• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pedro Ferreira está deserto para perder o mandato

Sociedade  »  2017-04-06 

Autarca quer dar subsídio ao Desportivo para pagamento de dívidas ao fisco

Na última reunião da assembleia municipal, o presidente da câmara admitiu poder vir a propor a atribuição de um “subsídio especial” ao Clube Desportivo de Torres Novas para, na prática, o clube resolver as dívidas que ainda tem perante o fisco. Pedro Ferreira reconheceu que tem tido dificuldades em arranjar uma fórmula legal de “ajudar o clube” através deste expediente, mas que estava esperançado de encontrar uma maneira de rodear a impossibilidade legal de as autarquias atribuírem subsídios a clubes de futebol fora dos processos de candidaturas assentes em regras que os clubes têm de cumprir. Só que o CDTN há muitos anos que não se pode candidatar a apoios da autarquia, porque tendo dívidas ao fisco não o pode fazer, e da mesma todas as entidades públicas estão proibidas de atribuir apoios ao clube.

Na recente reunião do executivo municipal Pedro Ferreira referiu-se mais uma vez ao assunto, dando mostras de querer levar a sua avante, quando por menos que isto o vice-presidente da câmara de Ourém tem uma acção de perda de mandato e há escassos dias o Ministério Público veio requerer a perda de mandato do próprio presidente da câmara de Ourém, Paulo Fonseca, por causa do mesmo assunto: tema, apoio ilegal e encapotado a clubes de futebol. Num dos casos apensos ao processo, a acusação do Ministério Público alega que os autarcas alegadamente implicados fizeram panelinha para promover um concurso de admissão de um contínuo para uma escola, através da empresa municipal de Ourém, e que a contratação do indivíduo visava, de forma dissimulada, pagar-lhe os serviços de treinador de futebol de uma equipa do concelho. O treinador de futebol era pago, como se fosse contínuo, através da escola dirigida pela mulher do chefe de gabinete do presidente da câmara de Ourém, numa situação que, segundo o MP, também era do conhecimento do então vice-presidente, José Alho, actual assessor da câmara de Abrantes.

Acontece que o apoio encapotado da câmara de Torres Novas ao CDTN tem um histórico recente: em Setembro de 2011, numa atitude inédita nunca tomada em relação a outra colectividade do concelho, a câmara adquiriu em leilão o pavilhão Matias Pedro, que estava penhorado, por cerca de 130 mil euros, por alegadamente pertencer ao CDTN, medida essa que visava exactamente e na prática, resolver de uma vez por todas a irregular situação do clube perante o fisco e a segurança social. A câmara acordou com as finanças avançar com um terço do valor como entrada e pagar o resto durante os oito meses seguintes. Passados mais de cinco anos, o pavilhão foi pago pela câmara e, aparentemente, a situação fiscal do clube ficaria resolvida, já que na altura ela não atingia o valor da penhora e da aquisição.

Perante estes factos e o anúncio de Pedro Ferreira na assembleia municipal, a vereadora do Bloco de Esquerda Helena Pinto perguntou por escrito, numa reunião do executivo: se a câmara adquirido o pavilhão Matias Pedro por 130 mil euros, em 2011, como ficou entretanto resolvida a situação, e se o presidente sabia se essa entrada de dinheiro no fisco resolveu efectivamente a dívida do clube. Perguntou também quem, por parte do município, monitorizou essa situação. A vereadora disse nesse requerimento que, “partindo do princípio que os 130 mil euros pagos pelo município na aquisição do pavilhão resolveram a situação fiscal do CDTN, qual o sentido de vir alguém, agora e ainda, pedir ajuda do município para resolver a situação fiscal do Clube?” Até ao momento, o presidente da câmara ainda não respondeu às perguntas da vereadora do Bloco.

Mas, a tramóia em perspectiva também teria o seu quê de requinte: Pedro Ferreira aceitaria a tese de que o Clube Desportivo de Torres Novas teria realizado algumas benfeitorias no estádio municipal, que é camarário, isto há 25 anos e mais, e que agora o “subsídio especial” se destinaria a ressarcir o clube desses alegados investimentos. Com o dinheiro na mão, o CDTN resolvia o problema pendente nas finanças. Só que, por ter esse problema pendente, o CDTN não pode receber subsídio nenhum de qualquer entidade pública ou com estatuto de utilidade pública. Uma bota que só poderia ser descalçada com um malabarismo cujos contornos não se conseguem alcançar, e que poriam a jeito o presidente da câmara e quem com ele alinhasse.

Na edição desta semana do JT, Céu Ramos, dirigente do CDTN, confirma de forma desconcertante este plano e dá pormenores picarescos da acção de Pedro Ferreira: segundo a dirigente, é o autarca o mentor do plano para pagar dívidas do clube, mas até Céu Ramos reconhece que não pode receber dinheiro da câmara por causa das dívidas ao fisco. Quantos às obras feitas pelo clube no estádio, só podem ter saído de alguma cabeça em delírio.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena