• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão

Sociedade  »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.

Por volta do passado dia 30 de Junho começaram os sinais de múltiplas descargas poluentes em tudo iguais às que se vinham sucedendo há meses, enchendo os ares de um cheiro nauseabundo e o leito do habitual líquido amarelado, pastoso e corrosivo que tudo empesta em redor.

Sucederam-se, como é habitual, protestos e reacções de indignação nas chamadas redes sociais, mas a verdade é que o impacto que estas notícias têm junto das pessoas, atingindo facilmente milhares de visualizações, não têm qualquer tradução ao nível da acção das autoridades nem do próprio movimento ecológico local.

Quanto às chamadas autoridades locais, não se ouviu uma palavra, e daqueles que em plena “crise da poluição de 2017” se travestiram de ecologistas convictos porque vinham aí as eleições, não ecoou desta vez qualquer lamúria, quanto mais as palavras inflamadas que os tornaram, na altura, imprevistos combatentes do ambiente.

Recorde-se que no início do ano, e depois de um percurso penoso, a administração central através do IAPMEI propôs o encerramento da empresa Fabrióleo, a firma do Carreiro da Areia exerceu o contraditório durante o prazo legal que lhe era concedido, o IAPMEI avaliou os argumentos aduzidos e, finalmente, confirmou e ratificou a sua decisão em nome do governo: encerre-se a Fabrióleo.

A empresa interpôs uma providência cautelar com efeitos suspensivo da decisão do governo no Tribunal de Leiria, há vários meses, e aquilo que se esperava, uma decisão urgente (as providências cautelares são normalmente objecto de decisões muito rápidas), não aconteceu até agora. Do Tribunal de Leira, nem novas nem mandados. Do IAPMEI, a quem cabe evidentemente respeitar a autonomia dos tribunais, não se ouviu, o que se esperava, um qualquer gesto ou palavra de escrutínio ou de explicação possível para a passividade que se abateu sobre este processo.

Enquanto isso, as descargas poluentes têm continuado, com o habitual sofrimento para as populações que vivem nas proximidades da ribeira. São poucas centenas de pessoas (é aqui que reside a questão) a lutar contra a passividade dos poderes locais, da inércia disfarçada da administração central que só empurra com a barriga o que pode empurrar, a lutar contra interesses fortíssimos, a lutar contra agências de comunicação e gabinetes de advogados, a lutar contra uma justiça que é fraca com os fortes e dura com os desgraçados.

Nos últimos dias (início desta semana), as descargas conheceram um abrandamento e, até ao próximo episódio, reinará a paz dos justos na Ponte Nova, ali antes do Bairro do Nicho

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril