• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 23 Outubro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 19° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Qui.
 24° / 13°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 14°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29

Sociedade  »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.

A atividade é organizada pelo movimento ambientalista com sede em Vila Nova da Barquinha, em parceria com a EcoCartaxo, “numa acção de defesa de rios vivos, sem poluição, e livres de açudes e barragens para assegurar a conservação dos ecossistemas e habitats aquáticos, o usufruto do rio pelas populações ribeirinhas e os fluxos migratórios das espécies piscícolas”, refere o proTEJO, em comunicado.

O "11º vogar contra a indiferença", uma “demonstração ibérica de cidadãos por Um Almonda Livre”, inicia-se na manhã do dia 29, no Jardim do Almonda Parque, com a leitura da "Carta Contra a Indiferença" e continua com um percurso fluvial em canoa pelo corredor ecológico rio Almonda, “importante afluente da rede hidrográfica do Tejo”, pode ler-se na nota informativa.

A descida de canoa tem 50 lugares disponíveis em 25 embarcações, estando as inscrições abertas até dia 27 de junho para um percurso fluvial pelo corredor ecológico do rio Almonda, que parte de manhã do açude dos Gafos, na cidade de Torres Novas.

Durante a tarde, no Jardim da Fontinha, numa acção apresentada como uma "demonstração ibérica", será debatida a “importância de acesso à nascente do rio Almonda devolvendo-a ao usufruto da população ribeirinha”.

Na sessão, será ainda discutida a necessidade de “adequação do uso da água do rio Almonda às disponibilidades hídricas actuais e futuras, estabelecendo-se um regime de caudais ecológicos no seu curso e na chegada ao rio Tejo como garantia de conservação dos ecossistemas aquáticos, em especial da Reserva Natural do Paul do Boquilobo”, classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Segundo o proTEJO, com esta actividade pretende-se ainda “consciencializar as populações ribeirinhas para o aumento das pressões negativas que resultam da sobre-exploração da água” do Tejo.

“As que se avizinham, com projectos de construção de novos açudes e barragens, e as que já existem, face à gestão economicista das barragens hidroelétricas da Estremadura espanhola, aos transvases de água do Tejo para a agricultura intensiva no sul de Espanha e à agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear”, lê-se.

Na 11ª edição do “vogar contra a Indiferença", serão ainda realçados temas como “a importância do regresso de modos de vida ligados à água e ao rio, e das atividades de educação ambiental e turismo de natureza, cultural e ambiental”, indica a mesma nota.

O proTEJO afirma contar com uma “participação muito significativa de amigos do Tejo de Espanha pertencentes à Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes”, tendo declarado que “a defesa da Vida nos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas e une os cidadãos com os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade”.

Esta atividade é organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo, e pela EcoCartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista, contando com o apoio do município de Torres Novas, da Viver Almonda, do UmColetivo, e da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, sendo responsável pela descida a ‘Viver Almonda’.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: um belo museu, uma conquista que demorou décadas »  2024-10-05 

Alcanena viu ontem, dia 4 de Outubro, concretizar-se um sonho de duas gerações: a inauguração do seu Museu Municipal, em instalações adquiridas em tempos pelo município a uma família da terra.
(ler mais...)


Vinte dos trinta são meus - inês vidal »  2024-09-27 

Esta é a minha relação – excluindo obviamente todas aquelas inerentes ao simples facto de eu existir – mais longa de todas. Se o jornal completa 30 anos e eu 43, é fácil de ver há quanto tempo nos vamos cruzando por essas ruas e vielas da vila.
(ler mais...)


NERSANT e CRIT assinam protocolo para inclusão de pessoas com deficiência nas empresas »  2024-09-23 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o CRIT - Centro de Reabilitação e Integração Torrejano celebraram um protocolo de cooperação que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho.
(ler mais...)


Pequenos lugares - adelino pires »  2024-09-23  »  Adelino Pires

Segui-lhes o rasto. Falaram-me que vinham de longe, algures de uma aldeia não sei se perdida, se antes achada. Para além das montanhas, no alto bem alto já perto do céu, alguém se lembrara de erguer um mosteiro, talvez para que a partida se tornasse mais curta, ou antes que em vida as distâncias da fé se medissem aos palmos.
(ler mais...)


Morreram José Emílio e José-Alberto Marques »  2024-09-19 

O coronel engenheiro José Emílio da Silva, militar de Abril, morreu no dia 17 em Lisboa, onde residia. Natural de Torres Novas, José Emílio da Silva destacou-se ainda no exercício de diversos cargos ao longo do processo revolucionário, nomeadamente, enquanto ministro da Educação nos IV e V governos provisórios de Vasco Gonçalves, e membro da Junta Governativa de Angola, então liderada pelo vice-almirante Rosa Coutinho.
(ler mais...)


Manif. domingo na praça: ambientalistas torrejanos aderem à jornada nacional pela floresta do futuro »  2024-09-19 

O grupo ambientalista torrejano “Um Colectivo” integra a rede nacional de grupos ambientalistas (e pessoas individuais) e esta rede, tal como fez no ano passado, vai promover várias concentrações em diferentes pontos do país este domingo, dia 22.
(ler mais...)


Pela Palestina livre, vigília na praça, dia 21 »  2024-09-13 

Um grupo de cidadãos torrejanos de diversas profissões e sensibilidades políticas apela à participação na vigília “Pela Palestina Livre”, que se realiza no dia 21 de Setembro, a partir das 20h30, na praça 5 de Outubro em Torres Novas.
(ler mais...)


“Guardiões” prosseguem limpeza do rio »  2024-09-07 

Os “Guardiões do Rio Almonda”, conjunto de voluntários que têm realizado várias acções de limpeza do leito e margens do rio Almonda, prosseguiram a sua actividade este sábado, 7 de Setembro.
(ler mais...)


Isto sim, é promoção turística! (actualizada) »  2024-09-05 

Dando continuidade aos placards colocados na A1 a promover a cidade de Torres Novas, quiçá as suas belezas paisagísticas, eis que essas campanhas são reforçadas por medidas mais internas, afinal tão simples, destinadas a impressionar o turista ou simples visitante que arribam à cidade do Almonda, e isto porque os moradores já não se impressionam com nada.
(ler mais...)


Riachos: Trincão Marques fala em censura por ter sido posto à margem na sessão do Centenário »  2024-08-29 

O PSD já se tinha queixado pelo facto de a oposição na freguesia de Riachos ter sido banida da sessão comemorativa do 101.º  aniversário da freguesia, em sessão realizada ontem, dia 28, em Riachos, mas durante o evento assistir-se-ia a mais um episódio como o seu quê de curioso.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-10-05  Alcanena: um belo museu, uma conquista que demorou décadas
»  2024-09-27  Vinte dos trinta são meus - inês vidal
»  2024-09-23  NERSANT e CRIT assinam protocolo para inclusão de pessoas com deficiência nas empresas
»  2024-09-23  »  Adelino Pires Pequenos lugares - adelino pires