• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 10 Dezembro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 14° / 3°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 13° / 2°
Céu limpo
Qua.
 13° / 3°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  14° / 3°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: câmara delimita primeira área de reabilitação urbana no centro da cidade

Sociedade  »  2014-10-31 

O executivo municipal de Torres Novas aprovou na terça-feira, dia 28, a delimitação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Torres Novas, no centro histórico da cidade. Com uma área de 20,5 hectares, a ARU ”Torres Novas-centro histórico” tem a validade de 15 anos, período no qual estão previstas a execução de diversas acções, entre as quais criar incentivos à reabilitação de imóveis degradados, procurar fontes de financiamento para a reabilitação urbana.

Nos últimos anos, recorde-se, Torres Novas aderiu a uma série de programas e criou algumas medidas com vista à regeneração do centro histórico, como o CHERE, Porta 65, Prohabita, entre outros mas, salvo algumas excepções, a maioria do património edificado do domínio privado continuou a degradar-se, estimando-se que cerca de 52 por cento das habitações do centro histórico estejam em mau estado de conservação.

Entre as acções mais imediatas consta a realização de sessões de esclarecimento e apresentação pública do projecto ”Urbnovas” bem como mobilizar comerciantes, associações, população, e juntas de freguesia para o debate de ideias e soluções, bem como a criação de um Gabinete Único de Reabilitação Urbana de modo a criar uma relação de proximidade com a população residente e esclarecer dúvidas.

Do conjunto de acções previstas para a Operação de Reabilitação Urbana, consta ainda a elaboração do manual de boas práticas para as intervenções no edificado do centro histórico, de modo a assegurar a salvaguarda e a reabilitação dos elementos de valor arquitectónico e patrimonial.

A delimitação da ARU do centro histórico de Torres Novas foi tomada numa reunião à porta fechada e nela terão sido confrontadas as várias posições pelos membros do executivo municipal. A vereadora do Bloco de Esquerda defendeu que, independentemente da delimitação da ARU, é necessário ir cuidando minimamente da zona histórica em termos de limpeza e outras pequenas intervenções, considerando ainda que a autarquia se deve substituir aos proprietários ”quando estes não cumprem o que se lhes exige”.

Prevê-se, no entanto, que outras áreas venham a ser propostas no âmbito do projecto Urbnovas, nomeadamente a ARU para o centro histórico de Lapas e outra para Torres Novas – rio Almonda.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Rodrigues encomendou sondagem à Intercampus: PS ganha, ex-presidente dá garantias de bom desempenho para 31% dos inquiridos »  2024-12-09 

António Rodrigues, ainda não colocou de parte a sua intenção de se candidatar à liderança da autarquia, debatendo-se, no entanto, com o facto de o PS estar centrado em candidaturas oriundas da estrutura dirigente socialista, nomeadamente Luís Silva e José Trincão Marques.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos »  2024-12-06 

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

 Nos termos do disposto na alínea a) do Artigo 23º e Artigo 26º dos Estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, convoco os digníssimos sócios para reunião ordinária da Assembleia-Geral, no dia 21 de Dezembro de 2024, às 20H000, na sede da Associação sita em Torres Novas,

com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 Ponto 1 - Leitura e aprovação da ata da reunião de 27-09-2024.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS »  2024-12-05 

ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS MONTEPIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ DE TORRES NOVAS

CONVOCATÓRIA

 Convoco, ao abrigo da alínea d) do artigo 45.º e da alínea b) do artigo 36.
(ler mais...)


PSD: Tiago Ferreira reuniu-se ontem com empresários »  2024-11-28 

As autárquicas começam decididamente a aquecer em Torres Novas e o PSD parece disposto a forçar um mudar de página nos destinos de uma Câmara gerida pelos socialistas há mais de 30 anos.

O candidato assumido pelos social-democratas, em coligação com o CDS, quis tomar o pulso aos empresários e reuniu ontem cerca de 70 pessoas num restaurante em Torres Novas, tendo o repasto contado com a presença de João Moura, secretário de Estado da Agricultura e João McMilan Vale e Azevedo, deputado do PSD, entre outros dirigentes.
(ler mais...)


Torres Novas: Câmara aprovou orçamento de perto de 60 milhões para 2025 »  2024-11-28 

O executivo municipal aprovou por maioria, com a abstenção da coligação PPD/PSD-CDS/PP, em reunião extraordinária de 27 de Novembro, a proposta de Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2025.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO »  2024-11-26 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO

CONVOCATÓRIA ELEITORAL

Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, nos termos da alínea a), do número 2, do artigo 22º e do número 2, do artigo 33º, do Compromisso, informa que a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, para o período compreendido de 2025 a 2029, realizar-se-á no dia 20 de dezembro de 2024, com abertura das urnas às 17H30m e fecho às 21h30, na UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS – MANUEL FANHA VIEIRA.
(ler mais...)


Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões »  2024-11-22 

A Digidelta, com cerca de 660 mil euros, e a Gráfica Almondina, com cerca 910 mil euros, foram as duas únicas empresas do concelho de Torres Novas a receberem subsídios do programa CENTRO 2030 destinados ao apoio ao investimento.
(ler mais...)


Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26 »  2024-11-21 

A Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas realiza a partir das 14 horas do dia 26 de Novembro, terça-feira, o Seminário “Faça a diferença, seja voluntário!”, no auditório municipal, sito na na Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30 »  2024-11-21 

É a primeira experiência editorial da jovem Rita Marcelino, um livro infantil ilustrado, que vai ser apresentado no próximo dia 30 de Novembro, sábado, pelas 15 horas, na biblioteca municipal de Torres Novas.

“Em pleno oceano vivia um cardume de sardinhas, mas havia uma que se sentia igual a todas as outras.
(ler mais...)


Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente” »  2024-11-18 

Ao contrário do que foi lavrado num comunicado apócrifo, publicado no site do Município de Torres Novas no passado dia 13, as análises da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) relativas à recolha de água no rio Almonda efectuada no dia 6 de Agosto, data da grande mortandade de peixes no rio ocorrida entre as piscinas e o Açude Real, não sugerem que o sucedido tenha tido inequívoca origem numa “descarga poluente” perpetrada naquele local.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-11-18  Morte dos peixes em 6 de Agosto: análises da APA não autorizam tese da “descarga poluente”
»  2024-11-21  Rita Marcelino “A sardinha no meio dos tubarões!”, livro de Rita Marcelino, vai ser lançado no dia 30
»  2024-11-21  Amigos do Hospital: seminário sobre voluntariado, dia 26
»  2024-11-16  Encontro nacional do LIVRE decorre no Entroncamento
»  2024-11-22  Digidelta e Gráfica Almondina apoiadas pelos fundos do CENTRO 2030 em 1,5 milhões