• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Autárquicas 2021: CDU avança com Guedelha para recuperar lugar na vereação

Sociedade  »  2021-05-17 

Nuno Guedelha, de 45 anos, é o cabeça-de-lista da CDU à câmara municipal de Torres Novas nas próximas eleições autárquicas. Este é o quarto candidato conhecido, depois de Tiago Ferreira (PSD), Pedro Ferreira (PS) e António Rodrigues (independente). Para Guedelha, Rodrigues e Ferreira são candidatos que não acrescentam nada de novo.

 A apresentação do candidato da CDU à câmara municipal de Torres Novas decorreu numa sessão pública, no passado sábado, 15 de Maio, no jardim da Liberdade, junto à Escola Prática de Polícia – um local com significado para os comunistas já que contém um monumento “singelo” aos “antifascistas” do concelho de Torres Novas.

 Nuno Guedelha, que ao longo dos últimos anos tem dividido a sua participação na vida política local entre a vereação (no anterior mandato em substituição de Filipa Rodrigues) e a assembleia municipal, actualmente, apresentou seis ideias fortes da sua candidatura.

 Tratar o concelho todo por igual sem discriminação das freguesias rurais em relação à cidade. “Só assim conseguiremos valorizar e promover o nosso território e inverter a tendência de desertificação das aldeias”.

O cabeça-de-lista da CDU prometeu mais apoio ao movimento associativo destacando o papel fundamental que tem. “A câmara municipal tem a obrigação de tratar cada uma das colectividades e associações como um parceiro de valor”.

 Guedelha anunciou ainda como prioritário a preservação da identidade do concelho, como o monumento das pegadas de dinoussáurios ou a Vila Cardilium. A defesa do rio Almonda, desde a nascente à foz, desejando que o mesmo possa ser navegável no maior percurso possível, foi também apontado como um eixo central.

 O apoio às empresas locais e apoio à fixação de novas empresas que tragam emprego qualificado foi outra das ideias fortes anunciadas e, por fim, Nuno Guedelha apontou a transparência nos serviços municipais como a mais urgente de todas as medidas. E focou-se na divisão de urbanismo.

 “Todos conhecemos casos de pessoas que querem construir ou fazer alterações na habitação e que desesperam semanas, meses e anos por uma decisão. Este arrastar de processos é injustificável e levanta suspeitas de promiscuidade. Queremos inverter essa prática”.

 Nesta sessão esteve presente o deputado à Assembleia da República António Filipe e foi anfitrião Manuel Ligeiro, o mandatário da candidatura da CDU para o concelho de Torres Novas.

 “CDU faz falta no executivo”

 Guedelha encara esta candidatura como um enorme desafio pessoal já que decorre num momento de adversidade para a coligação, que tem registado resultados eleitorais desfavoráveis não só em Torres Novas como no país. “Não ficaria bem comigo se não aceitasse o convite nestes tempos que não se avizinham fáceis. Se há altura que se deve lutar é agora. É certamente um grande desafio”.

Para o candidato a eleição de um vereador é um objectivo alcançável “mas o nosso compromisso é tentar convencer as pessoas, explicar o nosso projecto e dizer-lhes ao que vamos. O resto não depende de nós. Se depois as pessoas votam em nós, isso já está fora do nosso controlo”.

 “Estes quatro anos mostraram que a CDU faz falta no executivo. Ficaremos satisfeitos que tivermos uma voz na câmara mas se tivermos duas ou três vozes, ficaremos ainda mais satisfeitos”, acrescentou. Sobre o leque de candidatos já conhecidos, Guedelha diz que António Rodrigues e Pedro Ferreira não acrescentam nada de novo a Torres Novas.

“Estes anos têm sido marcados por políticas assentes em reparar as más decisões. Candidatamo-nos com a certeza de que conseguiremos dar uma nova esperança, a que os torrejanos ambicionam. E só com o reforço da CDU a podem alcançar”.

 Cristina Tomé encabeça a lista dos comunistas à Assembleia Municipal. Nesta fase, anunciaram os responsáveis, já existe cerca de uma centena de pessoas para a elaboração das listas aos diversos órgãos autárquicos do concelho e o objectivo é concorrer a todas as assembleias de freguesia. Porém, há algumas em o processo está mais dificultado, admitem. E.B.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena