Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-7578a994): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 14 Novembro 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 18° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 18° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 18° / 12°
Céu muito nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 12°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: museu ferroviário assinala o aniversário da primeira viagem de comboio em Portugal

Sociedade  »  2017-10-24 

O Museu nacional Ferroviário, no Entroncamento, assinala no próximo sábado, dia 28 de Outubro, os 161 anos do caminho-de-ferro em Portugal, com uma programação especial “dedicada às famílias”.

Nesse dia assinalam-se os 161 anos sobre a viagem inaugural, convidando o museu as famílias a descobrirem esta e outras histórias sobre o caminho de ferro português.
Às 10h30 iniciam-se as actividades com uma visita especial “A Bordo”, na qual poderão descobrir carruagens, salões e locomotivas da colecção MNF. Às 14 horas a proposta é uma edição especial do pedipaper “Traincatcher” e às 16 horas há cinema a bordo da Carruagem Auditório, com o filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (dobrado em português). Os participantes poderão ainda viajar no Mini-Comboio Presidencial e experimentar a conduzir um quadriciclo de alavancas nas linhas do museu.

Os visitantes terão ainda oportunidade de realizar um picnic a bordo das Carruagens Restaurante, que estarão disponíveis para quem queira usufruir deste espaço. Os bilhetes custam 9 euros e a participação é limitada a 40 pessoas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Tiago Ferreira: Trincão Marques informou-nos que não equacionava cenário de acordo governativo »  2025-11-11 

Em comunicado de imprensa, subscrito pelos vereadores eleitos do PSD/CDS e Comissão Política de Torres Novas, Tiago Ferreira vem dar a sua versão do que se passou no encontro que manteve com o presidente da Câmara, José Trincão Marques, nomeadamente sobre um acordo de governação partilhada que incluísse a integração de vereadores do PSD, a tempo inteiro, na gestão camarária.
(ler mais...)


Câmara de Torres Novas: PSD queria 3 vereadores a tempo inteiro e a vice-presidência »  2025-11-07 

O acordo para uma maioria governativa estável, proposto pelo PSD ao Partido Socialista, foi ousado e desproporcionado, segundo fontes do PS contactadas pelo JT. Ainda segundo essas fontes, a proposta do PSD teria sido feita nos termos em que o foi para ser recusada.
(ler mais...)


Torres Novas: PS recusou acordo de maioria governativa proposto pelo PSD »  2025-11-05 

O líder do PSD de Torres Novas e candidato à Câmara nas recentes autárquicas, Tiago Ferreira, reuniu-se hoje com José Trincão Marques (PS), presidente eleito, a quem propôs um acordo de estabilidade governativa para os próximos quatro anos.
(ler mais...)


Morreu Baltazar Taful de Oliveira »  2025-10-29 

Tinha sido acometido de doença súbita há cerca de duas semanas e após internamento no hospital de Abrantes, não foi possível reverter o seu estado de saúde, tendo falecido na madrugada de hoje, 29 de Outubro.
(ler mais...)


Torres Novas: novos autarcas tomam posse dia 2 de Novembro »  2025-10-20 

A tomada de posse dos autarcas eleitos para a Câmara Municipal (vereadores) e Assembleia Municipal de Torres Novas (vogais) está marcada para o próximo dia 2 de Novembro, domingo, pelas cinco horas da tarde no Teatro Virgínia.
(ler mais...)


Torres Novas: PS vence Câmara por 83 votos, mas perde maioria no executivo municipal, empatado com o PSD »  2025-10-13 

José Trincão Marques é o novo presidente da Câmara de Torres Novas, mas vai governar em minoria, com uma assembleia municipal onde a oposição é também maioritária. Tiago Ferreira ficou a uma unha negra da vitória, mas devolveu ao PSD o estatuto que já teve.
(ler mais...)


Socialistas cancelaram reunião da discórdia »  2025-10-08 

Ao final da tarde de ontem, o presidente da Câmara de Torres Novas cancelou, em edital, a reunião do executivo municipal convocada para hoje quarta-feira, e que estava a merecer a contestação dos vereadores da oposição, que haviam decidido não comparecer à mesma.
(ler mais...)


Oposição vai boicotar reunião do executivo municipal de amanhã »  2025-10-07 

Contra todas as expectativas, a maioria socialista na Câmara Municipal de Torres Novas convocou uma reunião do executivo municipal para amanhã, quarta-feira, a escassos quatro dias das eleições autárquicas e em plena campanha eleitoral.
(ler mais...)


Campanha de adopção de animais, amanhã, na Fontinha »  2025-10-02 

Por ocasião do Dia Mundial do Animal, o Canil Intermunicipal de Torres Novas, que engloba também os municípios de Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha, vai promover uma campanha de adopção de animais de companhia e um encontro de animais adoptados, no sábado, dia 4 de Outubro, entre as 11h30 e as 17h30, no Jardim da Fontinha (“rosas”), em Torres Novas.
(ler mais...)


Obras paradas na rua 1.º de Dezembro, câmara não esclarece »  2025-10-02 

A obra parada há muitos meses na rua 1.º de Dezembro, causando alguns constrangimentos de tráfego automóvel na principal via de atravessamento da cidade, continua a dar que falar. Pelo que se observa, não se vislumbra que as obras venham a ser retomadas de imediato.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-10-29  Morreu Baltazar Taful de Oliveira
»  2025-10-20  Torres Novas: novos autarcas tomam posse dia 2 de Novembro
»  2025-11-05  Torres Novas: PS recusou acordo de maioria governativa proposto pelo PSD
»  2025-11-07  Câmara de Torres Novas: PSD queria 3 vereadores a tempo inteiro e a vice-presidência
»  2025-11-11  Tiago Ferreira: Trincão Marques informou-nos que não equacionava cenário de acordo governativo