• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 23 de Julho de 2017
Pesquisar...
Qua.
 39° / 15°
Claro
Ter.
 36° / 15°
Claro
Seg.
 31° / 16°
Claro
Torres Novas
Hoje  32° / 13°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Incêndios: torres de vigilância alargadas ao sul do distrito

Sociedade  »  2017-07-12 

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CILT) apresentou uma candidatura a fundos comunitários para a ampliação e modernização da rede de vigilância para incêndios florestais. Às três já existentes, duas no concelho da Chamusca e uma no concelho de Almeirim, pretende-se com esta medida a instalação de mais três torres de videovigilância de apoio à decisão (TVAD) nos municípios do sul da Lezíria do Tejo, nomeadamente em Benavente e Coruche “de forma a suprimir as necessidades operacionais existentes”.

A candidatura “Rede de Vigilância de Apoio à Decisão para os Incêndios Florestais na Lezíria do Tejo”, no valor de 205 mil euros, foi aprovada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e terá uma comparticipação de 85% de Fundo de Coesão, o que representará cerca de 175 mil euros.

As três câmaras de vigilância que existem actualmente e que constituem a base do sistema de vigilância encontram-se situadas nas Figueiras e Cruzetinhos (Chamusca) e na Alorna (Almeirim) e transmitem 24 horas por dia para a sala de operações do CDOS de Santarém, com o objectivo de monitorização em tempo real.

De acordo com a CILT, a ampliação do projecto ao sul do distrito permitirá aumentar e complementar a taxa de cobertura das torres já existentes e, ao mesmo tempo, permitir que a decisão de mobilização de meios seja mais eficiente.

“Para além da quantidade e tipo de meios a deslocar para o teatro de operações, a capacidade de antecipar as decisões, com base em imagens reais, constitui-se também como um fator crucial para o aumento da segurança de todos os meios humanos afetos à ocorrência, uma vez que permitirá visualizar a propagação do incêndio, possibilitando com a devida antecedência reposicionar em segurança todos os elementos envolvidos nas operações de combate”, refere aquela entidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Para acabar de vez com o “convento do Carmo” »  2017-07-20 

Costuma dizer-se que uma mentira mil vezes repetida acaba por ser uma verdade, mas neste caso não é possível. Não há nada a fazer e é uma verdade histórica com quase 200 anos: não há nenhum “Convento do Carmo” em Torres Novas.
(ler mais...)


Assembleia da República aprovou resoluções pela Ribeira da Boa Água »  2017-07-19 

Eram cerca de quatro da tarde de hoje, quarta-feira, quando plenário da Assembleia da República debateu a petição em defesa da ribeira da Boa Água, levada ao parlamento por milhares de torrejanos que a assinaram, numa acção levada a cabo pelo “Basta!”, movimento ambientalista local.
(ler mais...)


Partido Socialista acredita no reforço de mandatos à câmara e no pleno às freguesias »  2017-07-19 

O Partido Socialista de Torres Novas, na gestão do município há 25 anos, ou seja seis mandatos, acredita que vai reforçar o número de mandatos na câmara municipal pretendendo, no mínimo, recuperar o vereador perdido nas eleições de 2013.
(ler mais...)


Associação Empresarial e grupo Crédito Agrícola firmam parceria »  2017-07-18 

A Associação Empresarial da Região de Santarém e o Grupo Crédito Agrícola estabeleceram um protocolo que vai permitir às empresas associadas (da Nersant) ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários.
(ler mais...)


Torres Novas: CDU apresenta-se a todas as freguesias »  2017-07-18 

A CDU apresentou no sábado, 15 de Julho, os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho de Torres Novas. A novidade é a candidatura a todas as 10 freguesias, incluindo Chancelaria, um território sempre difícil para os comunistas.
(ler mais...)


Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas »  2017-07-16 

Pela primeira vez, o BE vai apresentar-se em todas as freguesias. As listas estão quase fechadas e o balanço do mandato fica para os próximos dias, tal como a apresentação do programa eleitoral. Os bloquistas não querem ser oposição, querem disputar a vitória eleitoral no concelho.
(ler mais...)


Petição sobre despoluição da ribeira da Boa Água discutida no Parlamento »  2017-07-15 

Os deputados à Assembleia da República discutem na próxima quarta-feira, dia 19 de Junho, várias petições, entre as quais a que pede ao governo a adopção das medidas necessárias para uma despoluição efectiva e total da Ribeira da Boa Água e de toda a bacia hidrográfica do Rio Almonda, petição que reuniu cerca de 5700 assinaturas.
(ler mais...)


Autárquicas: Miguel Bento é candidato do CDS à câmara de Torres Novas »  2017-07-15 

Miguel Bento, advogado, é oficialmente candidato à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de 1 de Outubro: “abraçar a comunidade civil no sentido de trabalhar ideias mais coerentes e ambiciosas do que as que têm orientado o concelho nos últimos anos”, é o ponto de partida da candidatura CDS, apresentada na quarta-feira, 12 de Julho, na biblioteca municipal.
(ler mais...)


Tores Novas: Rui Alves Vieira é candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal (ACTUALIZADA) »  2017-07-13 

Rui Alves Vieira vai ser candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Torres Novas, e vai ainda integrar a lista do BE à Assembleia de Freguesia de Assentis, localidade com a qual tem laços afectivos. “Foi nessa freguesia (Outeiro Grande) que eu brinquei quando era criança e é na freguesia de Assentis que eu encontro agora a motivação para dar o melhor do meu contributo cívico à comunidade”, refere num manifesto político publicado na sua página do facebook.
(ler mais...)


“Ti António” leva DIM da Assembleia com votos contra do Bloco (corrigida) »  2017-07-13 

Estão a gozar com a nossa cara”, disse António Gomes, do BE

 A apreciação de vários pedidos de Declarações de Interesse Municipal (DIM), por parte de várias empresas do concelho, com vista a regularizarem, em grande parte dos casos, obras não licenciadas por terem sido realizadas de forma ilegal, constituía o assunto mais importante da assembleia municipal de Torres Novas, realizada na passada terça-feira.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-07-20  Para acabar de vez com o “convento do Carmo”
»  2017-07-13  “Ti António” leva DIM da Assembleia com votos contra do Bloco (corrigida)
»  2017-07-16  Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas