• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados

Sociedade  »  2023-03-26 

Depois dos comunicados da Polícia Judiciária e do despacho judicial proferido após a audição dos detidos, uma arquitecta e um fiscal da Câmara Municipal de Torres Novas e um empresário ligado à área de projectos, há uma maior solidez dos dados em presença e dos factos que estiveram na origem da detenção destes três implicados.

Em primeiro lugar, registe-se que os detidos, em sede de interrogatório perante o juiz, optaram por não falar, considerando o juiz que nada disseram que afaste a força das provas recolhidas no inquérito, nomeadamente escutas e vigilâncias, informações bancárias, buscas domiciliárias e relatos testemunhais recolhidos pela polícia a três testemunhas.

O despacho defende que os elementos de prova convergem no forte indiciação dos factos e demonstram os contactos e ligação entre os arguidos e terceiros, permitindo estabelecer as relações entre eles, beneficiando a arquitecta e o fiscal  “com mercadejar dos seus cargos e o arguido [projectista]  como facilitador/intermediário desta conduta e porque acabava por angariar clientes devido à sua influência junto dos demais arguidos”.

As provas recolhidas dão conta dos fluxos de dinheiro indiciados, alguns mencionados nas escutas telefónicas, que não sendo a totalidade dos valores envolvidos, são fortemente indiciadores da sua natureza ilícita, registando-se a utilização de contas bancárias de filhos como manobra de dissimulação.

Em face das provas recolhidas, a arquitecta da Câmara está “fortemente indiciada”, em coautoria material, de um crime de recebimento indevido de vantagem, três crimes de corrupção passiva para acto ilícito, um crime de branqueamento de capitais, e em autoria material, de um crime de corrupção passiva para acto ilícito.

Por sua vez, o empresário está “fortemente indiciado” em coautoria material, de um crime de recebimento indevido de vantagem, quatro crimes de corrupção passiva para acto ilícito, um crime de branqueamento de capitais, um crime de corrupção passiva para acto lícito, e em autoria material, mais um crime de corrupção activa para acto ilícito.

Por último, o fiscal camarário está “fortemente indiciado”, para já, diz o despacho, em coautoria material, dois crimes de corrupção passiva para acto ilícito, em autoria material um crime de corrupção activa para acto ilícito e de um crime de corrupção activa para acto lícito.

Perante os factos, o juiz considerou existir perigo de continuação da actividade criminosa, sobretudo porque os arguidos [arquitecta e fiscal]  “exercem funções que mercadejaram e instrumentalizaram em proveito próprio e do outro arguido [projectista], tendo acesso contínuo à oportunidade de obter lucros indevidos no exercício desses cargos, que será uma contínua tentação à reincidência, podendo estes vir a alterar ou refinar os seus métodos de acção para iludir a investigação”, existindo assim “sério perigo de perturbação do inquérito ou da instrução do processo para a aquisição e veracidade da prova”.

As medidas de coação defendidas pelo juiz são a suspensão de funções dos arguidos [arquitecta e fiscal] quanto a quaisquer funções relacionadas com o pelouro do urbanismo, e quanto aos três arguidos, em conjunto, ficam proibidos de contactos entre si, por quaisquer meios, e também de contactar um vasto conjunto de pessoas: JFS, MFMD, JB, MN, RS, CGM, AG, BDS, BSR, MSR e HDA.

Apesar de suspensos de funções no urbanismo, os funcionários municipais poderão ser colocados noutro qualquer serviço municipal durante a instrução do processo, mas a Câmara de Torres Novas terá de informar o juiz para que este valide ou não a proposta.

NOTA: a identidade das pessoas detidas na semana passada para prestar declarações ao juiz, bem como de outras implicadas no processo, é conhecida dos torrejanos em geral, já que a informação circulou por diversos meios, alguma dela antes mesmo do despacho judical ser conhecido. No entanto, por opção editorial, consideramos de todo desnecessária a publicação dos nomes de todas essas pessoas, por nada acrescentar à substância dos factos.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena