• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 07 Junho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 25° / 12°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 13°
Céu limpo
Seg.
 25° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vitória pífia do PS nas Europeias de ontem: do poucochinho de Seguro ao poucochito de Costa

Sociedade  »  2019-05-27 

Ao contrário do que os comentadores se apressaram a dizer na noite de ontem, a vitória do PS/Costa nas Europeias deste ano foi uma vitória pífia: os socialistas tiveram um aumento de votos menor que do que o da direita que formou a coligação de há cinco anos acabou por averbar. Dos 1 033 064 votos de 2014, o PS passou para 1 105 948, um aumento de cerca de 72 mil votos. Já os partidos da direita que agora concorreram separados (PSD, 726 mil votos; CDS, 204 mil votos e Aliança, 61 mil votos), totalizaram um score de 990 mil votos, mais 82 mil votos que a coligação em 2014. Em 2014 o PS tinha averbado escassos 124 mil votos a mais que a coligação da direita, este ano conseguiu somar apenas mais 114 mil votos. Quer dizer que a direita, a quem foi atribuída uma estrondosa derrota, progrediu mais eleitoralmente que o Partido Socialista e, em condições difíceis, diminuiu a distância em votos para o PS. Dizem os números: o PS/Costa foi pior que o PS/Seguro.

 Na região, o PS venceu em todos os concelhos do distrito, à excepção de Ourém e, na área limítrofe de Torres Novas, a vitória maior dos socialistas foi, como se esperava, em Vila Nova da Barquinha, com 41,7% dos votos, logo seguida de Constância com cerca de 40%. Torres Novas e Golegã deram vitórias ao PS em redor dos 36% dos votos, enquanto em Alcanena (onde o PSD venceu algumas freguesias) e no Entroncamento, as vitórias socialistas foram mais modestas, em redor do 32%.

 No concelho de Torres Novas, a meia novidade foi a consolidação do Bloco de Esquerda como terceira força política, acompanhando o resultado nacional, mas ainda mais surpreendente foi o facto de os bloquistas se terem alcandorado a segunda força em importantes freguesias como São Pedro/Lapas/Ribeira, Riachos, Olaia/Paço e Meia Via.

 Ao nível do concelho, o PSD ficou a escassos 3% acima do Bloco, embora nas autárquicas de 2017 os bloquistas tivessem ficado ainda mais próximos dos social-democratas. O BE tinha trocado com a CDU o lugar de terceira força política do concelho mas legislativas de 2015 e nas autárquicas de 2017, passando eleitoralmente o PCP agora também nas europeias.

 A vitória socialista foi natural e em toda a linha no concelho de Torres Novas, com as vitórias mais expressivas na Brogueira (44%), Pedrógão (40%). O PSD teve votações mais fortes em Assentis e Chancelaria, outrora eleitorados fieis aos social-democratas. O PAN teve em Torres Novas abaixo dos números nacionais, enquanto o CDS obteve um resultado francamente mau, atendendo à distância que, ainda assim, ficou do PCP, para não falar do Bloco.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu António Lúcio Vieira »  2020-06-04 

Morreu hoje, dia 4 de Junho, na sua casa em Torres Novas, António Lúcio Vieira, que contava 78 anos. Natural de Alcanena, residia em Torres Novas há muitas décadas e desde cedo se envolveu na actividade cultural torrejana.
(ler mais...)


Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão »  2020-05-25 

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.
(ler mais...)


Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza” »  2020-05-25 

“Sem querer colocar em causa o mérito das pessoas/técnicos que coordenaram o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por tempo indeterminado de técnico superior de educação, o mérito dos candidatos, e salvaguardando não ter conhecimento das provas efectuadas e do critério respeitante à avaliação das mesmas e dos candidatos, cumpre-me manifestar estranheza por aquilo que se começa a entender ser falta de transparência resultante dos resultados de alguns concursos para admissão de pessoal na Câmara Municipal”, assim se refere o vereador João Quaresma a um recente concurso em que a pessoa admitida é autarca eleita pelo PS numa freguesia.
(ler mais...)


Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.
(ler mais...)


Torres Novas e concelhos vizinhos em indicadores PORDATA: menos gente, mais velhos, menos empregos, menos estudantes »  2020-04-20 

É um cenário pouco animador: Torres Novas e os concelhos vizinhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento, em indicadores comparados de 2010 e 2018, têm menos população, cada vez menos nascimentos e mais idosos, o número de empregos diminuiu em quase todos
os municípios, tal como o número de estudantes.
(ler mais...)


EDITORAL: para que conste »  2020-04-16 

Ano após ano, nunca aqui fizemos referência à brutal disparidade da inserção de publicidade institucional paga, pela Câmara Municipal de Torres Novas, nos três jornais do concelho, sempre em favor de um deles.
(ler mais...)


Torres Novas: fósforo a mais nas águas exige investimento de 245 mil euros da Águas do Ribatejo »  2020-04-08 

As ETAR e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas, requalificados pela ÁGUAS DO RIBATEJO em Junho de 2015, num investimento de 8 milhões de euros, estão a ser alvo de obras no valor de 245 mil euros, diz a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo: 500 mil em medidas de apoio a particulares e empresas »  2020-03-30 

A situação que vivemos actualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os presidentes das sete câmaras municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça.
(ler mais...)


COVID: atendimento mais próximo é no Entroncamento »  2020-03-26 

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região.
(ler mais...)


Mundo suspenso, cidade suspensa, vidas suspensas »  2020-03-18 

Os factos: durante os 50 dias em que a ditadura chinesa escondeu o surto do novo vírus (independentemente da sua origem ou da sua génese), empresários e milhares de turistas chineses visitaram a Itália, para onde aportavam, ao mesmo tempo, hordas de turistas e viajantes de outros países da Europa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-06-04  Morreu António Lúcio Vieira
»  2020-05-25  Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão
»  2020-05-08  Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho
»  2020-05-25  Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza”