• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas”

Sociedade  »  2021-04-08 

 

 Antes de qualquer candidato à Câmara, João Filipe Santos deu o pontapé de saída para as autárquicas, declarando-se pronto para recuperar para o PSD a freguesia da Chancelaria. Ao JT, o presidente da filarmónica da Mata durante seis anos diz que tem consigo uma equipa competente para a difícil tarefa de derrotar Alfredo Antunes, um autarca que reforçou a sua popularidade nas últimas eleições.

- Foi a primeira pessoa a anunciar uma candidatura autárquica no concelho, antes de qualquer candidato à Câmara ou às restantes freguesias. A que se deveu esse timing, digamos, madrugador?

Alguém tinha de ser o primeiro e, assim sendo, fui eu. Embora não fosse oficial, todos nós já sabíamos que existiam os “candidatos residentes”, isto é, aqueles que só deixarão de o ser quando a lei o proibir. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que não deixo para amanhã o que posso fazer hoje e, como dizem alguns dos meus amigos, “não brinco em serviço”. O presidente do PSD da Concelhia de Torres Novas, Tiago Ferreira, há muito que trocava ideias comigo sobre a freguesia de Chancelaria, ideias que o levaram a convidar-me para eu ser o candidato a presidente da freguesia de Chancelaria, pelo PSD. Confesso que, depois de seis anos como presidente da Sociedade Filarmónica União Matense, não estava nos meus planos, a curto prazo, um desafio destes e com esta responsabilidade. Respondendo agora à sua pergunta, a partir do momento em que aceitei ser candidato independente pelo PSD, comecei logo a trabalhar na escolha das pessoas mais indicadas para me acompanharem, assim como no programa que iríamos apresentar. Começo em desvantagem e tenho de apostar na antecipação.

- A freguesia de Chancelaria foi governada durante décadas pelo PSD, teve um dirigente histórico, Henrique Reis, que quando deixou o cargo permitiu a vitória do PS, nunca antes alcançada. Como vê esse legado histórico do PSD na freguesia?

A freguesia de Chancelaria foi um bastião do PSD durante décadas, o Sr. Henrique Reis deixou a sua marca na freguesia e isso ninguém o pode negar. Na minha opinião, foi um visionário em determinado período e deixou algumas obras feitas, muito antes de outras freguesias com mais recursos. Não posso concordar quando se diz que o PS ganhou a freguesia pelo facto de o Sr. Henrique Reis ter deixado o cargo. O PSD perdeu porque as pessoas queriam uma mudança e, em 2013, o PS fez uma boa campanha. Por isso ganhou, pela margem mínima de 77 votos.

- A gestão do PS, pela mão de Alfredo Antunes, parece ter-se consolidado eleitoralmente. Sente que é possível inverter a situação?

É verdade que em 2017 o Sr. Alfredo Antunes consolidou o eleitorado. Houve algumas mudanças, alterações de atitudes, não esquecendo as pequenas obras feitas em lugares esquecidos, mas com simbologia, que foram requalificados. Também é verdade que as pessoas querem mais. Acima de tudo, as pessoas querem ideias diversificadas. Os ciclos são muito curtos e as pessoas que estão à frente dos organismos ou têm capacidade para fazer mais ou acomodam-se, acordando só na recta final de cada mandato. Claro que sou capaz de inverter a situação! A maioria das pessoas da freguesia sabe como eu sou. As pessoas sabem que sou um agitador, uma pessoa trabalhadora, responsável, ambiciosa, organizada e que amo a nossa terra. Tudo farei para defender os interesses dos cidadãos da freguesia e as necessidades da mesma junto das entidades necessárias, principalmente junto da Camara Municipal de Torres Novas.

- Quais sãos os trunfos da sua lista, em termos de quadros e pessoas ligadas à comunidade?

Os meus trunfos são uma lista de candidatos e apoiantes com mais de 40 pessoas, de todas as aldeias, de todas as idades e de todos os quadrantes profissionais. Posso dizer que não tive dificuldades em fazer a lista. A maioria aceitou de bom grado, umas por me conhecerem e não terem dúvidas em querer trabalhar comigo, outras pelas propostas apresentados e novos métodos que eu quero implementar. Nos oito primeiros lugares tenho uma pessoa de cada aldeia, a maioria independentes tal como eu, e a restante equipa está dividida equitativamente por forma a haver representação de toda a freguesia. A título de exemplo, como crítica, actualmente a Mata é a aldeia da freguesia com maior número de eleitores e não tem nenhum representante do PS, nem no executivo nem na Assembleia de Freguesia de Chancelaria. Comigo, todos os elementos da equipa serão os embaixadores de cada lugar, de cada aldeia. Não quero modelos fotográficos para angariar votos, quero pessoas credíveis e com ideias, quero que as pessoas se sintam válidas e integradas nas decisões a tomar. Se ganharmos, já tenho o executivo escolhido, assim como o presidente da assembleia. São pessoas competentes e qualificadas para os cargos atribuídos. O secretário e o tesoureiro têm de ter altas competências para desempenharem as suas funções, o tempo do “deve e haver” já acabou há muito. Não posso escolher as pessoas por causa da sua beleza ou apenas para trazerem votos à minha candidatura. O presidente da Assembleia também tem de ser competente, nem sequer pode haver dúvidas, uma vez que é o supervisor dos actos do executivo. Como vê, não tenho segredos, os meus trunfos baseiam-se em pessoas competentes e que a seu tempo serão apresentadas.

- Tem pela frente uma das freguesias mais pequenas em termos demográficos, uma das freguesias mais envelhecidas do concelho: o que há fazer e o que é possível fazer em circunstâncias tão difíceis, para lá das palavras de ordem e dos slogans?

Não são os slogans que irão fazer a diferença, há muito para fazer, tenho muitas ideias. Como disse, a minha candidatura é madrugadora e não posso dar já de bandeja o “ouro ao bandido”. Não se interprete mal a palavra “bandido”, é uma força de expressão. O programa será apresentado a seu tempo. Como deve calcular, ninguém pode mudar de um dia para outro o envelhecimento demográfico que se tem vindo a sentir ao longo dos anos. A freguesia tem perdido população ano após ano, fazemos parte do parente pobre do concelho de Torres Novas. Todo o desenvolvimento está do lado sul, é compreensível, mas tem de haver imaginação para encontrar aqui, deste lado, o “ponto da sensibilidade” da freguesia de Chancelaria. Temos de fixar casais jovens, mas para isso é necessário que as aldeias sejam atractivas, bonitas, limpas e agradáveis com o mínimo de condições para viver em comunidade. A freguesia tem muitos recursos agrícolas, turísticos e paisagísticos. Temos a serra de Aire, temos os moinhos da Pena, temos características únicas na agricultura, no caso das laranjas do Pafarrão e Chancelaria, da azeitona e nos figos em toda a freguesia, mas para isso temos de olhar para estes elementos com olhos de ver. Não basta fazer como a Câmara fez há uns anos, comprando um moinho na Pena e pronto… está ali. Não pretendo ser o salvador da freguesia, apenas quero que os seus habitantes, principalmente os jovens e as nossas crianças, tenham gosto em viver cá, não se sintam diminuídas e estereotipadas em relação a outras terras do concelho.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena