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Maioria quer arrasar o “carreiro das cobras” com alcatrão

Sociedade  »  2020-05-25 

É uma das últimas vias rurais em contexto urbano

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular. Os sobreiros, de grande dimensão, emprestam uma beleza única aquelas poucas centenas de metros que ligam o bairro de Santo António à avenida Andrade Corvo”, assim começa o comunicado do Bloco de Esquerda que propõe uma alternativa ao asfaltamento daquela via.

O BE diz que nas ultimas décadas a voragem pelo alcatrão e pelo automóvel alterou radicalmente a paisagem dos sítios e espaços que outrora foram de passagem pedonal e ou de veículos de tração animal e que hoje existem poucos espaços onde se possa circular a pé sem que o automóvel esteja presente, adiantando os bloquistas que existe uma sensibilidade maior, até por força das alterações climáticas, para preservar espaços como é o caso do “carreiro das cobras”, um espaço com características rurais dentro da cidade, uma mais-valia para Torres Novas.

Foi etendo como base estes argumentos que o BE propõe preservar o “carreiro das cobras” e proceder ao seu ensaibramento, com circulação restrita a peões e ciclistas e integrar este percurso na ciclovia prevista para aquela zona. A maioria socialista quer arrasar aquele pedaço de paisagem e construir uma estrada de alcatrão com dois sentidos.
O “caminho das cobras” é uma estrada de terra batida que liga a rotunda da capela de Santo António à rotunda do Cerejal, na avenida Andrade Corvo e neste momento tem apenas um sentido, para os carros que entram na cidade por esta rotunda. O assunto veio à baila na última reunião do executivo, na passada sexta-feira, em que a maioria socialista deliberou adquirir uma parcela de terreno que se insere na lógica de alargamento da estrada, com alcatrão e dois sentidos, vedada com rede e que obriga ao abate de sobreiros.

 

 

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