• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Joaquim da Piedade Venâncio, o "professor Venâncio"

Sociedade  »  2022-03-06 

Professor, antigo autarca, cidadão torrejano, Joaquim da Piedade Venâncio morreu hoje, 6 de Março, aos 90 anos de idade. Residia actualmente na Brogueira, sua terra natal.

O antigo professor nasceu em 1931, diplomou-se pela Escola do Magistério Primário de Lisboa e ensinou em Algés, Ulme, Alpiarça e Torres Novas, tendo leccionado também na antiga escola do magistério primário de Torres Novas. Como professor, destacou-se pelo seu humanismo e bonomia, traduzidos por um grande respeito pelos alunos, em oposição a professores que, na mesma época, usaram a violência mais abjecta que deixou marcas tenebrosas em muitas crianças da vila. Aliás, o prefácio do livro que Joaquim Venâncio escreveu há cerca de cinco anos, era nem mais nem menos uma crónica publicada por José Ricardo Costa, no JORNAL TORREJANO, em que o cronista, seu aluno da escola primária em finais dos anos 60, evidenciava o grande carácter de Joaquim Venâncio como professor.

Em 1974, meses antes do 25 de Abril, Joaquim da Piedade Venâncio integrou o último executivo municipal no regime anterior, mas foi depois da revolução que se evidenciou como autarca, sendo eleito por três vezes vereador em executivos liderados por Casimiro Gomes Pereira (1979, 1982 e 1985), sempre como vice-presidente da Câmara, mantendo o mesmo cargo nas eleições seguintes (1988) sob a liderança autárquica de Arnaldo Santos. Foi também presidente da assembleia Municipal e tinha sido, logo em 1974, fundador local do PSD.

Foi colaborador de O ALMONDA e cronista do JORNAL TORREJANO durante muitos anos. Arredado das lides políticas, dedicou-se ao voluntariado na Liga dos Amigos do Hospital, de que foi co-fundador.Em finais dos anos 90, em entrevista ao JT, Joaquim Venâncio explicava que não tinha escolhido ser professor como primeira opção, porque queria ser advogado, mas como o pai era cavador e a mãe camponesa, e o dinheiro não abundava, “as sardinhas eram partidas ao meio, às vezes em três”, não tinha tido outra hipótese. “O meu pai era um homem com recursos muito limitados, mas como eu, fisicamente era muito franzinito, não possuía aptidões para trabalhar no campo, ele mandou-me para o (colégio) Andrade Corvo”, contava, para acrescentar que tinha tido uma vida dura de início: “Houve uns anos da minha vida que rebentaram comigo. Corria da escola primária para o Andrade Corvo, depois ia dar aulas na Telescola, em Riachos, e à noite tinha um curso de alfabetização de adultos. Fiz isto durante anos seguidos. Os filhos estavam a estudar, os vencimentos eram escassos e, para conseguirmos ter uma vida mais ou menos, tinha de ser assim”.

Na mesma entrevista contava como nunca foi partidário do anterior regime e sofreu consequências disso: “Na altura das eleições de 1958, era professor em Ulme, o presidente da Câmara da Chamusca era o dr. Amaral Neto, que chegou a presidir à então Assembleia Nacional. Ele convocou algumas pessoas de Ulme, entre elas eu, para uma sessão de esclarecimento. Depois da palestra, pediu-nos que distribuíssemos as listas de Américo Tomás. Recusei, desculpando-me de que não conhecia as pessoas. Custou-me um pouco cara esta atitude. Como ainda por cima me chamavam o sr. Delgado, por eu ser da Brogueira, o tesoureiro das finanças aconselhou-me a pedir uma audiência ao presidente. Fui recebido e ele só me respondeu que assumisse os meus actos. Passados poucos dias, bateram-me à porta dois homens, com certeza da Pide. Confirmaram o meu nome e perguntaram-me onde morava o médico. Não sei o que se passou, mas algum tempo depois o dr. Pereira Vaz foi para Pontével e eu, no fim do ano, fui colocado em Alpiarça. Em 1960 ou 61 vim, então, para Torres Novas”

Depois do 25 de Abril, diz que optou por entra para o PSD por ser socialista não marxista e o PS afirmava-se marxista: “Verifiquei que, por exemplo, Maria de Lurdes Pintasilgo ou Pereira de Moura, que tinham sido procuradores à Câmara Corporativa, eram pessoas de esquerda. Eu nunca tinha sido nada disso e queria intervir politicamente, pelo menos enquanto era mais novo, agora já estou um pouco cansado. Comecei por ler os programas partidários. Li Marx, “O Manifesto do Partido Comunista” e ainda peguei n’ “O Capital”, mas era muito complicado. Marx era um filósofo e estes a escrever são uma coisa diabólica. Inteirei-me daquilo tudo e conclui que marxista não era, embora concorde com algumas posições. Não fui para o PS porque inicialmente ele era um partido socialista marxista, agora se calhar estava tão bem no PS como no PSD, mas naquela altura não era assim. O PPD afirmava-se como socialista não marxista. Ora, se era e sempre fui uma pessoa humilde, os meus pais eram pobres, eu não poderia ser um indivíduo de direita. Então, o PPD agradou-me, os filiados também e inscrevi-me.

Sobre a sua participação na gestão camarária, recorda que foram feitas duas escolas secundárias, a Artur Gonçalves e a de Riachos, a Escola Profissional, as primárias em Lapas, o Museu Municipal na Casa Mogo, a residência de estudantes, as primeira e segunda fases da despoluição do Almonda, obras estas que foram fundamentais para a reabilitação do rio.

O funeral de Joaquim da Piedade Venâncio ainda não está marcado. À família, o JT envia sentidas condolências.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos