• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Luz verde para convento do Carmo, mais 50 mil para a Augusto Mateus

Sociedade  »  2015-08-04 

A última reunião antes de férias ficou marcada pela adjudicação de mais um plano estratégico a Augusto Mateus, por mais de 50 mil euros.

A última reunião antes de férias ficou marcada pela adjudicação de mais um plano estratégico a Augusto Mateus, por mais de 50 mil euros.

 A câmara de Torres Novas já recebeu do Tribunal de Contas o tão aguardado visto do concurso de adjudicação das obras do antigo convento do Carmo, que estava pendente há uns meses – quem o revelou foi o presidente, Pedro Ferreira, na reunião pública do executivo municipal da segunda-feira passada. “A todo o momento estamos a aguardar os procedimentos finais do contrato com a empresa para que as obras comecem o mais rapidamente possível. É a notícia que todos esperávamos”, disse o autarca.

Recorde-se que a câmara teve de abrir um novo concurso para a conclusão dos trabalho depois de o Tribunal de Contas ter chumbado o concurso anterior. Em consequência dessa situação, ficará um processo de indemnização interposto pela Construtora do Lena, que tinha ganho a adjudicação. Teoricamente, as obras deveriam estar prontas até final do ano corrente.

 Mais 50 mil para Augusto Mateus

A reunião ficou marcada pela discussão em torno de uma proposta do presidente para a adjudicação de um PEDU (plano estratégico de desenvolvimento urbano) à firma de consultoria de Augusto Mateus, antigo ministro do PS, por mais de 50 mil euros.

«É um escândalo!», disse o vereador do Bloco, Manuel Lopes, que nesta reunião substituiu Helena Pinto. “Recuso-me a acreditar que os serviços da câmara, com tantos arquitectos, engenheiros, paisagistas e outros, não consigam fazer esse plano. Ainda por cima, trata-se de dar à empresa toda a informação e preencher um formulário e pouco mais. Depois não se pode fazer o plano? É muito dinheiro, sempre para os mesmos», disse o autarca, que lembrou o facto de Augusto Mateus ter ganho da câmara milhares de euros quando fez o estudo estratégico Torres Novas – Ponte para Todos, apresentado no Virgínia em 2007.

Também muito crítica foi a vereadora da CDU, Filipa Rodrigues, afirmando pelo mesmo diapasão: «Essa empresa está farta de fazer planos estratégicos. Ou a empresa não presta e faz um mau trabalho, ou a câmara não sabe interpretar os pareceres que paga à empresa, são planos a mais. Foram 30 mil euros para uma reflexão estratégica, depois mais 20 mil euros para assistência à revisão do PDM, agora mais 50 mil para outro plano estratégico. Não contem connosco para isto, voto contra».

Só no ano corrente, e com base nos dados do site BaseGov, a firma Augusto Mateus adjudicou contratos com autarquias, organismos públicos e outros no valor de cerca de meio milhão de euros, nomeadamente um plano estratégico para Alcanena (36 mil euros), um PEDU para Coimbra (30 mil), um plano de adjudicação de serviços para a CM Braga (74 000), uma estratégia integrada para Vile de Rei (19 500), um plano de sustentabilidade para o Turismo do Alentejo (74 900) ou um programa de consultoria técnica à comunidade urbana do Médio Tejo (23 mil euros), entre outros contratos. Aliás, a Comunidade Urbana do Médio, paga também por Torres Novas, tem tido na Augusto Mateus um parceiro privilegiado; em 2013 pagou-lhe 74 900 euros para a realização de um “estudo sobre oportunidades de mobilização dos municípios” e mais 74 950 euros para pagar uma “prestação de serviços tendo em vista a elaboração de um estudo estratégico da região do Médio Tejo”, no contexto de uma quantidade assaz curiosa de adjudicações situadas entre os 74 mil e os 74 950 euros.

Entretanto, com os votos contra da CDU e do Bloco de Esquerda, a maioria socialista deu luz verde ao despacho de Pedro Ferreira, adjudicando à Augusto Mateus um plano estratégico para Torres Novas no valor de 57 mil euros.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena