• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 07 Junho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 25° / 12°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 13°
Céu limpo
Seg.
 25° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A Tasca: nova vida com Paulo Emílio

Sociedade  »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.

Eis que surge agora a casa com nova gerência, mas mais que isso, sob a mão de um gastrónomo e cozinheiro autodidacta, Paulo Emílio, cujos dotes para as subtilezas dos acordes das guitarras os amigos conhecem há muito. Acontece que esses mesmos amigos sabem bem, por experiência própria, que o Paulo Emílio é um amante da culinária, capaz de surpreender com nota de distinção aquilo que se propõe, estudar primeiro, estudar muito, depois fazer: seja um bacalhau no forno, uma carne assada ou sejam doces, que o iniciaram, de resto, nestas artes, quando ainda pequeno se divertia a fazê-los para os amigos, na sua casa de Lapas, aliás seguindo a tradição de seu pai, Fernando Marques Emílio, que misturava, nas intermináveis tardes de petiscos feitos para os amigos, as elaborações da filosofia clássica com o requinte gourmet de uns joaquinzinhos no forno. Dito curto e grosso, e voltando à Tasca: come-se muito bem nesta casa, agora dirigida por Paulo Emílio e família, que largaram a exploração do “Transmontano”, no Bairro, para descer à cidade.

Finalmente, a casa recuperou o prestígio inicial, com uma ementa diversificada todos os dias constituída por pratos, sempre, de boa confecção e qualidade. Provaram-se umas excelentes lulas à algarvia, de outra vez umas couves com feijões a sério, um bem amanhado bacalhau assado com miga, também soberbo. A seriedade está também depois no modo de temperar uma salada, na alta qualidade de uma sopa de feijão encarnado, na salada de frutas como já não se faz em nenhum restaurante. Ou na simpatia, eficácia e rapidez do serviço, outro facto que não é de desprezar, antes pelo contrário. Detalhes, grandes detalhes, que fazem toda a diferença e que têm contribuído para o retumbante êxito que a nova Tasca está a ter neste curto período, um êxito que vai ser consolidado, ou não fosse Paulo Emílio um homem determinado e que põe muita paixão e saber naquilo que faz.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Morreu António Lúcio Vieira »  2020-06-04 

Morreu hoje, dia 4 de Junho, na sua casa em Torres Novas, António Lúcio Vieira, que contava 78 anos. Natural de Alcanena, residia em Torres Novas há muitas décadas e desde cedo se envolveu na actividade cultural torrejana.
(ler mais...)


Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão »  2020-05-25 

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.
(ler mais...)


Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza” »  2020-05-25 

“Sem querer colocar em causa o mérito das pessoas/técnicos que coordenaram o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por tempo indeterminado de técnico superior de educação, o mérito dos candidatos, e salvaguardando não ter conhecimento das provas efectuadas e do critério respeitante à avaliação das mesmas e dos candidatos, cumpre-me manifestar estranheza por aquilo que se começa a entender ser falta de transparência resultante dos resultados de alguns concursos para admissão de pessoal na Câmara Municipal”, assim se refere o vereador João Quaresma a um recente concurso em que a pessoa admitida é autarca eleita pelo PS numa freguesia.
(ler mais...)


Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.
(ler mais...)


Torres Novas e concelhos vizinhos em indicadores PORDATA: menos gente, mais velhos, menos empregos, menos estudantes »  2020-04-20 

É um cenário pouco animador: Torres Novas e os concelhos vizinhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento, em indicadores comparados de 2010 e 2018, têm menos população, cada vez menos nascimentos e mais idosos, o número de empregos diminuiu em quase todos
os municípios, tal como o número de estudantes.
(ler mais...)


EDITORAL: para que conste »  2020-04-16 

Ano após ano, nunca aqui fizemos referência à brutal disparidade da inserção de publicidade institucional paga, pela Câmara Municipal de Torres Novas, nos três jornais do concelho, sempre em favor de um deles.
(ler mais...)


Torres Novas: fósforo a mais nas águas exige investimento de 245 mil euros da Águas do Ribatejo »  2020-04-08 

As ETAR e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas, requalificados pela ÁGUAS DO RIBATEJO em Junho de 2015, num investimento de 8 milhões de euros, estão a ser alvo de obras no valor de 245 mil euros, diz a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo: 500 mil em medidas de apoio a particulares e empresas »  2020-03-30 

A situação que vivemos actualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os presidentes das sete câmaras municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça.
(ler mais...)


COVID: atendimento mais próximo é no Entroncamento »  2020-03-26 

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região.
(ler mais...)


Mundo suspenso, cidade suspensa, vidas suspensas »  2020-03-18 

Os factos: durante os 50 dias em que a ditadura chinesa escondeu o surto do novo vírus (independentemente da sua origem ou da sua génese), empresários e milhares de turistas chineses visitaram a Itália, para onde aportavam, ao mesmo tempo, hordas de turistas e viajantes de outros países da Europa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-06-04  Morreu António Lúcio Vieira
»  2020-05-25  Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão
»  2020-05-08  Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho
»  2020-05-25  Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza”