• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 06 Dezembro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 18° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 16° / 13°
Céu nublado com chuva moderada
Qua.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara já mudou para o edifício do antigo hospital

Sociedade  »  2022-09-09 

Em nota de imprensa de ontem, dia 9 de Setembro, a câmara municipal de Torres Novas informa o público e os torrejanos que os novos Paços do Concelho já estão instalados no edifício do antigo hospital da Misericórdia. O comunicado diz exactamente que “os serviços municipais anteriormente instalados na Rua General António César Vasconcelos Correia já se encontram em pleno funcionamento nos novos Paços do Concelho (antigo hospital), situado no Largo das Forças Armadas, n.º 1, 2350-754 Torres Novas”.

A nota informa que, apesar desta mudança da generalidade dos serviços municipais, mantém-se no agora antigo edifício dos paços do concelho, da rua do Conde de Torres Novas, os serviços de Associativismo, Juventude e Cidadania, o Gabinete de Apoio às Freguesias, a Startup Torres Novas e a Estratégia Local de Habitação, enquanto o Serviço Municipal de Proteção Civil permanece no mesmo local. Também o serviço do urbanismo não se mudou ainda para os novos Paços do Concelho, o que deverá acontecer brevemente em resultado dos compromissos assumidos pela Câmara, por deliberação, com os herdeiros de José Vassalo, para a instalação de um núcleo de arte moderna do museu municipal no edifício da antiga biblioteca, onde se contra o urbanismo, em troca da cedência de um espólio de milhares de peças artísticas por parte da família do artista.

 O edifício que é agora Paços do Concelho resultou da requalificação do antigo hospital da Misericórdia, construído nos finais do século XIX no local onde tinha existido anteriormente o convento do Carmo, já demolido à data da construção do Hospital. Depois do 25 de Abril, com a nacionalização da saúde, o hospital da Misericórdia, que já era fortemente suportado pelo Estado, passou a integrar o serviço nacional de saúde, mantendo a categoria de “hospital distrital”, tal como os hospitais de Santarém, Tomar e Abrantes.

 Com a saída do hospital para o novo edifício das Cotôas, o protocolo assinado com o Estado, ainda no século XIX, mandava que tudo revertesse para o Estado caso a actividade prevista para o edifício a construir no espaço cedido fosse alterada. No entanto, em vez desta reversão para o Estado prevista no protocolo do século XIX, um decreto especial de José Sócrates permitiu que o Estado vendesse à Misericórdia um imóvel que, à letra do acordo, tinha revertido automaticamente para o domínio do Estado.

 Para mais informações, contacte através do telefone 249 839 430 ou do email geral@cm-torresnovas.pt

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Oposição ignorada na visita dos deputados do PS a Torres Novas »  2022-12-06 

Podia ser uma fotografia da família PS à espera da hora da visita para ir ver o doente, mas não:  saõ os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Santarém que vieram a Torres Novas para visitar a Câmara Municipal, o que causou a indignação da oposição, que não foi informada da visita dos parlamentares.
(ler mais...)


Jasmim: um oásis de beleza e bons sabores »  2022-12-03 

Passado o tempo justo que conduz à calma navegação que só se afirma depois das euforias iniciais, muitas vezes enganadoras e de julgamento precipitado, impunha-se a visita ao “Jasmim”, acantonado no largo do Paço com entrada pela rua José Vasconcelos Correia, local privilegiado do centro da vila onde outrora, às segundas-feiras, acorriam milhares de pessoas a circular em volta dos enormes cachos de bananas, expostos logo ali no largo em frente, pintos e galinhas lá atrás, e onde estacionava toda a sorte de vendedores que davam vida a um dos polos do antigo mercado municipal.
(ler mais...)


Câmara vai mesmo gastar 16 mil numa jantarada »  2022-11-24 

Num momento em que se apela à poupança em todos os sectores, a Câmara de Torres Novas vai gastar 16 mil euros num jantar para os funcionários, uma atitude que deixa incomodados muitos desses mesmos funcionários. Oposição votou contra.
(ler mais...)


Intermarché: gerência explica-se em comunicado à imprensa »  2022-11-20 

Em face das notícias que vêm sendo publicadas por vários órgãos de comunicação social, a gerência do Intermarché de Torres Novas fez chegar às redacções um comunicado em modo de "direito de resposta", que publicamos na íntegra, podendo os nossos leitores confrontar o seu conteúdo com o comunicado da Câmara Municipal, a que demos também eco, para que retirem as conclusões que entenderem.
(ler mais...)


Chaminés do Intermarché: Pedro Ferreira diz que “é chocante” (actualizada) »  2022-11-20 

A Câmara de Torres Novas já reagiu à destruição do património industrial torrejano da antiga fábrica de António Alves, as duas chaminés, confirmando que tudo foi feito à margem da legalidade.
(ler mais...)


A resistência das democracias - jorge carreira maia »  2022-11-20  »  Jorge Carreira Maia

A democracia liberal tem vindo a ser submetida a um conjunto de desafios que, não poucas vezes, parecem pôr em causa a sua capacidade de, num futuro próximo, resistir à avalancha de tiranias que existem um pouco por todo o lado.
(ler mais...)


Incrível: Chaminés da António Alves foram derrubadas »  2022-11-19 

Aquilo que nunca estaria na imaginação dos torrejanos como possível, aconteceu: as duas icónicas chaminés da antiga fábrica António Alves foram derrubadas hoje, sábado.

No local decorrem obras para a futura nova loja do Intermarché, na várzea grande dos Mesiões, e nada fazia crer neste desenlace já que o projecto aprovado pela Câmara obrigava à manutenção das duas chaminés, memórias importantes do património industrial torrejano.
(ler mais...)


Rodrigues propõe piscinas de verão nos terrenos de Rio Frio (antiga Nery) »  2022-11-08 

Num momento em que o litígio acerca dos terrenos de Rio Frio, onde estava a antiga Casa Nery, parece encaminhado para um fim feliz, António Rodrigues propõe que naquela margem do rio sejam construidas as piscinas de verão de Torres Novas.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra fez recuar 16 mil euros para jantarada dos funcionários da Câmara »  2022-11-05 

Fazia parte da ordem de trabalhos da reunião do executivo da semana passada uma proposta de Pedro Ferreira para atribuição de 16 mil euros de subsídio ao fundo social dos trabalhadores da autarquia, destinados ao pagamento do habitual jantar de Natal, jantar este que até há poucos anos era pago pelos participantes até se tornar numa escancarada manobra política de caça ao voto, com a câmara a custear o manjar.
(ler mais...)


Obras maravilhosas »  2022-11-04 

Este troço da Rua do Centro Republicano já ficou atranvancado com uma cunha que se mete no meio da rua porque há uns 20 anos não se chegou a acordo com o proprietário para a venda de um pedaço de terra inútil, um triângulo com cerca de 1,80 m por 4 metros, uma miséria de 4 ou 5 metros quadrados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-11-20  Intermarché: gerência explica-se em comunicado à imprensa
»  2022-11-19  Incrível: Chaminés da António Alves foram derrubadas
»  2022-11-20  Chaminés do Intermarché: Pedro Ferreira diz que “é chocante” (actualizada)
»  2022-11-24  Câmara vai mesmo gastar 16 mil numa jantarada
»  2022-12-06  Oposição ignorada na visita dos deputados do PS a Torres Novas