• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 15 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 23° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 22° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 23° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: câmara delimita primeira área de reabilitação urbana no centro da cidade

Sociedade  »  2014-10-31 

O executivo municipal de Torres Novas aprovou na terça-feira, dia 28, a delimitação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Torres Novas, no centro histórico da cidade. Com uma área de 20,5 hectares, a ARU ”Torres Novas-centro histórico” tem a validade de 15 anos, período no qual estão previstas a execução de diversas acções, entre as quais criar incentivos à reabilitação de imóveis degradados, procurar fontes de financiamento para a reabilitação urbana.

Nos últimos anos, recorde-se, Torres Novas aderiu a uma série de programas e criou algumas medidas com vista à regeneração do centro histórico, como o CHERE, Porta 65, Prohabita, entre outros mas, salvo algumas excepções, a maioria do património edificado do domínio privado continuou a degradar-se, estimando-se que cerca de 52 por cento das habitações do centro histórico estejam em mau estado de conservação.

Entre as acções mais imediatas consta a realização de sessões de esclarecimento e apresentação pública do projecto ”Urbnovas” bem como mobilizar comerciantes, associações, população, e juntas de freguesia para o debate de ideias e soluções, bem como a criação de um Gabinete Único de Reabilitação Urbana de modo a criar uma relação de proximidade com a população residente e esclarecer dúvidas.

Do conjunto de acções previstas para a Operação de Reabilitação Urbana, consta ainda a elaboração do manual de boas práticas para as intervenções no edificado do centro histórico, de modo a assegurar a salvaguarda e a reabilitação dos elementos de valor arquitectónico e patrimonial.

A delimitação da ARU do centro histórico de Torres Novas foi tomada numa reunião à porta fechada e nela terão sido confrontadas as várias posições pelos membros do executivo municipal. A vereadora do Bloco de Esquerda defendeu que, independentemente da delimitação da ARU, é necessário ir cuidando minimamente da zona histórica em termos de limpeza e outras pequenas intervenções, considerando ainda que a autarquia se deve substituir aos proprietários ”quando estes não cumprem o que se lhes exige”.

Prevê-se, no entanto, que outras áreas venham a ser propostas no âmbito do projecto Urbnovas, nomeadamente a ARU para o centro histórico de Lapas e outra para Torres Novas – rio Almonda.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.
(ler mais...)


“Memórias Políticas”, de Casimiro Pereira, apresentado dia 13 em Torres Novas »  2018-10-12 

“Memórias Políticas – um autarca no concelho e no país (1974/1987)”, de Casimiro Gomes Pereira, é o título do livro que vai ser apresentado no dia 13 de Outubro, sábado, pelas 16h30, no auditório municipal de Torres Novas (edifício da biblioteca).
(ler mais...)


Azinhaga: “Obrigado por nos terem dado Saramago”, agradeceu António Costa »  2018-10-12 

Vinte anos passados sobre a entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, Azinhaga foi ponto de paragem obrigatório nas comemorações da efeméride. António Costa, primeiro-ministro de Portugal, esteve na aldeia mais portuguesa do Ribatejo para lembrar o escritor que, onde quer que estivesse, recordava os avós Jerónimo e Josefa, azinhaguenses, e a importância de seus ensinamentos na sua formação.
(ler mais...)


Riachos: sintético do “Mário Cunha” inaugurado no domingo »  2018-09-26 

O relvado sintético do campo de jogos Coronel Mário Cunha, em Riachos, vai ser oficialmente inaugurado no domingo, dia 30 de Setembro, com a apresentação dos escalões jovens do Clube Atlético Riachense (15 horas), seguido de um jogo entre as equipas de iniciados do CAR e as escolas de futebol de Tomar, às 17h30.
(ler mais...)


Observação de aves no Paul do Boquilobo »  2018-09-26 

À semelhança dos anos anteriores, nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, irá decorrer mais uma edição do EuroBirdwatch, o maior evento europeu dedicado à observação de aves que pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância das aves migradoras e dos seus habitats e que este ano comemora 25 anos.
(ler mais...)


Campanha de sensibilização em restaurantes passa por Santarém »  2018-09-26 

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai percorrer o país de norte a sul (incluindo Açores) a sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para a necessidade de alterar comportamentos no que respeita à utilização de artigos de plástico.
(ler mais...)


Chamusca: quatro dias de festa taurina »  2018-09-26 

Depois do “Olé Golegã”, que decorreu na Golegã no início do mês, agora é a vez do “ Eh! Toiro - Festa Taurina” que se realiza nos dias 4 a 7 de Outubro, na envolvente e dentro da Praça de Toiros da Chamusca.
(ler mais...)


Passeios fluviais grátis ao Castelo de Almourol »  2018-09-26 

O município da Barquinha promove passeios fluvais gratuitos ao castelod e Almourol no domingo, dia 30 de Setembro, entre as 10 e as 12 horas e das 14h30 às 18 horas. A iniciativa insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
(ler mais...)


Vamos ajudar o André Antunes! »  2018-09-25 

André Antunes tem 39 anos, é torrejano, e desde 2016 que luta contra um cancro. Família e amigos vêm agora a público pedir ajuda para que André se possa deslocar à Alemanha, a fim de fazer tratamentos orçamentados, por alto, em 32 mil euros, já que em Portugal as hipóteses estão esgotadas.
(ler mais...)


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-10-12  Azinhaga: “Obrigado por nos terem dado Saramago”, agradeceu António Costa
»  2018-10-14  Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera