• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 25 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 30° / 16°
Céu nublado
Qua.
 29° / 13°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 14°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: festival quer acabar de vez com os copos de plástico

Sociedade  »  2017-07-12 

O Bons Sons, festival de música que decorre na aldeia de Cem Soldos, Tomar, de 11 a 14 de Agosto, quer acabar de vez com a utilização de copos de plástico e quer ir mais além do que estipula o plano ecológico “Sê-lo Verde"

Este ano o Bons Sons é um dos festivais abrangidos pelo novo Programa "Sê-lo Verde", uma iniciativa do Ministério do Ambiente e Fundo Ambiental e, além das acções implementadas nas edições anteriores, este ano há um total de quatro medidas que terão apoio financeiro para sair do papel: a instalação de torneiras redutoras de caudal, a instalação de casas de banho secas no parque de campismo, eco-vídeos de sensibilização para boas práticas ambientais e actividades educativas dirigidas aos mais novos.

Quanto à instalação de casas de banho secas no parque de campismo, esta será a primeira vez que acontece no Bons Sons e prevê-se, segundo a organização, que em próximas edições se aumente a sua utilizaçã. Com estes dispositivos espera-se uma redução do volume de efluentes líquidos encaminhados para tratamento em ETAR.

E, paralelamente, o composto resultante das pilhas de compostagem destes resíduos será disponibilizado à população para utilização nas suas hortas e jardins.
Mas a organização quer ir mais longe e quer declarar guerra aos copos de plástico, pretendendo promover-se a utilização de copos reutilizáveis. “Mas o plano ecológico do Bons Sons não se esgota nesta nem nas quatro medidas financiadas através do programa, estando previstas ainda a melhoria do sistema de segregação e recolha diferenciada e a promoção da utilização de cinzeiros portáteis.

O Programa "Sê-lo Verde" visa incentivar, nos grandes eventos de música, a adopção de boas-práticas ecológicas com impacto ambiental, social e económico, através do financiamento de medidas verdes. Este programa apoia medidas que promovam junto do público a vertente ambiental do evento. O festival irá desenvolver um conjunto de vídeos de sensibilização, dinamizados por quem "Vive a Aldeia" e destinados a quem "Vem viver a Aldeia", bem como a dinamização de acções de educação ambiental no Espaço Criança.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Um bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições”, João Quaresma »  2017-09-25 

O João Quaresma já foi vereador e é do tempo em que o PSD ainda tinha dois vereadores eleitos, no mandato de 2001 a 2005. Nos anos que se seguiram o PSD apenas elegeu um vereador. Qual será um bom resultado para o PSD nas eleições que se avizinham?
Bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições.
(ler mais...)


“Partimos de uma perspectiva positiva para o futuro do concelho”, Luís Filipe Júlio »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Destacamos pela positiva, a abertura crescente de respeito pelas freguesias com a atribuição de delegação de competências e também o esforço para solucionar as dificuldades e os problemas com que foi confrontado.
(ler mais...)


Autárquicas: “A CDU faz falta na câmara com sua voz crítica e as suas propostas”, Maria João Gonçalves »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Antes de mais, uma gestão CDU é uma gestão diferente da que aconteceu no último ciclo.
(ler mais...)


Santarém recebe Festival Internacional de Teatro e Artes de 1 a 8 de Outubro »  2017-09-24 

Santarém vai receber, de 01 a 08 de outubro, 43 espetáculos de teatro, por grupos de seis países, manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.
(ler mais...)


Nersant à procura de oportunidades de negócio no mercado marroquino »  2017-09-24 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) volta a virar-se para o mercado marroquino e organiza uma acção promocional do Ribatejo e da sua oferta empresarial entre os dias 13 e 16 de Novembro.
(ler mais...)


Autárquicas: “Sinto que as pessoas anseiam por uma política de proximidade”, Vítor Borges da Costa »  2017-09-24 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Na minha opinião, as medidas programáticas deste executivo do PS pecaram por uma orientação algo difusa face ao compromisso eleitoral de 2013.
(ler mais...)


CDS-PP pede discriminação das áreas "efectivamente ardidas" por concelho »  2017-09-24 

Os deputados do CDS-PP querem que os Relatórios Provisórios dos Incêndios Florestais “discriminem as áreas efetivamente ardidas por concelho”, e que o último relatório deste ano reflita essa realidade.
(ler mais...)


Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros »  2017-09-20 

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.
(ler mais...)


Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal »  2017-09-18 

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.
(ler mais...)


Constância: desporto aventura animou vila durante o festival das grandes rotas »  2017-09-18 

Actividades desportivas ao ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, marcaram o conjunto de iniciativas que decorreram em Constância entre os dias 9 e 17 de Setembro, no âmbito do festiva das grandes rotas – do Tejo e Zêzere.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-09-17  Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto
»  2017-09-20  Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros
»  2017-09-18  Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal