• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 25 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 30° / 16°
Céu nublado
Qua.
 29° / 13°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 14°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: câmara delimita primeira área de reabilitação urbana no centro da cidade

Sociedade  »  2014-10-31 

O executivo municipal de Torres Novas aprovou na terça-feira, dia 28, a delimitação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Torres Novas, no centro histórico da cidade. Com uma área de 20,5 hectares, a ARU ”Torres Novas-centro histórico” tem a validade de 15 anos, período no qual estão previstas a execução de diversas acções, entre as quais criar incentivos à reabilitação de imóveis degradados, procurar fontes de financiamento para a reabilitação urbana.

Nos últimos anos, recorde-se, Torres Novas aderiu a uma série de programas e criou algumas medidas com vista à regeneração do centro histórico, como o CHERE, Porta 65, Prohabita, entre outros mas, salvo algumas excepções, a maioria do património edificado do domínio privado continuou a degradar-se, estimando-se que cerca de 52 por cento das habitações do centro histórico estejam em mau estado de conservação.

Entre as acções mais imediatas consta a realização de sessões de esclarecimento e apresentação pública do projecto ”Urbnovas” bem como mobilizar comerciantes, associações, população, e juntas de freguesia para o debate de ideias e soluções, bem como a criação de um Gabinete Único de Reabilitação Urbana de modo a criar uma relação de proximidade com a população residente e esclarecer dúvidas.

Do conjunto de acções previstas para a Operação de Reabilitação Urbana, consta ainda a elaboração do manual de boas práticas para as intervenções no edificado do centro histórico, de modo a assegurar a salvaguarda e a reabilitação dos elementos de valor arquitectónico e patrimonial.

A delimitação da ARU do centro histórico de Torres Novas foi tomada numa reunião à porta fechada e nela terão sido confrontadas as várias posições pelos membros do executivo municipal. A vereadora do Bloco de Esquerda defendeu que, independentemente da delimitação da ARU, é necessário ir cuidando minimamente da zona histórica em termos de limpeza e outras pequenas intervenções, considerando ainda que a autarquia se deve substituir aos proprietários ”quando estes não cumprem o que se lhes exige”.

Prevê-se, no entanto, que outras áreas venham a ser propostas no âmbito do projecto Urbnovas, nomeadamente a ARU para o centro histórico de Lapas e outra para Torres Novas – rio Almonda.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Um bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições”, João Quaresma »  2017-09-25 

O João Quaresma já foi vereador e é do tempo em que o PSD ainda tinha dois vereadores eleitos, no mandato de 2001 a 2005. Nos anos que se seguiram o PSD apenas elegeu um vereador. Qual será um bom resultado para o PSD nas eleições que se avizinham?
Bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições.
(ler mais...)


“Partimos de uma perspectiva positiva para o futuro do concelho”, Luís Filipe Júlio »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Destacamos pela positiva, a abertura crescente de respeito pelas freguesias com a atribuição de delegação de competências e também o esforço para solucionar as dificuldades e os problemas com que foi confrontado.
(ler mais...)


Autárquicas: “A CDU faz falta na câmara com sua voz crítica e as suas propostas”, Maria João Gonçalves »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Antes de mais, uma gestão CDU é uma gestão diferente da que aconteceu no último ciclo.
(ler mais...)


Santarém recebe Festival Internacional de Teatro e Artes de 1 a 8 de Outubro »  2017-09-24 

Santarém vai receber, de 01 a 08 de outubro, 43 espetáculos de teatro, por grupos de seis países, manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.
(ler mais...)


Nersant à procura de oportunidades de negócio no mercado marroquino »  2017-09-24 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) volta a virar-se para o mercado marroquino e organiza uma acção promocional do Ribatejo e da sua oferta empresarial entre os dias 13 e 16 de Novembro.
(ler mais...)


Autárquicas: “Sinto que as pessoas anseiam por uma política de proximidade”, Vítor Borges da Costa »  2017-09-24 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Na minha opinião, as medidas programáticas deste executivo do PS pecaram por uma orientação algo difusa face ao compromisso eleitoral de 2013.
(ler mais...)


CDS-PP pede discriminação das áreas "efectivamente ardidas" por concelho »  2017-09-24 

Os deputados do CDS-PP querem que os Relatórios Provisórios dos Incêndios Florestais “discriminem as áreas efetivamente ardidas por concelho”, e que o último relatório deste ano reflita essa realidade.
(ler mais...)


Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros »  2017-09-20 

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.
(ler mais...)


Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal »  2017-09-18 

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.
(ler mais...)


Constância: desporto aventura animou vila durante o festival das grandes rotas »  2017-09-18 

Actividades desportivas ao ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, marcaram o conjunto de iniciativas que decorreram em Constância entre os dias 9 e 17 de Setembro, no âmbito do festiva das grandes rotas – do Tejo e Zêzere.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-09-17  Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto
»  2017-09-20  Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros
»  2017-09-18  Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal