler mais...)


Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios” »  2022-08-01 

 Na reunião da assembleia municipal de Torres Novas do passado dia 27 de Julho, a eleita pela CDU Cristina Tomé reafirmou o que dissera há cerca de um mês e meio sobre a política de despedimentos da Renova.

Nessa reunião, a militante do PCP afirmara que “já desde há algum tempo que a Renova não contrata ninguém, aliás despede, utilizando formas muito pouco claras para o efeito”, denunciando que a empresa recorre a empresas de trabalho temporário para contratar trabalhadores.
(ler mais...)


Riachos: cortejo da Bênção do Gado é domingo »  2022-07-29 

A preparar-se para os últimos dias do calendário festivo desta edição, a festa da Bênção do Gado aguarda o dia mais esperado, o “cortejo da Bênção do Gado”, sempre apresentado como o momento mais marcante da festa, cerimónia que se realiza no domingo, dia 31 de Julho.
(ler mais...)


Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova »  2022-07-28 

A assembleia municipal de Torres Novas, reunida ontem quarta-feira, tomou uma deliberação de significado político tremendo: aprovou quase por unanimidade uma recomendação à Câmara que esteve na base de um abaixo-assinado de quase mil assinaturas exigindo o acesso público à nascente do rio Almonda.
(ler mais...)


Bloco quer agricultura intensiva com avaliações de impacto ambiental e laboral »  2022-07-24 

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, exigiu hoje que as explorações agrícolas que usam o método intensivo e superintensivo sejam sujeitas a “avaliações de impacto” a nível ambiental e laboral.
(ler mais...)


Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista »  2022-07-23 

Morreu ontem, aos 98 anos de idade, José Duarte da Piedade, natural da freguesia da Brogueira, histórico militante anti-fascista, operário e escritor.

Segundo uma nota da concelhia de Torres Novas, José Duarte da Piedade “era o mais idoso e antigo militante do Partido Comunista Português no concelho de Torres Novas, tendo aderido ao Partido nos anos 40 quando havia um núcleo do partido na sua terra, a Brogueira”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-07-28  Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova
»  2022-08-08  Médica agredida na Chancelaria
»  2022-08-01  Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios”
»  2022-08-03  Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol
»  2022-07-23  Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista