• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 19 de Julho de 2018
Pesquisar...
Dom.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 15°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como prevenir gripes e constipações

Sociedade  »  2017-12-13 

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário. Existem medicamentos que apenas ajudam a aliviar os sintomas, mas não tratam doenças virais. Ora, estas situações quando ocorrem, revelam um estado de enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que é necessário evitar infeções bacterianas secundárias.

Os sintomas relacionados com resfriados e gripes são, normalmente, febre e dores no corpo e cabeça, congestão nasal, dor de garganta e tosse. As dores normalmente não são sentidas ao mesmo tempo, ou seja, chegam por fases sucessivas e de intensidade variável, conforme o estado de saúde, dependendo de pessoa para pessoa. Segundo a praxis naturopática, o corpo tem condições de auto cura, o que significa que organismo tem meios muito eficazes para combater sozinho estes problemas respiratórios que podem acontecer entre três e sete dias. Esta é uma consciência que deveremos ter sempre presente, e nunca deveremos esquecer que a nossa Mãe Natureza nos oferece excelentes armas preventivas e curativas ao alcance de todos nós. Para que haja eficácia, é determinante que o corpo esteja bem hidratado, isto é, tomar muitos líquidos e ingerir bons alimentos ricos em vitaminas e minerais, de forma a poder eliminar os vírus ou bactérias e evitar qualquer tipo de infeções. O repouso também é essencial para uma franca recuperação. Quando os sintomas se agravam ou prolongam com tosse e secreções espessas de cor amarelada ou esverdeada e febre alta, requer sempre a intervenção de médico ou profissional de saúde devidamente habilitado.

Também é importante considerar que nos dias mais frios e ao contrário do que muita gente pensa, se deve utilizar ambientes bem ventilados, em vez de ambientes muito protegidos e quentes, onde se concentram e propagam vírus e bactérias. Isto significa que é mais salutar um bom agasalho e ar circulante, do que restar em ambiente fechado e quente com ar saturado.

Formas fáceis, simples e acessíveis para combater vírus e bactérias com a ingestão de alho cru, que atua com eficácia como antibiótico e age seletivamente sobre vírus e bactérias, sem os efeitos nefastos dos antibióticos. O consumo de cebola crua é também muito eficaz por conter elevadas concentrações de quercetina com propriedades antivirais e antibacterianas.

O limão é um antisséptico que combate eficazmente os germes 20, as infeções e particularmente gripes e resfriados. É um poderoso bactericida e desinfetante natural.
As especiarias não servem somente para conferir sabores culinários, são de grande utilidade medicinal porque têm propriedades fortemente antibacterianas e antivirais, com eficácia comprovada e também com atividade no reforço e estimulação do sistema imunitário.

Os melhores são a canela, o cravinho da índia e a curcuma, que serão sempre bem acompanhadas com orégãos, tomilho, segurelha e sálvia.
Suplementos naturais que funcionam como uma “vacina”: equinácia, propólis, vitamina C, zinco e vitamina D.

Existem ainda outras abordagens que poderão ser utilizadas de acordo com cada situação em particular e que destaco, entre outras, pau d, arco, ginseng, selénio, reishi, maitake, shitake, beta-caroteno, probióticos e, o tão falado cloreto de magnésio “puro”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: reparação da estrada de Minde vai custar mais de 270 mil euros »  2018-07-19 

As obras de requalificação da Estrada de Minde - Serra de Santo António já foram entregues a uma empresa e vão custar ao município 266 mil euros mais o IVA, informa a autarquia em comunicado.

A empreitada da estrada que liga Minde e a Serra de Santo António contempla a reparação de abatimentos e a repavimentação betuminosa de toda a extensão da estrada.
(ler mais...)


Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas »  2018-07-19 

A Comissão Política Concelhia de Torres Novas do PSD lançou uma campanha em que alerta para o mau estado de conservação de algumas estradas do concelho, e colocou quatro outdoors na rua a assinalar isso mesmo.
“Esta campanha pretende evidenciar a falta de capacidade que o executivo (de maioria) socialista da câmara municipal de Torres Novas apresenta, para com os meios próprios municipais e com o orçamento corrente, resolver problemas básicos do concelho”, lê-se numa nota de imprensa.
(ler mais...)


Concelho tem mais uma »  2018-07-17 

Desde hoje, dia 18 de Julho, Torres Novas tem mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: trata-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)


A23: valor das portagens pode baixar mas apenas para camiões e veículos de mercadorias »  2018-07-03 

O valor das portagens na A23 pode vir a ser reduzido mas apenas para veículos pesados e de mercadorias, anunciou recentemente João Paulo Catarino, Presidente da Unidade de Missão de Valorização do Interior, um dos intervenientes do debate sobre "Os desafios da interioridade", que decorreu em Abrantes durante uma feira empresarial.
(ler mais...)


Triatlo: Ricardo Batista, “bronze” na Holanda »  2018-07-02 

Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO realizada na cidade de Holten, na Holanda, no sábado, 30 de Junho, ao serviço da selecção nacional de Triatlo em juniores. “Mais um resultado brilhante para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e também para o triatlo português”, regista o clube em nota de imprensa.
(ler mais...)


Fausto: o génio vem sábado ao Virgínia »  2018-06-26 

Fausto Bordalo Dias, um dos mais geniais músicos e compositores da música portuguesa das últimas décadas, vem ao Teatro Virgínia no dia 30 de Junho, sábado, para apresentar “Trilogia”, uma espécie de síntese dos três grandes discos que o cantautor produziu sob a temática das viagens marítimas portuguesas e da expansão.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-07-17  Concelho tem mais uma
»  2018-07-14  Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão
»  2018-07-19  Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas