• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 14 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 10°
Céu limpo
Sex.
 23° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Qui.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PSD quer regresso de consultas de de incapacidades a 14 concelhos do distrito

Sociedade  »  2021-01-23 

O PSD questionou o Ministério da Segurança Social sobre o encerramento de núcleos do Serviço de Verificação de Incapacidade Permanente em 14 concelhos de Santarém, que serão concentrados na capital de distrito, dificultando a deslocação de utentes com incapacidades.

Numa conjunto de perguntas dirigido à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, os deputados do PSD Duarte Marques, Isaura Morais e João Moura querem saber se o Governo está disponível para reverter esta situação, tendo em conta que a extinção dos núcleos vai causar limitações de mobilidade a cidadãos que já estão mais debilitados.

Estes gabinetes do Serviços de Verificação de Incapacidade Permanente, da Segurança Social (SS), realizam peritagens médicas de avaliação de incapacidades permanentes para o trabalho, nomeadamente se os utentes têm ou não direito a prestações de apoio tendo em conta o grau da sua incapacidade.

De acordo com os deputados, a SS “resolveu concentrar todas estas consultas nas instalações do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, em Santarém, e num segundo local a definir (Entroncamento ou Torres Novas), encerrando a prestação deste serviço em vários concelhos da região”. Até agora existiam núcleos em Ourém, Abrantes, Mação, Tomar, Cartaxo, Rio Maior, Almeirim, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos, Benavente, Entroncamento e Torres Novas.

“Recordamos que o distrito de Santarém não possui um sistema de transportes públicos como Lisboa ou Porto, através do qual qualquer cidadão se pode deslocar entre os vários concelhos da região e aceder à capital de distrito, Santarém”, salientam, realçando ainda que o encerramento foi uma “surpresa”, quando “o discurso oficial do Governo liderado por António Costa é precisamente o oposto, a narrativa oficial é da reabertura de serviços no interior”.

Os deputados pretendem ainda saber se o Governo pode assegurar que “nenhum cidadão ficará privado de aceder a estas consultas e assim impedido do reconhecimento necessário para a obtenção de abonos ou prestações sociais” e se a decisão se baseia em algum estudo que revele que a centralização do processo de consultas médicas garante “uma maior rapidez no processo de reconhecimento de incapacidades”.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, quarta-feira, 14 de Abril: 6 casos na sub-região »  2021-04-14 

Nos últimos dias a situação pandémica nos concelhos da sub-região do Médio Tejo dá conta de um reduzido número de novos contágios declarados. No dia 12, registaram-se 6 casos, 3 em Abrantes e 3 em Tomar.
(ler mais...)


O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos »  2021-04-13 

A pequena povoação do Moinho da Fonte (freguesia de Pedrógão) já era nos anos 30 e hoje seria ainda, não fosse a expansão da fábrica de papel, a mais bonita aldeia do concelho de Torres Novas (na foto).
(ler mais...)


Maioria socialista empatou novo Intermarché durante dois anos »  2021-04-12 

 

A Câmara votou há dois anos, a execução de um plano de pormenor para Cancela do Leão, para onde está previsto o novo Intermarché, e a necessária suspensão do PDM, também por dois anos.
(ler mais...)


João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas” »  2021-04-08 

 

 Antes de qualquer candidato à Câmara, João Filipe Santos deu o pontapé de saída para as autárquicas, declarando-se pronto para recuperar para o PSD a freguesia da Chancelaria. Ao JT, o presidente da filarmónica da Mata durante seis anos diz que tem consigo uma equipa competente para a difícil tarefa de derrotar Alfredo Antunes, um autarca que reforçou a sua popularidade nas últimas eleições.
(ler mais...)


Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato »  2021-04-08 

Arnaldo Santos foi eleito ontem presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários Torrejanos para o biénio 2021/2022, tendo consigo no órgão executivo da associação humanitária Francisco Valente Sarmento, Ana Cristina Pinho, Susana Costa Braz, Luís Miguel Ventura, Luís Carlos Dias e Alexandre Duque Gameiro.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD e PS avançam com candidatos, Bloco e PCP ainda sem nomes, Rodrigues é incógnita »  2021-04-08 

Vão ser as XIII eleições autárquicas depois do 25 de Abril. Os torrejanos elegeram até agora mais de oitenta vereadores para os 13 executivos municipais. Nesses eleitos que se sucederam durante 45 anos, as mulheres eleitas vereadoras não enchem uma mão.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19,terça-feira, 6 de Abril: 4 casos em Torres Novas num total de 11 na sub-região »  2021-04-06 

No fim de semana passado os dados relativos à pandemia na sub-região do Médio Tejo não tiveram qualquer relevância, como é habitual: no sábado, 3 de Abril, foi registado apenas um caso em Ourém e todos os concelhos estavam em risco moderado.
(ler mais...)


Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior »  2021-03-29 

A organização de Torres Novas do CDS/PP tem “novos” dirigentes, eleitos no sábado passado, informa um comunicado da comissão política local dos centristas.

Nuno Cruz foi reeleito presidente da estrutura concelhia, tendo como vice-presidente Gonçalo Reis e secretário José Manuel Duarte.
(ler mais...)


Torres Novas; Festival do Cabrito começa sexta em modo “comida para fora” »  2021-03-23 

O Município de Torres Novas, em colaboração com 17 restaurantes do concelho, promove entre 26 de Março a 4 de Abril, a 30.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Dado o estado de emergência em vigor, o evento irá decorrer em regime de comida para fora, anuncia o comunicado da autarquia, com alguns restaurantes a disponibilizarem os serviços de entregas.
(ler mais...)


Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos »  2021-03-22 

 Dizer que é um escândalo é pouco: a câmara atribuiu a uma associação columbófila (que não é cultural nem desportiva) uma verba maior que aquela que dá, num ano, às filarmónicas do concelho ou ao Phydellius.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas”
»  2021-03-22  Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos
»  2021-04-08  Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato
»  2021-04-13  O Moinho da Fonte: a antiga povoação, a fábrica de papel e o rio Almonda – apontamentos históricos
»  2021-03-29  Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior