• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maioria socialista empatou novo Intermarché durante dois anos

Sociedade  »  2021-04-12 

 

A Câmara votou há dois anos, a execução de um plano de pormenor para Cancela do Leão, para onde está previsto o novo Intermarché, e a necessária suspensão do PDM, também por dois anos. Passado este tempo, a maioria socialista nem sequer adjudicou o plano de pormenor e perante o cenário que criou, diz que “o Bloco não gosta de hipermercados”. O Bloco fala de incompetência.

 O assunto foi o ponto forte da reunião extraordinária do executivo municipal de 18 de Março, dedicada exclusivamente a debater e votar a prorrogação, por mais um ano, do prazo para a execução de um plano de pormenor necessário à implantação do novo Intermarché na Cancela do Leão, antiga fábrica Alves das Lãs.

O vice-presidente e vereador do urbanismo preparava-se para sair da situação de mansinho, “que era uma coisa muito simples”, “era só a prorrogação do prazo para a execução do plano de pormenor”, pensando que tudo se resolveria em dois minutos. Só que a oposição, de forma veemente por Helena Pinto e também por João Quaresma, quis saber porque se chegara a esta situação e que os socialistas dissessem o que já estava feito.

O que já estava feito? Nada. Zero. O plano de pormenor ainda nem sequer tinha sido iniciado. Mais: segundo disse o próprio Luís Silva na reunião, nem sequer tinha sido adjudicado.

Helena Pinto apresentou logo de início a sua total discordância com a forma como este assunto foi apresentado à Câmara Municipal: “falta de preparação, falta de informação e completa ausência de sentido de responsabilidade de quem exerce um cargo público por via de eleição”, isto é, não havia nada a historiar ou enquadrar o assunto.

Em segundo lugar, a vereador sublinhou “a forma extraordinária com que o PS decidiu camuflar as suas responsabilidades, atacando o BE de uma forma inusitada e completamente descabida – “o BE é contra o Intermarché”, quando no início da reunião, na tentativa nada bem-sucedida de apresentar o assunto, o vice-presidente Luís Silva, afirmou que a questão em causa (Plano de Pormenor) tinha sido aprovado sem votos contra”.

A conclusão é simples e clara, diz o Bloco: “Durante 2 anos (!!) não foi dado cumprimento a uma decisão da Câmara Municipal e ao compromisso assumido com o promotor do investimento. Dois anos!”

Uma vez chegado o fim do prazo, criticou Helena Pinto, o vice-presidente (responsável directo) mas também o presidente, deveriam ter apresentado o assunto nas suas diversas dimensões, reconhecendo que se falhou, assumindo a responsabilidade e propondo que a Câmara votasse a prorrogação do prazo. Mas não foi isso que aconteceu e perante as questões colocadas pela vereadora, às quais não responderam, decidiram criar uma distracção dizendo que o BE é contra aquele investimento em particular.

Um processo com barbas socialistas

Em 11 de Dezembro 2018 a Câmara decide propor à Assembleia Municipal a suspensão parcial do PDM para construção de edifício industrial – PROUNIVA nos Mesiões, que deveria primeiro recolher parecer da CCDRLVT, conforme determina a legislação e decide ainda na mesma reunião a “Elaboração do Plano de Pormenor da Cancela do Leão”.

A primeira decisão segue para a CCDRLVT e a segunda para publicação em Diário da República, o que vem a acontecer em 28 de Março de 2019. A reunião de Câmara de 2 de Abril de 2019 aprova a suspensão parcial do PDM e medidas preventivas – corrigidas por força do parecer da CCDRLVT e envia para a Assembleia Municipal. A Assembleia Municipal reúne a 22 de Abril de 2019 aprova a suspensão parcial do PDM e as medidas preventivas e envia para publicação em Diário da República, o que vem a acontecer em 20 de Maio 2021.

Ambas as decisões têm um prazo de 2 anos, prorrogável por mais 1 ano.

O tempo passa, o prazo chega ao limite e não existe Plano de Pormenor. Veio agora, por isso, o vice-presidente propor a prorrogação do prazo para a elaboração do plano de pormenor por mais um ano, possibilidade prevista na legislação e nos documentos aprovados, mas que no mínimo precisava de ser acompanhada por uma explicação, disse a vereador do Bloco, incluindo a explicação de nada ter sido feito durante dois anos.

A suspensão parcial do PDM e as medidas preventivas caducam em 20 de Maio de 2021, ou seja, a decisão que permite que ali se construa o Intermarché, caduca no próximo mês de Maio.

Perante o exposto deveriam ter sido explicadas, diz Helena Pinto,  todas as dimensões deste processo e não apenas a “prorrogação do prazo para a elaboração do PP”. Em Maio é forçoso que o assunto volte à Câmara. “Ficámos sem saber quem vai fazer o Plano de Pormenor. A Câmara? Uma empresa? Como vai ser o “concurso”? Quanto vai custar? Mas ficámos agora a saber que falta a “avaliação de impacto ambiental” e o “projecto de arranjos e acessos exteriores”. Certamente que o promotor espera e desespera…”

Na referida reunião, e face à acusação de Pedro Ferreira de que o BE é contra os hipermercados, a vereadora do Bloco disse que “o BE foi e é contra a escandalosa redução de taxas decididas pela Câmara e Assembleia Municipal, no valor de cerca de 90 mil euros, ao Intermarché, quando o comércio local vive a maior crise de sempre”.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos