• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 13 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 27° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 27° / 15°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor

Sociedade  »  2020-07-02 

“Chegou ao conhecimento do BE que, na rua de São José, em Riachos, está a decorrer uma obra que aparentemente não tem licença de construção. Desloquei-me ao local e verifiquei que, por um lado, a obra está em adiantado estado de execução e por outro, que o aviso camarário está em estado avançado de degradação, impossibilitando o acesso às informações nele constantes, como se pode comprovar pelas fotografias. No entanto, dá para perceber que se refere a uma “comunicação prévia”. Pergunto: o que se passa com esta situação? Existe licenciamento ou não?” – foi desta forma que a vereadora do Bloco, Helena Pinto, confrontou a maioria socialista, na reunião do passado dia 23, sobre uma obra de grandes dimensões sem licença, mostrando as fotografias da obra aos socialistas.

Luís Silva, o vice-presidente, primeiro disse desconhecer a situação e até pediu à vereadora para depois lhe mandar as fotografias “porque ajudava”, mas aos poucos identificou a obra e confirmou que não tinha licença. Garantiu que iria comunicar à fiscalização para se deslocar ao local o mais rapidamente possível. O presidente, que inicialmente também não estava a ver do que se tratava, lá conseguiu lembrar-se e assegurou que, sendo assim, “a obra teria de ser embargada”.

Os factos: uma obra de grandes dimensões, numa das vias mais importantes e movimentadas de Riachos, está há meses em construção sem a devida licença. Aparentemente, a fiscalização da câmara é de tal modo incompetente que não viu uma obra daquelas dimensões. O vereador do urbanismo nem estava a ver o que era e também não teve ninguém que o informasse. Depois, aos poucos, Luís Silva e Pedro Ferreira foram-se lembrando dos factos.

Mais factos: No mês de Fevereiro, durante a visita do bispo de Santarém a Riachos, Pedro Ferreira, Luís Silva e Joaquim Cabral estiveram no local  numa espécie de lançamento de primeira pedra do que viria a ser a obra, conta o jornal O RIACHENSE. Sabiam que não havia nenhuma licença emitida para a construção. Passados quatro meses, não deram por uma construção daquela dimensão sem licença e na reunião do dia 23, a princípio nem estavam a ver bem o que era.

O vice-presidente da câmara, Luís Silva, assegurou que ia mandar a fiscalização rapidamente e o presidente da câmara informou que ia embargar a obra. Desconhece-se, nesta data, se já o fizeram e se já foram aplicadas contra-ordenações com vista à arrecadação das coimas previstas na lei, que os autarcas vão escrupulosamente cumprir.

Entretanto, e já depois de o assunto ter sido falado na reunião do executivo municipal, o cenário que se vê na fotografia que acompanha esta peça foi alterado: uma protecção de ráfia foi colocada a tapar visualmente o local das obras, sobre o murete junto ao passeio, mas não está afixado, como é de lei, qualquer placard a indicar o que se trata. Este é outro detalhe que vai ser resolvido numa questão de horas pelo vereador do urbanismo, certamente. Luís Silva, escrupuloso no cumprimento da lei, para além do embargo e da aplicação das coimas pela falta de licença da obra, que ele confirmou, vai também zelar pelo cumprimento da obrigação legal de afixação do placard com a informação exigida pelas normas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT
»  2020-07-27  Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada
»  2020-07-27  Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva
»  2020-07-27  Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão