• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 07 Junho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 25° / 12°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 13°
Céu limpo
Seg.
 25° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Luta contra a poluição levou centenas de pessoas ao largo do Nicho

Sociedade  »  2016-09-16 

Foi a maior manifestação dos últimos anos em Torres Novas

Algumas centenas de pessoas acorreram hoje, sexta-feira, ao fim da tarde, à manifestação contra a poluição na ribeira da Boa Água, tendo-se concentrado no largo do Bairro do Nicho, uma das mais fustigadas povoações, a par de Carreiro de Areia e Meia Via, localidades onde os persistentes maus cheiros têm causado a revolta surda dos moradores.

Convocada informalmente por grupos locais como o Paralelo 39 - associação cultural e a Associação de Defesa do Património de Torres Novas, a manifestação contou com uma inesperada adesão popular, reunindo uma massa humana como há muito não se via em Torres Novas a lutar por uma causa.

Curiosa foi a presença de vários autarcas, que ao que parece aderiram voluntariamente à manifestação, como foi o caso de Pedro Ferreira, presidente da Câmara, que se posicionou para abrir a sessão de discursos e intervenções de todos quantos quiseram falar. a seguir a Luís Santos, um dos activistas, que iniciou a sessão com palavras de apelo à luta ambiental. «As câmaras pouco podem fazer. As autarquias são responsáveis apenas pelos troços dos rios que passam nas cidades. Fora delas, há outras instituições a quem compete intervir, como é a Agência Portuguesa do Ambiente», começou por dizer Pedro Ferreira, adiantando que em todo este processo de contestação à Fabrióleo nunca nomeou ninguém. «Não menciono nomes de empresas. Nunca o fiz porque as informações têm de ser translúcidas.Vamos limpar a ribeira da Boa Água num troço de cerca de dois quilómetros, dos 4,5 quilómetros de toda a sua extensão, antes que comece o Inverno. É preciso intervir com urgência antes que venham as chuvas e façam esquecer os problemas», continuou, para garantir que «se tiverem de fechar empresas ou mudar de local, que o façam, mas não prejudiquem a população de Torres Novas».

José Júlio Ferreira, presidente da junta de freguesia de Riachos (PS), também subiu ao palanque improvisado para afirmar que «os responsáveis pela poluição são criminosos. É preciso dizer basta», enquanto Lígia Santos, presidente da junta de freguesia da Meia Via (PS) contou, entre outras situações, que “as crianças da nossa escola não podem tomar as suas refeições na rua e há situações constantes de vómitos. E as pessoas de idade têm tido problemas respiratórios». «Parece que estão a gozar com a população», lamentou Lígia Santos, para depois Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, recordar estes últimos meses de atentados ambientais e da acção desafiadora de uma das empresas, que não respeita embargos e contra-ordenações. Muitos cidadãos, entre os quais um dirigente da Comissão de Utentes de Saúde fizeram eco da sua indignação, espelhada também em dezenas de cartazes empunhados pelos manifestantes, alguns deles acusando directamente a empresa Fabrióleo.

Quer ao início quer ao fim, a manifestação motivou o corte de trânsito na estrada nacional que atravessa Torres Novas em direcção ao Entroncamento, exactamente junto à ponte da ribeira da Boa Água, mas a colaboração das forças policiais presentes impediu quaisquer complicações de maior.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu António Lúcio Vieira »  2020-06-04 

Morreu hoje, dia 4 de Junho, na sua casa em Torres Novas, António Lúcio Vieira, que contava 78 anos. Natural de Alcanena, residia em Torres Novas há muitas décadas e desde cedo se envolveu na actividade cultural torrejana.
(ler mais...)


Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão »  2020-05-25 

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.
(ler mais...)


Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza” »  2020-05-25 

“Sem querer colocar em causa o mérito das pessoas/técnicos que coordenaram o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por tempo indeterminado de técnico superior de educação, o mérito dos candidatos, e salvaguardando não ter conhecimento das provas efectuadas e do critério respeitante à avaliação das mesmas e dos candidatos, cumpre-me manifestar estranheza por aquilo que se começa a entender ser falta de transparência resultante dos resultados de alguns concursos para admissão de pessoal na Câmara Municipal”, assim se refere o vereador João Quaresma a um recente concurso em que a pessoa admitida é autarca eleita pelo PS numa freguesia.
(ler mais...)


Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.
(ler mais...)


Torres Novas e concelhos vizinhos em indicadores PORDATA: menos gente, mais velhos, menos empregos, menos estudantes »  2020-04-20 

É um cenário pouco animador: Torres Novas e os concelhos vizinhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento, em indicadores comparados de 2010 e 2018, têm menos população, cada vez menos nascimentos e mais idosos, o número de empregos diminuiu em quase todos
os municípios, tal como o número de estudantes.
(ler mais...)


EDITORAL: para que conste »  2020-04-16 

Ano após ano, nunca aqui fizemos referência à brutal disparidade da inserção de publicidade institucional paga, pela Câmara Municipal de Torres Novas, nos três jornais do concelho, sempre em favor de um deles.
(ler mais...)


Torres Novas: fósforo a mais nas águas exige investimento de 245 mil euros da Águas do Ribatejo »  2020-04-08 

As ETAR e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas, requalificados pela ÁGUAS DO RIBATEJO em Junho de 2015, num investimento de 8 milhões de euros, estão a ser alvo de obras no valor de 245 mil euros, diz a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo: 500 mil em medidas de apoio a particulares e empresas »  2020-03-30 

A situação que vivemos actualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os presidentes das sete câmaras municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça.
(ler mais...)


COVID: atendimento mais próximo é no Entroncamento »  2020-03-26 

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região.
(ler mais...)


Mundo suspenso, cidade suspensa, vidas suspensas »  2020-03-18 

Os factos: durante os 50 dias em que a ditadura chinesa escondeu o surto do novo vírus (independentemente da sua origem ou da sua génese), empresários e milhares de turistas chineses visitaram a Itália, para onde aportavam, ao mesmo tempo, hordas de turistas e viajantes de outros países da Europa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-06-04  Morreu António Lúcio Vieira
»  2020-05-25  Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão
»  2020-05-08  Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho
»  2020-05-25  Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza”