• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 27 de Abril de 2018
Pesquisar...
Seg.
 15° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como prevenir gripes e constipações

Sociedade  »  2017-12-13 

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário. Existem medicamentos que apenas ajudam a aliviar os sintomas, mas não tratam doenças virais. Ora, estas situações quando ocorrem, revelam um estado de enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que é necessário evitar infeções bacterianas secundárias.

Os sintomas relacionados com resfriados e gripes são, normalmente, febre e dores no corpo e cabeça, congestão nasal, dor de garganta e tosse. As dores normalmente não são sentidas ao mesmo tempo, ou seja, chegam por fases sucessivas e de intensidade variável, conforme o estado de saúde, dependendo de pessoa para pessoa. Segundo a praxis naturopática, o corpo tem condições de auto cura, o que significa que organismo tem meios muito eficazes para combater sozinho estes problemas respiratórios que podem acontecer entre três e sete dias. Esta é uma consciência que deveremos ter sempre presente, e nunca deveremos esquecer que a nossa Mãe Natureza nos oferece excelentes armas preventivas e curativas ao alcance de todos nós. Para que haja eficácia, é determinante que o corpo esteja bem hidratado, isto é, tomar muitos líquidos e ingerir bons alimentos ricos em vitaminas e minerais, de forma a poder eliminar os vírus ou bactérias e evitar qualquer tipo de infeções. O repouso também é essencial para uma franca recuperação. Quando os sintomas se agravam ou prolongam com tosse e secreções espessas de cor amarelada ou esverdeada e febre alta, requer sempre a intervenção de médico ou profissional de saúde devidamente habilitado.

Também é importante considerar que nos dias mais frios e ao contrário do que muita gente pensa, se deve utilizar ambientes bem ventilados, em vez de ambientes muito protegidos e quentes, onde se concentram e propagam vírus e bactérias. Isto significa que é mais salutar um bom agasalho e ar circulante, do que restar em ambiente fechado e quente com ar saturado.

Formas fáceis, simples e acessíveis para combater vírus e bactérias com a ingestão de alho cru, que atua com eficácia como antibiótico e age seletivamente sobre vírus e bactérias, sem os efeitos nefastos dos antibióticos. O consumo de cebola crua é também muito eficaz por conter elevadas concentrações de quercetina com propriedades antivirais e antibacterianas.

O limão é um antisséptico que combate eficazmente os germes 20, as infeções e particularmente gripes e resfriados. É um poderoso bactericida e desinfetante natural.
As especiarias não servem somente para conferir sabores culinários, são de grande utilidade medicinal porque têm propriedades fortemente antibacterianas e antivirais, com eficácia comprovada e também com atividade no reforço e estimulação do sistema imunitário.

Os melhores são a canela, o cravinho da índia e a curcuma, que serão sempre bem acompanhadas com orégãos, tomilho, segurelha e sálvia.
Suplementos naturais que funcionam como uma “vacina”: equinácia, propólis, vitamina C, zinco e vitamina D.

Existem ainda outras abordagens que poderão ser utilizadas de acordo com cada situação em particular e que destaco, entre outras, pau d, arco, ginseng, selénio, reishi, maitake, shitake, beta-caroteno, probióticos e, o tão falado cloreto de magnésio “puro”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Tochas com “Descobrimentos” no Teatro Virgínia »  2018-04-26 

No dia 5 de Maio, a partir das 21h30, o Teatro Virgínia recebe Pedro Tochas com “Descobrimentos”, um espectáculo de stand-up comedy, no qual o autor partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir.
Pequenas histórias, divagações e alucinações são a base deste espectáculo, uma mistura de stand-up comedy e contador de histórias.
(ler mais...)


Alcanena: actividade de ciência viva em fábrica de curtumes »  2018-04-26 

O Centro Ciência Viva do Alviela (CCV) de Alcanena está a promover uma série de oficinas de ofícios da região do maciço calcário Estremenho: olaria, fabrico de velas, tecelagem e produtos em pele e, no dia 12 de Maio, é precisamente o sector da pele que estará em foco.
(ler mais...)


Lapas: Grutas reabriram em clima de festa »  2018-04-22 

Foi ao som festivo da afinadíssima filarmónica “União e Trabalho” que decorreu hoje, dia 22, o acto de reabertura das catacumbas localmente designadas “Grutas de Lapas”, depois das obras de reabilitação que mudaram por completo a face deste monumento, classificado como imóvel de interesse concelhio.
(ler mais...)


Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar »  2018-04-20 

Quando fechou o Zé da Ana, o clássico, o gourmet, instalou-se na vila um sentimento de orfandade e luto cerrado e Torres Novas nunca mais foi a mesma. É verdade que a elitista taberna do Bué já tinha encomendado a alma há muito, bem como o inesquecível “reservado” do Café Portugal, para não falar da adega do Valeriano do Solar do Melro e outros botecos menos conhecidos.
(ler mais...)


Torres Novas: mais um edifício em derrocada, centro histórico continua a cair »  2018-04-13 

Acaba de cair mais um edifício na zona histórica de Torres Novas, desta vez o prédio onde funcionou a oficina auto Júlio & Costa, à entrada da travessa do Lamego.

As autoridades municipais e a junta de freguesia já tinham sido avisadas há várias semanas por alguns moradores, que se deram conta do perigo iminente em que se encontrava uma das paredes do prédio, mas a autarquia limitou-se a encostar uma grade à parede e a esticar uma fita amarela.
(ler mais...)


Entroncamento: comerciante detido em Espanha por suspeitas de abusos sexuais »  2018-04-10 

Um homem de 58 anos, comerciante no Entroncamento, foi detido em Espanha, suspeito de ter abusado sexualmente dois menores, de 14 e nove anos. Na informação prestada à Comunicação Social, a Polícia Judiciária de Leiria refere que a captura foi precedida de um Mandado de Detenção Europeu emitido pela autoridade judiciária competente no DIAP da Comarca de Santarém.
(ler mais...)


Torres Novas: campanha de adopção de animais este fim-de-semana »  2018-04-06 

O Canil Intermunicipal de Torres Novas promove mais uma campanha de adopção de animais de companhia nos dias 7 e 8 de Abril (sábado e domingo), entre as 11 e as 16h30, no jardim das rosas, em Torres Novas.
Como vem sendo hábito, estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adopção responsável.
(ler mais...)


Feira de Época: tema deste ano é apresentado no dia 13 »  2018-04-06 

A praça 5 de Outubro é palco da apresentação do tema da feira  de época  deste ano, que decorre naquele espaço e nas imediações do castelo de 30 de Maio a 3 de Junho. A apresentação está marcada para as 22 horas do próximo dia 13 de Abril (sexta-feira) e ao momento associa-se um espectáculo de fogo “Infirmus Morbus”, a cargo dos grupos Anymamundy e Malatish.
(ler mais...)


Torres Novas: município concorre às sete Maravilhas à Mesa” »  2018-04-06 

O Município de Torres Novas candidatou-se aos prémios das “7 Maravilhas à Mesa” nas quatro categorias a concurso: Gastronomia, Vinhos, Azeites e Roteiros Turísticos. Esta candidatura “pretende honrar e reconhecer a mesa torrejana, pela sua diversidade gastronómica e cultural”, refere a nota de imprensa, que se reflecte nos 7 produtos candidatados: petisco (enguias fritas), peixe (ensopado de enguias), produto endógeno (figo seco), brancos (Zé da Leonor, Reserva 2013, Família Rebelo Lopes, 4.
(ler mais...)


“Torres Rodas” vai para a terceira edição »  2018-04-06 

Torres Novas acolhe nos dias 27, 28 e 29 de Abril a terceira edição da iniciativa “Torres Rodas”, uma feira de automobilia. Para este evento são esperadas centenas de viaturas clássicas, juntando-se ao evento uma street food – concentração de roulottes de comidas rápidas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-04-20  Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar
»  2018-04-22  Lapas: Grutas reabriram em clima de festa
»  2018-04-26  Pedro Tochas com “Descobrimentos” no Teatro Virgínia