Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-ccc60a06): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 14 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 30° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 15°
Céu limpo
Ter.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Joaquim da Piedade Venâncio, o "professor Venâncio"

Sociedade  »  2022-03-06 

Professor, antigo autarca, cidadão torrejano, Joaquim da Piedade Venâncio morreu hoje, 6 de Março, aos 90 anos de idade. Residia actualmente na Brogueira, sua terra natal.

O antigo professor nasceu em 1931, diplomou-se pela Escola do Magistério Primário de Lisboa e ensinou em Algés, Ulme, Alpiarça e Torres Novas, tendo leccionado também na antiga escola do magistério primário de Torres Novas. Como professor, destacou-se pelo seu humanismo e bonomia, traduzidos por um grande respeito pelos alunos, em oposição a professores que, na mesma época, usaram a violência mais abjecta que deixou marcas tenebrosas em muitas crianças da vila. Aliás, o prefácio do livro que Joaquim Venâncio escreveu há cerca de cinco anos, era nem mais nem menos uma crónica publicada por José Ricardo Costa, no JORNAL TORREJANO, em que o cronista, seu aluno da escola primária em finais dos anos 60, evidenciava o grande carácter de Joaquim Venâncio como professor.

Em 1974, meses antes do 25 de Abril, Joaquim da Piedade Venâncio integrou o último executivo municipal no regime anterior, mas foi depois da revolução que se evidenciou como autarca, sendo eleito por três vezes vereador em executivos liderados por Casimiro Gomes Pereira (1979, 1982 e 1985), sempre como vice-presidente da Câmara, mantendo o mesmo cargo nas eleições seguintes (1988) sob a liderança autárquica de Arnaldo Santos. Foi também presidente da assembleia Municipal e tinha sido, logo em 1974, fundador local do PSD.

Foi colaborador de O ALMONDA e cronista do JORNAL TORREJANO durante muitos anos. Arredado das lides políticas, dedicou-se ao voluntariado na Liga dos Amigos do Hospital, de que foi co-fundador.Em finais dos anos 90, em entrevista ao JT, Joaquim Venâncio explicava que não tinha escolhido ser professor como primeira opção, porque queria ser advogado, mas como o pai era cavador e a mãe camponesa, e o dinheiro não abundava, “as sardinhas eram partidas ao meio, às vezes em três”, não tinha tido outra hipótese. “O meu pai era um homem com recursos muito limitados, mas como eu, fisicamente era muito franzinito, não possuía aptidões para trabalhar no campo, ele mandou-me para o (colégio) Andrade Corvo”, contava, para acrescentar que tinha tido uma vida dura de início: “Houve uns anos da minha vida que rebentaram comigo. Corria da escola primária para o Andrade Corvo, depois ia dar aulas na Telescola, em Riachos, e à noite tinha um curso de alfabetização de adultos. Fiz isto durante anos seguidos. Os filhos estavam a estudar, os vencimentos eram escassos e, para conseguirmos ter uma vida mais ou menos, tinha de ser assim”.

Na mesma entrevista contava como nunca foi partidário do anterior regime e sofreu consequências disso: “Na altura das eleições de 1958, era professor em Ulme, o presidente da Câmara da Chamusca era o dr. Amaral Neto, que chegou a presidir à então Assembleia Nacional. Ele convocou algumas pessoas de Ulme, entre elas eu, para uma sessão de esclarecimento. Depois da palestra, pediu-nos que distribuíssemos as listas de Américo Tomás. Recusei, desculpando-me de que não conhecia as pessoas. Custou-me um pouco cara esta atitude. Como ainda por cima me chamavam o sr. Delgado, por eu ser da Brogueira, o tesoureiro das finanças aconselhou-me a pedir uma audiência ao presidente. Fui recebido e ele só me respondeu que assumisse os meus actos. Passados poucos dias, bateram-me à porta dois homens, com certeza da Pide. Confirmaram o meu nome e perguntaram-me onde morava o médico. Não sei o que se passou, mas algum tempo depois o dr. Pereira Vaz foi para Pontével e eu, no fim do ano, fui colocado em Alpiarça. Em 1960 ou 61 vim, então, para Torres Novas”

Depois do 25 de Abril, diz que optou por entra para o PSD por ser socialista não marxista e o PS afirmava-se marxista: “Verifiquei que, por exemplo, Maria de Lurdes Pintasilgo ou Pereira de Moura, que tinham sido procuradores à Câmara Corporativa, eram pessoas de esquerda. Eu nunca tinha sido nada disso e queria intervir politicamente, pelo menos enquanto era mais novo, agora já estou um pouco cansado. Comecei por ler os programas partidários. Li Marx, “O Manifesto do Partido Comunista” e ainda peguei n’ “O Capital”, mas era muito complicado. Marx era um filósofo e estes a escrever são uma coisa diabólica. Inteirei-me daquilo tudo e conclui que marxista não era, embora concorde com algumas posições. Não fui para o PS porque inicialmente ele era um partido socialista marxista, agora se calhar estava tão bem no PS como no PSD, mas naquela altura não era assim. O PPD afirmava-se como socialista não marxista. Ora, se era e sempre fui uma pessoa humilde, os meus pais eram pobres, eu não poderia ser um indivíduo de direita. Então, o PPD agradou-me, os filiados também e inscrevi-me.

Sobre a sua participação na gestão camarária, recorda que foram feitas duas escolas secundárias, a Artur Gonçalves e a de Riachos, a Escola Profissional, as primárias em Lapas, o Museu Municipal na Casa Mogo, a residência de estudantes, as primeira e segunda fases da despoluição do Almonda, obras estas que foram fundamentais para a reabilitação do rio.

O funeral de Joaquim da Piedade Venâncio ainda não está marcado. À família, o JT envia sentidas condolências.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas