• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

ARPE: construção de sede própria é ainda uma miragem

Sociedade  »  2016-04-23 

A Associação de Reformados e Pensionistas de Torres Novas (ARPE) foi criada há 20 anos pela mão e Francisco Canais Rocha e mais uma equipa de sete elementos, dos quais apenas dois estão vivos. Esta organização nasceu, como tantas outras, com intuito de orientar a sua actividade para os mais velhos, dando-lhes oportunidades, ao nível da formação - através da criação da universidade da terceira idade -, do lazer e da inclusão social, em alguns casos.

“A ARPE foi criada para dar apoio a pessoas mais carenciadas e com poucos recursos, razão pela qual as quotas são muito baixas. Eram a 50 cêntimos. Pessoas que, por exemplo, nunca faziam passeios”, começar por recordar Judite Maia, presidente da direcção da ARPE.

Nestes 20 anos a associação funcionou na Garagem dos Claras, passando temporariamente para um edifício junto à antiga Império, no Largo do Paço e, finalmente, mudou-se para a Quinta da Lezíria, para um espaço cedido pela câmara municipal.

Embora reconheça a boa vontade da autarquia torrejana em encontrar soluções, Judite Maia, não esconde o desejo de ver construída uma sede própria, também junto à Quinta da Lezíria. “Temos o projecto exposto junto a uma janela para que todos o possam ver”, anuncia a dirigente.

Fala com o coração perto da boca e, habitualmente, não tem papas na língua. É, aliás, por isso, que há colegas de direcção que lhe pedem para ser mais contida nas palavras. Mas a frontalidade é uma característica sua e é com essa frontalidade que diz que o espaço que a ARPE tem actualmente não é adequado a uma organização como a associação de reformados.

Tem muitos lanços de escadas que dificultam o acesso aos pisos superiores por parte das pessoas com mobilidade reduzida e, no Verão, o calor é difícil de suportar. O sol entra pelas enormes vidraças e o calor generaliza-se pelo edifício. “Até podíamos ligar o ar condicionado mas depois não temos dinheiro para pagar as despesas com a energia”, ressalva.

A ARPE já concorreu duas vezes a programas de apoio para construção do Centro Social Torrejano mas nunca obteve a resposta desejada. Actualmente, não tem qualquer perspectiva para quando a nova sede possa começar a ser construída. “É muito difícil. Soube de uma instituição que não conseguiu financiamento para um projecto seu por uma diferença de 20 cêntimos. Acho que nunca vamos conseguir”...

O Centro Social Torrejano é um projecto pensado para três valências principais: Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.

Actualmentea ARPE é uma associação com muitos associados: tem mais de 2 mil sócios efectivos perto de 900 auxiliares: Os efectivos são sócios reformados e os auxiliares não são reformados. Inicialmente não tinham os mesmos direitos que os efectivos; por exemplo não tinham direito de voto na assembleia-geral, mas já podem, assim como concorrer aos órgãos sociais - apenas não podem ter maioria.

À parte desta e de uma ou outra alteração os estatutos mantém-se os mesmos desde a fundação da ARPE. “As regras foram definidas pelo Francisco Canais Rocha. Era uma pessoa com muita experiência em associativismo e foi ele que iniciou outras associações de reformados como a de Alcanena ou de Alpiarça.

 

Universidade é um dos rostos mais visíveis do projecto
As universidades da terceira idade surgiram em França na década de 70 do século passado, e rapidamente generalizaram-se ao resto da Europa, chegando a Portugal em 1976, com a criação da Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa.

A Utiarpe arrancou em 1997, sensivelmente um ano depois de da associação ter sido criada, com 40 alunos e,no início, promoveu aulas de alfabetização para sócios que nunca tinham ido à escola.

Já teve mais de 100 mas o número reduziu um pouco. O leque de disciplinas é vasto: leccionam-se vários níveis de línguas (Alemão, Espanhol, Inglês) e ainda História de Arte, Informática, Lígua e Literatura Portuguesa ou Psicologia Social, bem como disciplinas práticas como Arraiolos, que tem apenas um aluno inscrito, ou  Oficina de Teatro.

Há aulas que decorrem na escola Maria Lamas e, ao abrigo de um protocolo entre o Agrupamento e ARPE, há professores que completam o horário com as aulas da Utiartpe.

A universidade da terceira idade é uma resposta social que visa a formação de sócios de forma não-formal e sem fins de certificação. A grande mais-valia é dotar os associados de mais conhecimento, afinal, o saber não ocupa lugar.

Para além dos passeios mensais e de bailes, noites de fado e outras iniciativas que ARPE organiza na sua sede, têm sido realizadas diversas iniciativas em colaboração com a Unidade de Cuidados Continuados de Torres Novas. Sessões temáticas sobre prevenção de quedas, prevenção de AVC, entre outras.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA